quinta-feira, 30 de abril de 2015

Cambalhotas... esta merda não pára.

" Viver é...

Viver é uma peripécia. Um dever, um afazer, um prazer, um susto, uma cambalhota. Entre o ânimo e o desânimo, um entusiasmo ora doce, ora dinâmico e agressivo. Viver não é cumprir nenhum destino, não é ser empurrado ou rasteirado pela sorte. Ou pelo azar. Ou por Deus, que também tem a sua vida. Viver é ter fome. Fome de tudo. De aventura e de amor, de sucesso e de comemoração de cada um dos dias que se podem partilhar com os outros. Viver é não estar quieto, nem conformado, nem ficar ansiosamente à espera. Viver é romper, rasgar, repetir com criatividade. A vida não é fácil, nem justa, e não dá para a comparar a nossa com a de ninguém. De um dia para o outro ela muda, muda-nos, faz-nos ver e sentir o que não víamos nem sentíamos antes e, possivelmente, o que não veremos nem sentiremos mais tarde. Viver é observar, fixar, transformar. Experimentar mudanças. E ensinar, acompanhar, aprendendo sempre. A vida é uma sala de aula onde todos somos professores, onde todos somos alunos. Viver é sempre uma ocasião especial. Uma dádiva de nós para nós mesmos. Os milagres que nos acontecem têm sempre uma impressão digital. A vida é um espaço e um tempo maravilhosos mas não se contenta com a contemplação. Ela exige reflexão. E exige soluções. A vida é exigente porque é generosa. É dura porque é terna. É amarga porque é doce. É ela que nos coloca as perguntas, cabendo-nos a nós encontrar as respostas. Mas nada disso é um jogo. A vida é a mais séria das coisas divertidas. "

Joaquim Pessoa, in 'Ano Comum' 

E a vida não pára. Nova corrida nova viagem. Neste carrossel meninas feias não andam, as bonitas não escolhem as voltas a dar. Mudou a escala na minha vida, mudou o horário e mudou o tempo que vou ter disponível para mim. É cada vez menos e já nem sei como contornar isto, e mais isto, e mais aquilo. Tanta porra de voltas sem parar. Sinto-me atordoada, confusa, baralhada das ideias, sem saber que volta hei-de dar para encontrar o meu equilíbrio e a minha alegria de viver em mais esta cambalhota que não pedi na minha vida. Sinto-me cansada, esgotada de tanto looping, de ora estar de cabeça para baixo, ora de cabeça para cima, sem poder escolher as voltas que quero dar. Fico tonta com tanto rodopiar mas quero acreditar que não vai ser mais este obstáculo que me vai fazer desistir, que vou ser capaz de dar a cambalhota da vida e voltar a ficar na vertical a olhar a vida de frente e na direcção que eu escolhi e que sei que me faz feliz  "Às vezes a nossa vida é colocada de cabeça para baixo para que possamos aprender a dar a volta e a viver de cabeça para cima."- Dizem por aí...

"Às vezes não é fácil,
Mas bebé...
 nós damos a volta, damos sempre a volta a tudo.
nós damos a volta, damos sempre a volta a tudo."

 Carlão  / Os Tais.


A ver vamos o que consigo, conseguimos fazer com isto..

12 comentários:

  1. Viver é: por mais voltas que a vida dê, levantar a cabeça e seguir em frente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jovem Sonhadora: Eu juro que faço isso, mas há dias em que as hormonas chocalham o karma arrepia-me a pele e os dias confundem-me...

      mas sigo em frente o melhor que posso.

      Eliminar
  2. Crónica publicada no P3 em Novembro de 2013

    Os enfermeiros também choram
    É uma utopia pensar que os enfermeiros são uns seres especiais que possuem um interruptor capaz de desligar a sua corrente emocional incapacitando-os de se envolver, de serem afectados pelas circunstâncias do seu cuidar
    Texto de Ricardo Fonseca • 25/11/2013

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo: Ainda este sábado recebi um árabe com uma história de vida arrepiante, cheio de feridas no corpo e mazelas na alma e os meus olhos encheram-se de lágrimas e olha que eu não sou muito de chorar com as desgraças dos outros, mas há muita coisa para o qual não temos explicação e achámos não ser possível suportar.

      Eliminar
    2. verdade. a crónica do P3 está escrita de uma forma simples, verdadeira mas muito eficaz e o excerto, para mim, é tão sensível e frágil:
      Excerto
      "Quando contactarem com um enfermeiro austero, com olhar e semblante carregado, questionem-se se não estará a sofrer em silêncio, em vez de o culparem pela sua aparente impotência e falta de humanidade. Recordem-se que além da vida profissional, os enfermeiros por incrível que pareça, têm a sua vida pessoal com problemas semelhantes aos de toda a gente, inclusive daqueles que cuidam."

      Eliminar
    3. Anónimo: Ainda aqui escrevi há pouco tempo um post de um colega de trabalho que foi obrigado a seguir turno, estava a cuidar de um doente e tinha os olhos cheios de lágrimas porque a mulher estava a fazer quimioterapia ele tinha ficado de a ir buscar ao IPO e teve que lhe telefonar para apanhar um táxi que não conseguia lá ir...para cuidar de um estranho deixou de cuidar de quem amava. Acredita que deve ser doloroso... ainda não passei por isso felizmente por isso não imagino como seja.

      Eliminar
  3. E vais fazer os loopings que forem necessários, e voltarás a cair de pé.... já sabes como é, é sempre em frente, que em frente é o caminho



    Beijoooooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sil Maria: Fala a miúda guerreira que é perita em fazer loopings e aterrar de braços no ar e de pé como se fosse uma ginasta de alta competição. Vou conseguir... estou no bom caminho.

      Beijinhooooo gigante em TI

      Eliminar
  4. A vida é, em Português corrente, fodida de se viver! Ás vezes por mais voltas que uma pessoa dê as coisas não dão certo e muitas vezes correm é totalmente ao contrário do pretendido.

    Vamos vivendo com o que há e fazer o melhor que podemos. A ver vamos não é, a ver vamos se a vida não tem que dar mais uma cambalhota (não daquelas gostosas e cheias de luxúria infelizmente)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM: A vida é fodida, o amor é fodido, o trabalho é uma foda...salvem-se as fodas que conseguimos nós dar ao que nos lixa com f.

      Beijoooo

      Eliminar
  5. Tão certa esta frase. Gosto muito e sempre gostei muito desta frase. É duma simplicidade e clarividência absolutas. É impossível não a intuir de imediato.
    Tal como este verso: “Dentro de ti / não há nada que me peça água.”
    Dai estar em pleno acordo com o Eros e com o Desabafista profissional e Cusca de blogues
    Continuas linda! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo: Sou ó eu... cheia de defeitos e de sonhos por concretizar, que não desiste de ser feliz e de procurar a melhor forma ( ou que me pareça) de o conseguir.

      Beijinhos*

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.