domingo, 28 de junho de 2015

Nem tudo o que parece é...




Não acredito em nada perfeito, o mais perto que estive da perfeição foi na natureza e mesmo assim há coisas que podiam ser mudadas e que pelo facto de existirem me espantam. Acho até que a perfeição se é que existe é enfadonha, e inimiga do óptimo. No entanto todos a buscam. A qualquer preço, de qualquer forma. Vivemos num mundo de faz de conta. É mais importante parecer do que ser. Interessa parecer rico mesmo que não se tenha onde cair morto e as finanças já nos tenham penhorado tudo menos os elásticos das cuecas, interessa parecer culto e com um cargo importante mesmo que tenhamos feito a quarta classe para adultos à noite e mal, e depois agarrado com unhas e dentes um curso das Novas Oportunidades, ou tão somente fazer uma licenciatura ao Domingo e com equivalências a cadeiras que nem sabíamos que existiam. 

A vida tem destas coisas, destas singularidades que fazem alguém parecer o que não é, e ser aceite e desejado pelo que aparenta ser. Recebi na minha última noite uma paciente do sexo feminino, por um motivo que vou omitir voluntariamente precisamente para preservar o seu estatuto de vedeta, sobejamente conhecida do mundo da moda, linda de morrer (dizem... eu não acho), daquelas por quem os machos se babam na hora e que deixou os meus colegas de equipa de olho bem arregalado para depois abrirem a Caixa de Pandora e finalmente terem o privilégio de ver in loco o que estava por baixo do vestido justo. Tinha um corpo magro, de formas perfeitas, sensual, bonito à vista.

Quando começámos a despi-la fomos sendo presenteados com um intrincado mapa de cicatrizes dignas de uma sobrevivente à dura guerra do Ultramar. Acho até que há veteranos de guerra com menos marcas na pele. No tórax, marcas de dois furos, uma debaixo de cada axila com respectiva cicatriz para colocação de implantes mamários de volume muito acima do normal e desejável num corpo extremamente magro, demasiado até. Junto à auréola do mamilo duas cicatrizes bem visíveis consequência do ajuste e centragem do mamilo ao novo volume. Mais abaixo no abdómen junto à linha do púbis uma linha fina assinala o território de uma abdominoplastia e nas nádegas vários furos, buracos mesmo de drenagem linfática de gorduras, vulgarmente chamada lipoaspiração.

Por esta altura o meu colega Pedro já tinha dito baixinho e após constatar a sua extrema magreza onde se contava o numero de costelas, e o rebordo dos ilíacos ... porra isto não é uma mulher é um crucifixo! Ao que o meu colega Duarte tinha respondido - elas e a mania de serem uns cabides, uma mulher quer-se com curvas, com chicha para agarrar; e quase todos nós sorrimos com aquela afirmação que nos pareceu tonta. No pescoço, e na face junto à inserção do cabelo cicatrizes várias bem disfarçadas por maquilhagem e ocultas de plásticas para correcção da face, e no rebordo dos lábios marcas de picadas de agulhas, muitas, imensas, para introdução de botox, que dá às mulheres aquelas maravilhosas beiças de pato, e que para mim é mesmo é boca de peixe Charroco. Quem lhes disse que aquilo era bonito enganou-as. Aquilo é artificial, completamente ridículo e feio que dói.

Não sou moralista nem preconceituosa (ok se calhar um bocadinho) - tenho dias, acho que cada um faz com o corpo que por acaso é seu, aquilo que muito bem quiser, mas substituir pequenas imperfeições por outras imperfeições envoltas em dor e talhadas a bisturi e agulhas não me parece lógico. Sou uma mulher de carne e osso. Imperfeita, mas gosto muito de mim. Prefiro de longe a minha celulite no rabo a marcas de furos nas coxas, prefiro o meu peito pequeno a duas bolas de silicone separadas pelo infinito, firmes, hirtas e rijas ao tacto, prefiro a minha barriguinha que é minha a passar por uma anestesia e uma dolorosa cirurgia e uma cicatriz para sempre...

Mas não somos todos iguais...e a vida continua a ser feita de escolhas e de aparências.

23 comentários:

  1. Respostas
    1. Rick Forrestal: A foto é isso tudo... porque a Liv Tyler é linda.

      Eliminar
  2. A sociedade sempre foi cruel com as mulheres e o culto da imagem perfeita não ajuda nada. E para piorar a coisa, a maioria dos homens, como tu bem dizes, babam-se com modelos e actrizes... (mas, no fim, contentam-se com mulheres normais...)

    Cortesia da dança, eu tive um bom corpo, mas devido a um problemas de saúde engordei e hoje (con)vivo bem q.b. com a minha imagem. Se me perguntares se gosto, a resposta é NÃO, mas o meu medo de cirurgias é superior à minha vaidade.

    Mas como não vou para nova, e os meus fãs são da terceira idade e com problemas de visão, olha... vou-me safando! LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gata: O culto da imagem perfeita foi criado para vender cosméticos e dietas milagrosas, e cirurgias, e personal trainers e tantas outras coisas...

      Adorei a tua ultima frase, eu idem...safo-me com os pitosgas.

      Beijinho

      Eliminar
  3. O mundo em que vivemos formata as pessoas e exige a perfeição do corpo e de tudo aquilo que parece mas não é. Vivemos de ilusões e de faz de conta.
    Ensinar aos nossos filhos a aceitar como são e a lutar contra os estereótipos impostos é uma tarefa cada vez mais difícil.
    Beijos AC :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imprópria: Os miúdos querem ser o que observam os outros a "ser". E quando de alguma forma alguns fogem ao estereótipo que a sociedade define como "normal" as crianças são muito cruéis umas com as outras... é preciso estar muito atento sempre.
      Beijinho miúda Imp.
      Boas férias... eu estou quase a ir :))))

      Eliminar
  4. Se não viste ainda, aconselho-te um filme chamado "Detachment" (em português "O Substituto")...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C. N. Gil: Não vi... mas vou aceitar a sugestão. Vou aproveitar para ver alguns filmes nas férias agora que vou ter tempo.

      Obrigada... :))

      Eliminar
  5. Já tinha lido este post aqui há uns tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo: Tinhas sim... Foi escrito em Maio de 2013, há mais de dois anos. Eu de vez em quando remexo no sótão das velharias e vou ao baú das memórias buscar posts que em tempos escrevi... e como o blogue funciona como a minha escrita, por humores, aqui repetem-se coisas já ditas - em gíria bloguista reposts

      Constato também que me lês há muitooooooo tempo e que não tens Alzeimer o que é muito bom.

      Eliminar
  6. Até posso ser moralista mas acho um exagero todas estas transformações. Depois não entendo (revolta-me mesmo), quer dizer eu na Sexta-feira vou para o bloco vão retalhar as minhas marufas todas, retirar nódulos e tecido mamário e trinta por uma linha e eu estou cagada de medo, alguma vez me passaria pela cabeça fazer isto por estética. Opah por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Mac taus: Sem palavras... agora até engoli em seco. Vai correr tudo bem, daqui a meia dúzia de dias já está ultrapassado e tu sossegada.

      Desejo que corra muitoooo bem.

      Beijinho grande Maria

      Eliminar
  7. Tenho uma história vulgar e comum de miúda (doente) gorda feia vesga e desajeitada que cresceu com muito fraca opinião àcerca de si, as sovas que levava dos colegas ajudaram a solidificar essa opinião que cresceu comigo. As marcas que tenho estão por dentro, mas ainda hoje aos 45 (já tinha idade para ter juízo) são mais os dias em que me vejo feia, vesga e gorda ao espelho do que de outra forma, da forma que me vêem as minhas filhas...nos dias bons parece-me vislumbrar uma mulher madura que não sendo bonita consegue ser interessante e graças a 20 anos de amor, carinho e respeito (e uma miopia abençoada:)) de MorMeu há dias em que até me sinto gira, vê lá tu...os milagres que ser amada consegue;) muito melhor que cirurgias:)

    jinhooooossssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suricate: É isso mesmo...o amor faz milagres. primeiro o amor por nós mesmos, somos como somos, com pequenos ou grandes defeitos mas nós, e nunca devemos deixar que os nossos defeitos nos impeçam de fazer o que gostamos e nos apetece, Não é a barriguinha que nos vai impedir de ir à praia, não são os derrames nas pernas que me vão impedir de usar saias curtas.... quero lá saber.

      E depois... depois vem o amor que o nosso sorriso, a nossa simpatia, a forma como nos damos a alguém gera...e isso vale muito mais que um corpo Top Model e quem nos ama sabe isso, nós é que nos esquecemos...

      Gosto-TE. E isso apetece-me dizer agora.
      Beijinho:)))

      Eliminar
  8. Ao ler este texto confesso que fiquei arrepiada.
    Eu posso não gostar das minhas gordurinhas inestéticas, posso tentar que elas desapareçam (com dieta e exercício) mas daí a retalhar completamente o corpo vai uma distância muito grande! Eu posso esforçar-me para gostar de me ver ao espelho... mas também gosto dos dias em que não me maquilho e assumo as minhas manchas e os meus papos.

    Se calhar, digo isto porque sou uma pobretanas e não tenho dinheiro para esbanjar nessas futilidades.
    Olha, paciência! Sou feliz assim! E da outra forma não acredito que fosse...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia: Dizes isso porque gostas de ti apesar das tuas imperfeições.e essa para mim é a verdadeira beleza, ver muito para lá do que é visível ao olhar.

      Eliminar
  9. Tens uma maneira muito peculiar de me tocar com as tuas palavras e isso não se explica, sente-se, assim mesmo, o que aprendi a sentir por ti: Respeito-te pelo que contas da tua profissão, há dias em que me fazer rir, outros em que me fazes chorar, outras vezes arrepias-me os pelos da alma cá por dentro.
    Depois há aqueles em que só me apetece dar-te colo e abraçar-te no silêncio.
    Gosto-te também porque tens uma rebeldia e um ser assim porque sim, própria dos seres indomáveis que fazem a diferença neste mundo de gente amorfa. Mas, gosto-te principalmente porque sendo tão nova sabes retirar da vida o que ela melhor nos oferece, as coisas/ momentos simples que fazem com que tudo o resto valha a pena.

    Tenho pena de não ter partilhado contigo mais momentos no meu cantinho (Suricate) ...eras capaz de ter gostado.
    Obrigada AC...há muito tempo que não ouvia um mimo tão doce.

    jinhooooooossssss



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suricate: Eu acredito que nascemos para partilhar coisas, ser solidários, fazer melhor e bem, nem sempre conseguimos é um facto mas não custa nada oferecer simpatia, um sorriso, um mão, uma palavra.. é grátis e as palavras boas que enviamos são nos devolvidas com maior profundidade. Foi isso que senti agora mesmo aqui...

      Obrigada :)) Num obrigada gigante.. Porque sou forte mas nem quase sempre forte e sabe-me muito bem um mimo e um colo neste mar de gente que passa pelos outros sem os ver.

      Beijinhoooo

      Eliminar
  10. Um dia todos seremos apenas uma consciência. O corpo será uma máquina ligada a uns sensores e assim já todos seremos como desejamos e não como somos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Son da Mamã: A primeira regra é gostamos de nós próprios. Se eu não gostar de mim quem gostará é tão verdade.

      Eliminar
    2. Son da Mamã: A primeira regra é gostamos de nós próprios. Se eu não gostar de mim quem gostará é tão verdade.

      Eliminar
    3. Eu farto-me de me levar a passear...
      Sempre que posso tomo um copo comigo mesmo...
      Sou amigo de "mim"
      ;)

      Eliminar
    4. Son da Mamã: E fazes tu muito bem. Sabias que só pelo facto de gostarmos de nós somos muito mais felizes? A opinião dos outros são tretas, É como aquela história do Velho, O rapaz e O burro, por muito que faças haverá sempre quem te ache uma merda... por isso é cagar nisso e seguir em frente e feliz se possível.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.