segunda-feira, 14 de março de 2016

Coisas que me ocorrem depois de uma vista à Polónia...Lugares que contam histórias.

Varsóvia é uma cidade linda, totalmente reconstruída. Muitos edifícios modernos, arranha céus gigantes, construção em vidro e em altura, avenidas largas, uma excelente rede de transportes com Tram e Metro. E também muito vestígios da guerra e da ocupação, sinais da anterior destruição, campas e flores nas ruas, nos jardins, quase em cada esquina. Muitas igrejas... demasiadas... sinal da fé que os ajudou à sobrevivência. O símbolo da cidade é o monumento do palácio da cultura.

Palácio da cultura e da ciência - Varsóvia
Vestígio da ocupação soviética.

Cracóvia e uma cidade histórica, antiga, preservada, cheia de lugares que contam o passado. Foi pouco destruída pelos alemães porque manteve-se a capital durante a ocupação e a cidade onde se concentraram o maior numero de oficiais alemães que obviamente não queriam viver numa cidade destruída. É possível ver o que resta das muralhas do gueto, e a famosa farmácia que deu origem ao livro - A farmácia do gueto de Cracóvia, livro de memorias do farmacéutico Pankiewicz, o único não judeu no gueto e que assistia pelas janelas da farmácia a tudo o que por ali se vivia, a Praça da Deportação hoje denominada Praça dos heróis do gueto e as habitações de judeus que sobreviveram e se tornaram conhecidos; Helena Rubinstein, Max factor, Roman Polanski.


Praça da deportação, hoje denominada Praça dos Heróis do Gueto. As cadeiras que aparecem na imagem simbolizam os despojos deixados por cada uma das famílias no momento da deportação.
Foto local


A farmácia do Gueto ao fundo.

Bairro do Gueto
Lugar onde foi gravada uma das cenas da deportação de judeus no filme a Lista de Schindler. Destes varandins os alemães despejaram malas e atiraram objectos.



6 comentários:

  1. Depois de ver a foto do Palácio da cultura que aqui colocaste e de ler o título deste post, a minha mente preversa transformou tudo em "cueca". Não me atrevo a comentar mais este post. looool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jedi Master Atomic: Cuecas também havia por lá... e bem grandes. Com sorte aqui na foto descobres algumas.

      Eliminar
  2. Há demasiados lugares no mundo que nos deviam fazer baixar os olhos de vergonha...no entanto em vez de diminuirem o número desses lugares continua a aumentar perante os nossos olhos impotentes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suricate: A crueldade humana não tem limites...e perdura até hoje. As guerras trazem ao de cima o pior que habita no ser humano não tenho dúvidas.

      Eliminar
  3. A Polónia está na minha lista, juntamente com a Rússia. Já estive em alguns do chamados "países de leste" e são culturalmente muito interessantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gata: Adorei a Polónia. Muito ficou por ver. Quero lá voltar. No final do ano penso dar um salto a S. Petersburg. Vamos ver como é a minha vida este ano.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.