terça-feira, 11 de outubro de 2016

Daquelas cenas do karma e do caralhinho, e sim não me venham com tretas que isso não existe... existe sim...





Tenho um amigo que é viúvo. Tem 38 anos apenas e já tem uma história de vida dolorosa e complicada. Perdeu a mulher há 3 anos vitima de um tumor endócrino do pâncreas, a tão temível doença - a da C word. Ficou com uma filha a cargo dele para criar sozinho na dura tarefa de educar e amar sem a presença da mãe e para além disso tudo e o mais importante, perdeu a mulher que amava desde os 19 anos, com quem namorou, e escolheu viver. Tem sido um processo lento este da sua recuperação emocional, da superação das dificuldades e dos obstáculos que no dia a dia se lhe vão deparando. Ou porque lhe mudaram o horário e vai precisar de contratar uma carrinha para ir buscar a miúda ( ele está deslocado da terra onde nasceu e a família, mãe, pai e irmã estão a mais de 200 km daqui ), ou porque pôs-se a passar a ferro o vestidinho de saia de tule da miúda e ficou com meio vestido, só mesmo a parte de cima, ou porque sente uma solidão gigante sem ninguém por perto, e volta e meia, ele que é uma fortaleza de gajo acaba o dias com os olhos cheios de lágrimas e a desabafar o que não queria... Detalhes.


Falo quase todos os dias com ele e estou sempre a empurrá-lo para a frente. Aos solavancos. Pelo poder das palavras que vou conseguindo dizer, algumas já demasiado batidas, outras apoiadas em clichés e frases feitas. Dando o meu melhor que é manifestamente pouco. Embora Rui, segue caminho, sai de casa, faz coisas, investe em ti, arranja uma namorada, és novo, tens uma vida de oportunidades pela frente, não podes parar de viver, não podes deixar os dias passarem por ti, ou a vida, blá blá blá de amiga que não desiste.

Há dias disse-me que tem saído com uma rapariga colega de trabalho, que ela também o tem ajudado, que é muito fixe, companheira, e que tem sido muito amiga dele e que finalmente estava a começar a seguir com a vida dele e a tentar ser feliz. Francamente interessado nela e já a pensar em avançar noutros voos. Boa Rui, é assim que as coisas começam, disse-lhe. Gosto de te saber assim.

Hoje a rapariga teve uma forte dor de cabeça, acompanhada de vómitos, desequilíbrio da marcha e diplopia - visão dupla -  foi aconselhada a vir ao hospital fazer alguns exames e medicação sos. Deu entrada aqui no meu hospital trazida por ele, acompanhei-a em alguns procedimentos, nomeadamente uma tac de crânio. Acabei de falar com o neuroradiologista de urgência, a S. tem um tumor cerebral e a equipa médica ainda está a decidir se é operável e vale a pena partir para a cirurgia apesar dos riscos, ou inoperável e faz apenas sessões de quimioterapia e radioterapia.

 Não sei como descalce esta bota.

A vida é fodida, injusta, filha da puta e mais merdas que me apetece dizer, porque quando não acreditamos em coincidências, em bruxas, em vodu, no destino, no karma, e no caralhinho mais velho chegamos à conclusão que por muito que não se queira há coisas inexplicáveis, ó ó se há!

24 comentários:

  1. Perdoa-me a palavra que eu vou dizer mas é o unico comentário que me ocorre:

    FODA-SE!!!!!!!!!!

    :|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C.N.Gil: Cada tiro cada melro...diz lá se não há coincidências impossíveis?

      Foda-se mesmo!

      Eliminar
  2. São coisas destas que me fazem duvidar e por quase tudo em causa :/ Não imagino a dor pela qual o rapaz teve e tem de passar e quando se apega a alguém leva outro pontapé...é fodido, muito fodido :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM: Ele ainda não sabe... não sei como lhe vou dizer que vai passar por tudo outra vez. A Neurocirurgia decidiu não operar.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Jedi Master Atomic: Porque será que o azar é como o carteiro e toca sempre duas vezes à mesma porta? Não consigo entender a porra da justiça divina (ou a ironia)

      Eliminar
  4. Não sei se é permitido.

    Só me apetece dizer F!"#$ e C!"#$%&/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. conta corrente: É permitido pois... aqui nesta casa só não é permitido ofender. :))

      Eliminar
  5. podes crer... a vida às vezes é uma grandessíssima *?ª"!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Laura Ferreira: Que a vida é injusta já todos nós sabemos porque já sofremos isso na pele, agora ser duplamente contemplado com a mesma desgraça é demais... é caso para dizer que toque a outro e não ao mesmo.

      Eliminar
  6. Podia-se dizer: A vida é mesmo assim. Mas às vezes parece que o Universo joga à roleta e são sempre os mesmos a perder. Não é fácil descalçar tal bota, não. E é difícil para quem está de fora, opinar. Mas há uma coisa: ele tem-se a ele para cuidar, para poder ser o melhor pai -- e exemplo -- para a filha. É o que está no controlo dele. Não é fácil, pois não. Mas ao menos podemos tentar focar-nos, sermos os melhores possíveis no que está no nosso controlo. O que não está -- deixar seguir o seu curso natural.

    Uma boa tarde, AC.

    (PS: Estes textos tocam sempre profundamente quem os lê).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. xilre: Obrigada pela enorme simpatia. É sempre um bom motivo para sorrir saber que me lês e que consigo de alguma forma interessar-te por textos sobre nada de coisa nenhuma.

      Ainda não abri o jogo da verdade com ele. Não sabe nada do que lhe vai cair em cima. Achei que o devia deixar saborear a vida mais um bocadinho. Ela está bem por agora e ele é mais feliz assim. O depois... será depois.

      Eliminar
  7. A única dúvida é: como é que manténs a sanidade mental?!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Son da Mamã: Com muita dificuldade. Acredita que tenho dias que só a minha enorme capacidade de sonhar e de me alhear do que me rodeia me dão força anímica para sorrir e ser feliz. E sou... criei ao longo dos anos a capacidade de desligar o cérebro e viver o hoje.

      Eliminar
    2. Son da Mamã: E tu? És capaz disso?

      Eliminar
    3. Sei lá...
      Felizmente não lido com o que tu lidas...
      Acho que já tinha pirado :(

      Eliminar
    4. Son da Mamã: Tenho os meus escapes. Alguns mais "normais" que outros mas são eles a minha fuga para no final do dia adormecer tranquila e feliz.

      Eliminar
  8. Deviam contratar esse teu amigo, como detector de doenças oncológicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. L'Enfant Terrible: Teve azar...
      Será que azar é a palavra certa? Ou terá sido o destino?

      Não sei.

      Eliminar
  9. Depois de ler isto tanto nos passa pela cabeça,e será destino ou azar??Não o sei responder,só sei que ele terá que ser um super herói por passar por tudo isto.A vida não é justa,não é mesmo,mas saber da existência de situações destas deveria fazer com que déssemos mais valor ao que temos,porque de um momento para o outro tudo muda.
    Beijinhos e Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia V: A verdade é essa. de um momento para o outro tudo muda...
      É preciso não deixar de tentar ser feliz a cada dia que passa.

      Beijinho e boa semana

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.