segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Um ano da minha vida em balanço...



2014  será na minha vida o ano de todas as mudanças. 

-Passei a meia noite do dia 31 para 1, do ano de 2014 completamente sozinha, em viagem depois de um dia longo de trabalho que durou até às 24 horas. Deveria ter adivinhado que 2014 prometia ser um ano cansativo. Fui acabar o resto da noite em casa de amigos.
-Em Janeiro resolvi deixar a Ericeira e vir morar para mais perto de Lisboa. Mudei-me a 14 de Janeiro.
-Mudei de horário de trabalho. De 35 passei para 40 horas semanais e notei muita diferença. Mais três turnos por mês. Muito mais cansaço, menos tempo disponível.
-Em Fevereiro fui com uma amiga à Suiça e encontrei-me nos Alpes Suíços com o homem que me faz feliz. Foi amor e uma cabana, ou melhor, amor e um chalê na montanha rodeados de neve. A vida provou-me que às vezes os Contos de Fadas acontecem. São infinitamente raros mas acontecem.

-Em Abril tive a minha primeira multa. Por excesso de velocidade. Num túnel de Lisboa. Por acaso sem mais penalizações porque foi a primeira. Avisaram-me, repreenderam-me mas pagaram-me a multa. Soube-me bem. Um grande gesto do meu maior amigo porque faça eu a merda que fizer ele estará sempre lá para mim. E eu para ele. Incondicionalmente.
-Fiz duas mudanças de casa e passei por 3 casas. A segunda mudança a 1 de Julho.
-Remodelei a casa onde moro. E pus tudo ao meu gosto com relativamente pouco dinheiro.
-Decorei a casa com tudo novo. E deu-me um prazer enorme. 
-Tirei um sinal de uma perna que pensava ser maligno. Felizmente veio negativo para malignidade.
-Fui de férias para o Algarve com os meus amigos. Nem tudo correu como eu esperava. Tive dias de me sentir só apesar de acompanhada.

-Estava ainda de férias quando recebi uma noticia terrível referente à saúde de uma das minhas maiores amigas, aquela que é minha amiga desde a primária até hoje. Fizemos juntas o secundário e separamo-nos no 12º ano quando escolhemos percursos profissionais diferentes, mas a confiança e a amizade duram até hoje.
-A 31 de Agosto celebrei uma data. Dois anos na companhia do homem que tem sido para mim uma agradável descoberta.
-Já quase no final do ano quando pensava que tudo o que havia para mudar já tinha terminado, fui contemplada no principio de Novembro com uma mudança de equipa. Saí de onde estava há mais de 17 anos para outra onde o único elo era uma antiga colega de curso. E ainda me estou a adaptar à mudança. Mas estou a gostar.
-Passei de uma equipa de mulheres (só tinha um homem - o Pedrinho) e era conhecida como a Equipa das Gajas, para o oposto, uma equipa só de homens onde eu e outra colega (a tal que foi minha colega de curso) somos as únicas raparigas. Mimadas, protegidas, bem tratadas. Oiço frequentemente - Precisas de ajuda? Dá cá isso que eu faço. - Eu ajudo-te, isso precisa da força de um homem. Já me tinha esquecido e sabe muito bem.
-Comecei a gostar de alguém. Achei que não era possível, duvidei do que me estava a acontecer. Dizem que sim, que me apaixonei. Só agora. Só este ano. E pelo mesmo homem que está na minha vida há vários anos. Continuo com dúvidas se será esse o termo para definir o que se passa comigo. Mas não me incomodo muito com o rótulo a dar ao que sinto. E deixo-me seguir feliz.
-Setembro foi um mês negro. Cheio de nuvens, indecisões, lágrimas. 
-Cometi um erro grave e magoei alguém que não merecia. Porque gostamos um do outro a poeira assentou mas os grãos conforme a luminosidade do dia ainda são visíveis por lá. Dependerá de nós e da ajuda da passagem do tempo soprar o resto para longe. Vamos ver até onde o futuro nos leva. Por aqui não se fazem planos. Deixo-me ir ao sabor da viagem.
-Tive duas surpresas. Ambas inesperadas como passo a redundância são todas as surpresas, e ambas más. Eu que há anos peço uma surpresa boa que me deixe de sorriso feliz, tive direito àquelas que eu não queria mas a vida quis e a surpresa boa nunca chegou. Ainda não foi desta. Continuo ao fim destes anos todos à espera. Quem sabe um dia vai chegar. Um dia alguém vai surpreender-me.
-Juntei-me a um grupo aventura, onde fui muito bem vinda e me sinto em casa. Temos feito umas coisas giras. Muitas mais virão.
-Tive o meu primeiro acidente de carro. Com custos elevados. A mãe depois de muito refilar, de resmungar até ao osso, lá me socorreu e pela primeira vez na minha vida ofereceu-me o dinheiro do arranjo do carro. E foi muito.
-Voltei a fumar depois de 7 anos. Estou a tentar desistir de novo.
-Perdi e ganhei. Pesando ambos na balança, ganhei mais do que perdi.
-Perdi pessoas, ganhei outras.
-Magoei e magoaram-me.
-Senti dor e pavor. Senti orgulho e impotência. Chorei perdidamente e ri às gargalhadas. Sem meio termo como só eu consigo ser.
-Mudei como pessoa. Não sei se para melhor se para pior mas sinto-me mudada, às vezes nem eu me reconheço no que um dia já fui e no que sou hoje. Quem me conhece diz-me também que mudei.

Foi o ano em toda a minha vida em que aconteceram mais mudanças. 2014 foi um ano duro e com alguns revezes mas foi também um ano onde fui de encontro ao que achei que me fazia mais feliz e não me arrependo. Prefiro arriscar e perder do que não arriscar nada e viver num mundo sem sonhos. Sou mais feliz assim. E no balanço final de todos os balanços de vida só o que vivemos plenamente importa, assim por inteiro sem cobranças nem esqueletos no armário.

Venha agora 2015...

14 comentários:

  1. Um ano.com direito a tudo e muito. O bom e o mau, os risos e as lágrimas. A viagem vai continuar. Tu vais continuar com essa força toda que eu sei que tu tens. Um passo de cada vez e um dia de cada vez.
    Espero que 2015 seja um ano cheio de tudo aquilo que desejas. :)
    Um beijo bem grande em ti :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imprópria: Um dia de cada vez. Aceito aquilo que não consigo mudar e corro ao encontro do que sei me faz feliz, sem hesitar, sem pensar duas vezes...quanto a tudo o resto viajo ao sabor da ondulação da vida num bote pequenino sem nunca parar de dar aos remos tentando virar o leme do barquinho na direcção que quero...pelo caminho vejo a paisagem, aqueço-me ao sol, sinto a chuva e absorvo o que me rodeia.

      Beijooooo gigante em TI

      Eliminar
  2. "-Cometi um erro grave e magoei alguém que não merecia". Isto significa que ainda não foste visitar o teu amigo ao EP de Évora? Saíste-me cá uma amiga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo: Magoei alguém mas não foi o Sócas. Ele é que pelo que parece me magoou a mim... deixou-me mais impostos para pagar e o meu país a pedir esmola.
      E isso dó-me tanto!

      Eliminar
  3. Altos e baixos, bons e maus, ainda bem que assim é. Significa que estamos vivas e prontas para mais um ano :)..Um excelente ano para ti miúda. Bjo grande :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pitada de Limão: Que seja um ano cheio de vida. Pleno de magia e sonhos a acontecerem...
      Tracei dois objectivos para este ano. espero concretizá-los.

      Bom ano miúda. Sem dias amargos nem limonadas azedas.

      Eliminar
  4. Se como começa tem alguma importância, muito mais tem como acaba. Se acaba bem então o que se passou até lá só nos fortaleceu. Agimos como achamos que é o melhor a ser feito. Obrigado por estas partilhas. Muito bom ânimo para 2015 e felicidade e concretizar os sonhos e saúde para viver tudo isso acima de tudo. *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subkortex: Fizeste-me sorrir...Luto todos os dias para ser feliz e concretizar sonhos. Já realizei alguns, tenho tido uma vida cheia.
      Costumo dizer que se morresse hoje morria com a sensação que vivi tudo o que a vida me disponibilizou para viver.Não falhei uma única oportunidade.

      Beijinhoooo
      Bom ano e vive-te:)) Don`t forget.

      Eliminar
  5. Gostei do teu balanço.
    Pena algumas agruras que de certeza que dispensavas ...
    Quanto a deixares de fumar, tens toda a minha solidariedade! É realmente mesmo muito mau esse vicio. Financeiro e de saúde. Dá-nos cabo dos dois...

    Ganha balanço para 2015...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Son da Mamã: Já não fumava há anos... muitos... Este ano senti necessidade de fumar não me perguntes porquê. Não sou de lutar contra o que me apetece fazer... mas tento controlar para não voltar a ficar dependente dos cigarros.

      Vamos ver...

      Já parti na meta do 2015 na pole position... e parti feliz. A dançar e a cantar como se a vida acabasse no mesmo dia.

      Eliminar
  6. Um excelente ano para ti AC. Gosto sempre tanto de te ler... com toda essa intensidade que te é característica...

    Beijinhos da menina Inês*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês: Life... por aqui há vida. Vida para viver e às vezes também para sofrer.
      Tive um 2014 complicado... muita coisa a mudar na minha vida. Uma verdadeira montanha russa.

      Beijinhooo miúda.
      Um Bom Ano, faz favor de me contares se entraste de coração grande para receber o 2015.

      Eliminar
  7. Querida AC
    Deixo-te aquele beijo, com o mesmo carinho de sempre. Que 2015 te traga muitas alegrias. <3

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carmo: Obrigada pelo teu mimo. Um excelente 2015 para ti também e que a vida seja o que esperas dela.

      Beijo enorme em Ti

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.