terça-feira, 14 de abril de 2015

A coisa, das coisas que afinal somos...







Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos.

José Saramago


A coisa que somos e que só nós entendemos ser, nem sempre é bem a mesma coisa que os outros entendem de nós. E por muito que nos esforcemos raramente correspondemos às expectativas do que os outros esperam, ou ao que os outros querem de melhor para nós. Se tivesse a capacidade de seguir bons conselhos talvez na vida tivesse poupado metade dos tombos e das feridas que trago marcadas no corpo mas seguramente teria vivido muito menos, ou teria tido os picos de felicidade incríveis que já tive, e certamente não teria tido os momentos únicos, tão especiais que guardo só para mim. Conscientemente fiz sempre o que naquele momento me faria feliz, e por muito que queira mudar, a coisa que eu realmente sou não me deixa ser aquilo que os outros gostavam que eu fosse e que de fora com uma percepção nua e crua do que me rodeia vêem, e com outros olhos, metade da visão, ou lentes bi focais analisam o que eventualmente eu poderia ser. Uma coisa é certa, jamais seria feliz vivendo como não sou.


14 comentários:

  1. Eu sou a minha verdade e a vossa mentira. É isso, AC? :))

    Beijo e... abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JM: Sou o que quiserem que eu seja. Quem me lê imagina que eu seja assim ou assado. Gira de trucidar gajos com um olhar, promiscua, devassa, irresponsável, uma tontinha sem senso comum e com um neurónio apenas...

      Às vezes o que imaginam de mim diverte-me... outros dias magoa-me.

      Beijinho gigante*

      Eliminar
  2. Nada do que dizem de nós, muda realmente quem somos... Nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Asterix: Sei disso mas somos humanos e procuramos aceitação e estima, sem isso este mundo é um local duro para viver. Ninguém vive totalmente sozinho, isso é uma utopia, precisamos dos outros e do que nos rodeia.

      Eliminar
  3. Não sei se é da "velhice", mas cada vez me preocupa menos o que os outros pensam de mim. Lembro-me de ser miúda e sofrer horrores ao tentar moldar-me ao que os "amigos" pretendiam de mim´, só para não lhes perder a "amizade". Hoje tento que as minhas filhas percebam que grande esse erro é. Não vale a pena violentarmo-nos, mais tarde ou mais cedo, seremos sempre quem somos! Jinhooooooossss...tão bom ter-te aqui ao pé de mim outra vez...como diz a música:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suricate: Somos o que somos, podemos apenas tentar ser melhores do que somos, mas não conseguimos mudar aquilo que é a nossa essência por muito que queiramos ou por pressão dos outros...

      Obrigada Suri....:))
      Beijinho*

      Eliminar
  4. de todo, não sou o que os outros entendem e esperam de mim... nem os outros nem eu! (citando o Paulo de Carvalho - "quis saber quem sou / o que faço aqui")

    E quanto a escolhas... estou certa que fiz sempre as escolhas erradas! Se não acertei na vida, talvez acerte na morte! (e a dita seja rápida e suave...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gata: Fizeste as tuas escolhas...acredito que na altura foram as que com toda a convicção achaste que seriam as perfeitas para ti e as que te iriam fazer mais feliz. Ninguém escolhe erradamente de propósito.

      Também já fiz muitas escolhas que pensei serem as certas e com o tempo revelaram-se ser as erradas, ser feliz é aprender a gerir os erros e a viver com eles e não duvides que isso também se aprende.

      Beijinhoooo***

      Eliminar
  5. Ninguém é o que aparenta.

    Beijos, enfermeirinha. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Eu: Não tinha essa noção, mas agora começo a achar que sim... todos carregamos um diferente eu.

      Beijinho enorme

      Eliminar
    2. Tanta filosofia! Dios mio! E eu aqui sem uma gota de alcool para o entender! :)
      Welcome... back! :)

      Eliminar
    3. Son da Mamã: Eu penso logo existo pah...

      Eliminar
  6. Somos o que somos.... eu tenho uma máxima, superar, apenas a mim mesma, os outros cada um faça por si, não há competição na vida, acabamos todos mortos, portanto, vale apenas aproveitar a grande viagem chamada: VIDA



    Beijo enorme mulher grande :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sil Maria: Quantas vezes queremos mudar o que somos para que nos vejam como achamos que nos querem ver. Não resulta. Não vale o esforço.

      Beijinho miúda :))

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.