sábado, 14 de novembro de 2015

Serás sempre Paris...


Jean-Philippe Charbonnier 

Podes rezar ao teu Deus que eu rezo ao meu, 
Talvez o meu Deus seja o teu, 
Porque só há um Deus no nosso céu, 
Chama-se A.M.O.R.
...

O meu Deus não usa balas nem se explode na multidão, 
Que o teu Deus não use ferros nem se esconda na Santa Inquisição,
Porque cada um tem um Deus na sua mão, 
E o nosso chama-se 
A.M.O.R.
E alguém pergunta ao longe e eu digo:
A.M.OR.

Podes pedir ao meu Deus que eu peço ao teu, 

Que nos dê a Paz e a Luz e a Vida que nenhum ódio venceu, 
Porque sabes onde estiver esse Deus estarás tu, estarei eu, 
É um Deus que dá pelo nome 
A.M.O.R.

E tu perguntas como se chama esse Deus e eu digo:
A.M.O.R.

Pedro Abrunhosa - A.M.O.R.


Minha doce Paris, cidade dos amantes e dos encantos. Cidade luz. Cidade Cultura. Paris dos museus, e do L'Opera. Cidade onde a qualquer dia e a qualquer hora desde que haja um raio de sol, as cadeiras de ferro do Jardin des Tuileries se enchem de gente a saborear vida. Paris cidade do Sena e dos bateaux-mouche, do Quartier Latin e das muitas livrarias, e do Sacré-Coeur e Montmartre com as ruas estreitas de pedra, a subida a pique rumo aos céus e os pintores em cada esquina. E o pão quente em baguette embrulhado em papel, e as casas de chá e os croissants estaladiços. Cidade multicultural, multirracial. Cidade tolerante.

Cidade Amor.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Afrodite: Se dói.. e horroriza-me tanto ódio e violência indiscriminada. Não entendo humanos assim.

      Beijinho com enorme carinho Afrodite :))

      Eliminar
  2. Amor!! Gostei d texto :) . sendo eu uma não-crente de nenhuma religião, não acho que amor respeito carinho solidariedade tenham d estar conectadas cm deus. O amor e respeito devia sempre prevalecer acima de qualquer livro e as suas regras escritas a milhares de anos atraz...! Infelizmente não è assim... e morrem as mãos daqueles q com o seu livro sagrado em punho lutam por um deus q acreditam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sory.s: Também não sou crente em nenhuma religião, acho que tenho a minha, algo muito meu que me conforta os dias quando preciso, sem obrigações, moralidades bacocas e sem pecados. Fundamentalismos de qualquer especie incomodam-me...

      Eliminar
  3. Bela homenagem.
    E a foto é linda!
    Que venham dias melhores.
    Beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel Pires: Acho que foi a primeira capital europeia que visitei, há muitos e muitos anos, já lá voltei uma e outra vez. Voltarei sempre. Paris tem uma luz própria e uma cor intensa. Identifico-a como a cidade da tolerância e da liberdade. É a cidade do amor.

      Eliminar
    2. Isabel Pires: Beijinho e uma semana a sorrir.

      Eliminar
  4. E amanhã pode ser Londres, Nova York, Lisboa ou Porto...é por isso importante viver, viver um dia de cada vez e combater o ódio, com o amor que está em cada um de nós dar...à pessoa que passa ao nosso lado, sem para ela olharmos com ar desconfiado. Honrando todos aqueles que morreram enquanto celebravam apenas isso, a vida, é importante continuar a viver...um dia de cada vez, como se fosse o último nunca desistindo de amar a nós, ao próximo como a nós mesmos. Eu acredito no AMOR!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suricate: Não tenho dúvidas que depois de terem descoberto esta forma de ataques, não vão parar. Acredito no amor, no amor pelo próximo, no ar pela vida, no amor pela natureza que nos brinda com tanta beleza. vivo assim, um dia de cada vez, cada dia é único e tento torná-lo especial, só faço aquilo que sei que me pode fazer feliz e assumo as consequências... às vezes bem dolorosas.

      Podemos ser generosos, apaixonados pelo que nos rodeia, gratos, felizes, não entendo quem vive no ódio, na raiva, na maldade...não é possível viver feliz e em paz assim.

      Eliminar
    2. Isabel Pires: Beijinho e uma semana a sorrir.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.