sexta-feira, 22 de abril de 2016

Ou corre bem, ou corre mesmo muito mal...


La Fregeneda (Espanha)- Barca D'Alva (Portugal)

Este percurso pedestre que é conhecido pela Rota dos Túneis é feito entre a estação de comboios espanhola de La Fregeneda e a estação portuguesa localizada em Barca D'Alva. Esta linha férrea de rara beleza foi construída no século XIX e abandonada em 1985, tendo sido até a essa data a principal via de acesso entre as cidades do Porto e Paris. Este percurso é constituído por 20 túneis e 13 pontes. O estado de degradação das pontes da rota é elevado e por isso é um percurso não aconselhado a quem tem vertigens ou seja inexperiente em trilhos. A distancia entre a estação espanhola e a portuguesa é de 17 km, 17 km de uma beleza incrível... e túneis cheios de morcegos.

Este fim de semana vai ser por aqui. Somos muitos num grupo animado de gente que gosta de metas e de as superar. Quarenta doidos para ser precisa. Esgotámos este fim de semana a Pousada da Juventude lá do sitio, não há lugar nem para mais um, e sei também que o mini mercado lá da aldeia reforçou o stock de bens. Vai ser divertido, vai ser sobretudo para testar capacidades, superar medos e dificuldades, não das alturas, já que não tenho vertigens, mas medo de sei lá porque razão tropeçar, cair, desequilibrar-me e vir por ali abaixo. A coisa mete-me respeito! Para além dos obstáculos reais - os físicos - todos nós vamos ultrapassar metas nossas, obstáculos pessoais e fazer uma coisa totalmente nova. Eu confesso que tenho medo. Já olhei dezenas de vezes para o mapa do trajecto - 30 km no total divididos por grau de dificuldade e por 3 dias e 3 trilhos diferentes - e confesso que deste túnel que termina numa ponte ferroviária praticamente destruída tenho medo. Medo mesmo, não é receio. Quando me perguntaram se queria fazer seguro (a maioria fez) respondi que não, sobreviver a uma queda aqui é impossível por isso ou corre bem ou corre mesmo muito mal. Sem meio termo. Espero a bem da minha saúde que corra bem.

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Imprópria: Volto sim, segunda à noite. E vou voltar com mais uma aventura para mais tarde recordar. Muito minha, para o baú das emoções e dos sonhos concretizados.

      Beijinho gigante
      Obrigada Imp:))

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Same Old Guy: Olha quem é ele! Sejas bem aparecido Guy.:)))
      Vou dar o meu melhor. Quero regressar inteira, tenho muita coisa gira para fazer, mil de coisas que quero muito fazer.

      Eliminar
  3. mil coisas* correcção de erro.

    ResponderEliminar
  4. Tão bom... aproveita cada segundo desta aventura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Loira: Já passou... regressei viva o que é muito bom mas tive um medo do caraças! Mas consegui e esse foi um grande objectivo.

      Eliminar
  5. Épá, fiquei curioso!

    Tenho de ver o video quando chegar a um sitio onde tenha acesso ao Teutubo!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C.N.Gil: Vai ver sim.. vais ficar apaixonado por esta aventura. Vale muito a pena pela adrenalina e pelas paisagens. Foi super... e não fizemos o percurso todo inicialmente previsto.

      Eliminar
  6. Estive para fazer esses trajecto à uns anos atrás
    É um desafio :)


    Blog LopesCa | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LopesCa: Vale muito a pena as paisagens são de cortar a respiração.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.