sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Que vais fazer amanhã AC?




Uns chegam, outros vão.
A nossa vida é feita com aqueles que ficam.



Amanhã vou estar a trilhar por aqui. Na mítica terra dos templários. Vai ser um dia grande, daqueles mesmo gigantes. A partida vai ser às 5 da manhã ainda com um olho meio aberto e o outro quase fechado, sonolenta, embalada de inicio pelos solavancos do autocarro até o sol nascer... mas depois tudo se compõe. Vão haver reencontros, abracinhos, trocas de alcunhas e de mimos, partidas malandras, palmadas nas costas, gritos aos ouvidos de quem fechar os olhos para adormecer. E vai ser chegar e largar o cansaço da semana em cada trilho, tropeçar nas primeiras pedras do caminho, subir a custo as primeiras encostas íngremes, suar as estopinhas, trocar palavras e emprestar mãos e braços para ajudar quem precisa de um empurrão arribas acima, ou aceitar a sorrir as mãos que me chegam. Duvidar meia dúzia de vezes que é possível chegar ao fim. Mas chegar.

Piquenicar num sitio à sombra as meias metades de pão de sementes com presunto e com queijo, passar vezes sem conta as caixas com uvas, melão e pedaços de bolo caseiro aos amigos. Provar coisas que achávamos impossíveis. Rir de tudo. Rir de nada. Andar às cavalitas dos amigos, insinuar pancada, pontapés, lutas e guerrinhas, tudo a rir. Jogar ao "Lá vai alho". Ouvir segredos de cada uma daquelas vidas, falar de mim e mais do que abrir a boca, abrir o coração. Acabar o dia mais cansada do que fui. Suspirando por uma cama e pelo final do dia.

Regressar no mesmo autocarro já noite fechada, semi adormecida, embalada pelos mesmos solavancos, enroscada no casaco polar, aninhada naquele colo que traz pasteis de nata e que diz que manda alguma coisa, cabeça no ombro de quem reparte os dias e as horas comigo. A meias. Nas mesmas escolhas que eu.  E o sono vem. E a vida vai e vem, e vem e vai. E o autocarro vai indo. E a sensação de estar bem fica.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Ivone: Exactamente...ilhas à volta, serra, e uma vila a descobrir.

      Eliminar
  2. Olá AC,


    Espero que tenhas vindo de alma lavada.
    Adoro essa zona! Tomar, Dornes, Alverangel, Castelo de Bode, Constância, Almourol... Só boas lembranças e onde sou sempre feliz!

    Beijinhos


    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita: Tudo isso.. fui ao castelo de Almourol, Dornes, desci o Zézere. Fizemos 25km de mochila às costas durante um dia inteiro a trilhar.

      Beijinhooo Rita

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.