sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Parece que já é Natal outra vez!



Mudaria o Natal ou mudei eu?

Machado de Assis

perdi o gosto pelo natal. cansa-me a quadra. o ruído. os lugares apinhados. o trânsito caótico. os jantares de natal para ficar bem no retrato da empresa ou nas graças do patrão. abomino o consumo exagerado e as mesas fartas. odeio fritos. e listas de presentes. aborrece-me a obrigação de dar. irrita-me a obrigação de corpo presente como se estar ausente fosse crime e punível com a pena de morte.

gosto das decorações. gosto da iluminação das ruas. gosto das músicas de natal velhinhas que eu sei de cor. gosto da felicidade em dar e receber. gosto do frio.

10 comentários:

  1. Mudou o Natal e nós também vamos mudando. Por vezes há recaídas benfazejas, e redescobrimos o Natal que em tempos nos encantou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo: Mudámos ambos... acho que cresci e deixei de acreditar no Pai Natal e com isso foi parte do encantamento que me deslumbrava...
      Hoje o natal é demasiado consumismo, não há mal nenhum em dar, eu gosto de dar e gosto de receber também, mas acho um exagero o que o comércio explora e incita ao consumo nesta quadra. Somos bombardeados em exagero com "necessidades" daquilo que é fútil, excessivo e completamente dispensável.

      Eliminar
  2. Finalmente encontro quem pensa como eu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ana p: Sabes como seria o meu Natal perfeito? Num sitio bonito, o mais longe possível de tudo o que conheço, com frio, na companhia de quem amo, rodeada de uma paisagem de cortar a respiração e algumas luzes de Natal a brilharem no meu caminho.

      Eliminar
  3. No meu caso, tenho consciência que fui eu que mudei. O Natal faz sentido quando tens família, quando não tens, é a pior época do ano, em que a solidão é gritante! Não tenho paciência para nada nem para ninguém. É contar os dias para o cinismo da felicidade acabar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gata: Eu também mudei...tenho consciência disso. Já gostei mais, também já gostei muito menos, agora estou ali no meio termo. Cansam-me as compras, a confusão, o mês de turnos sem poder ter folgas ou gozar um feriado, as semanas de trabalho ininterruptas...

      mas vai passar rápido.

      Daqui a nada já estamos no ano Novo...Passa tudo a voar como as renas no Natal.

      Beijinhooooo

      Eliminar
  4. Olá AC :)

    Até podia acrescentar uma ou outra achega, mas não diria mais e muito menos melhor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ness: Ou não fosses um sagitariano... dizem que dão muito mais importância a outras coisas na vida.

      :))

      Eliminar
  5. Eu gosto do Natal, para mim é mais uma desculpa para estar mais uma vez junto de quem realmente importa. Não ligo e não sou de cinismo, de presentes só porque sim, faço a maior parte deles e adoro, só estou presente onde sei que me querem e só está comigo quem quer. Enquanto puder vou tentar manter todas as tradições, toda a magia que para mim ele tem, como se ainda tivesse 5 aninhos e acreditasse no Pai Natal (ás vezes acredito)
    Beijinho AC
    Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andreia: O Natal traz-me um misto de passado e presente que não me agrada. Tem coisas que gosto, tem outras que detesto. Gosto do prazer de dar, gosto dos sorrisos de quem recebe, gosto das luzes e do ambiente da quadra. Gosto do frio... e pouco mais.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.