quarta-feira, 16 de março de 2016

Coisas que eu desconhecia e que vos conto...


Varsóvia - Tram

Monumento ao soldado desconhecido - Varsóvia
A estrutura que alberga o túmulo do soldado desconhecido fazia parte de uma ponte e um edifício que existia na cidade. Varsóvia foi arrasada durante a guerra e resta apenas este pedaço.

Há grafittis de qualidade em muitos edifícios. Este é junto ao Museu Chopin
 E como dão cor à cidade.
Muralha do Gueto Judeu - Há 73 anos eram estes os limites.

Fiquei a saber...

Chopin era polaco. Chamava-se Fryderyk Franciszek Chopin e nasceu em Varsóvia. Esteve foi radicado em França e morreu por lá daí o desconhecimento em relação à sua nacionalidade. Existe em Varsóvia o Museu Chopin em homenagem ao músico.


Marie Curie a primeira mulher na história a receber um prémio Nobel e até hoje a única pessoa a ser duplamente premiada com dois prémios Nobel - o da Física em 1903 e da Química em 1911 - chamava-se Maria Salomea Skłodowska e era polaca, natural de Varsóvia. É possível visitar a casa - hoje transformada em Museu onde viveu e onde efectuou as primeiras experiências para descoberta e utilização da radiação x.

Primo Levi italiano, judeu, deportado para a Polónia foi prisioneiro em Auschwitz-Birkenau são de lá os relatos que retratam o melhor e o pior da natureza humana. Do que viveu nasceu o livro  intenso "Se isto é um homem". 

O polaco é uma língua extremamente difícil. Em dez dias consegui aprender algumas palavras, Apteka é farmácia, Ogrod significa jardim, wawel é colina, Taras é Terraço, Czekolada é Chocolate, Telefon é o obvio...Telefone.

Uma das particularidades é o preço dos comboios que ligam as várias cidades. Não têm um preço fixo, variam consoante a hora a que pretendemos viajar. Durante as horas de maior tráfego são muito mais caros e nas horas de menor intensidade são muito baratos. Assim para uma mesma viagem de Varsóvia para Cracóvia, o mesmo comboio às 9 da manhã custa 150 pln (zelotes) e às 5 e 45 da manhã apenas 49 pln. Três vezes menos!
Foi nesse que fui. ( esta dica é ouro )

Quanto à comida, desculpem lá dizer isto mas é horrível. Experimentei Goulasch - um guisado de carne e couve lombarda a nadar em molho de tomate picante, fiquei com azia a noite toda, no outro dia experimentei biggs uma carne num molho ácido em chucrute e salsichas. Também Non me gusta!  Até os pretzel são tão duros que atirados à cabeça de alguém faziam-lhe um traumatismo craniano, e as bolas de Berlim são muito diferentes das de cá, são recheadas com marmelada e doce e na mesma cobertas com açúcar por isso tornam-se demasiado enjoativas. 

10 comentários:

  1. Um banho de cultura à borla!
    Obrigada querida AC!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benne: São pormenores de uma viagem... o que vai ficar depois de já ter esquecido detalhes, lugares.

      Beijinhoooo

      Eliminar
  2. Não quero armar-me em boa mas eu sabia que Chopin e Maria Curie eram polacos. Sabias que o elemento químico POLÓNIO foi descoberto pela Marie e pelo marido e chama-se assim em homenagem à POLÓNIA? Coisas que uma gata velha sabe... :-)

    Não sei polaco, mas aprendi algumas coisas em checo, eslovaco, esloveno, etc, no meu périplo pelo leste, até porque viajei numa época em que (quase) não havia turismo [eu estive em museus em que, com excepção da minha pessoa, dos meus amigos e dos funcionários, não havia mais ninguém!] e (quase) ninguém falava outra língua que não a sua - nada que o meu charme felino não tenham resolvido! :-) Mas como eu sempre digo, não passei fome, fui e - sobretudo - voltei! (ah, também não havia voos directos, era quase um dia a entrar e a sair de aviões... bons velhos tempos!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gata:Fiquei a saber pela guia...Sempre pensei que Madame Curie era francesa, foi uma grande surpresa. Ainda me falta conhecer tanta coisa, de países de leste só conheço a Bulgária- Sófia e a Polónia - Varsóvia, Cracóvia e Gdansk. Há muita coisa para descobrir.

      Agora já há voos low cost para quase todos os países da Europa e voos directos. Para a Polónia foram 4 horas, ainda é um bocadinho...

      Eliminar
  3. Ainda bem que avisas que essas comidas causam azia... um dos motivos das minhas viagens acaba por ser a gastronomia... :)
    Quanto à cultura... o saber nunca ocupa lugar e de facto desconhecia as infos que partilhaste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LionMaster: Não viajo pela gastronomia mas gosto de experimentar os pratos típicos locais mas confesso que sou esquisita, gosto de muito pouca coisa em regra.

      Eliminar
  4. Assim nós viajamos contigo um bocadinho também;)
    Thanks :) jinhoooooossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. suricate: são curiosidades, eu confesso a minha ignorância não sabia. Não fazia a minima ideia que pessoas com apelidos franceses eram de origem polaca, ou que Roman Polanski é judeu e esteve prisioneiro no guetto de Cracóvia.

      Eliminar
  5. Foram muitas as coisas que aprendi com este teu post...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge: Com estórias da história é tão mais fácil aprender.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.