sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Ausência...







Ausência é o resultado da acção de afastamento tanto na forma voluntária como na forma involuntária e pelo que sei pouco importa a forma porque em qualquer das opções chama-se sempre ausência. E quase sempre magoa. Mas também pode ser um estado apenas, quando estamos presentes mas ausentes em parte incerta. Por ali, mas tão longe quanto a nossa alma nos levar. Naquela condição de presença física para cumprir calendário ou fazer número mas desejando que o tempo passe porque o nosso lugar não é ali. Se for temporário não é mau. Se for definitivo pode ser. Ausência também é falta. Falta de alguém, falta do eu que não somos nós mas que nos completa o ser na existência de nós. Alguém essencial que jamais imaginamos ausente. Ausência também pode ser escassez. Pouco. Muito pouco do que se quer muito. Insuficiência do que nos faz falta. Demasiada ausência. E quando a ausência é um termo da simbologia médica que significa perda de memória, lapso temporal, alteração do estado de consciência? - define um estado, uma janela de tempo e obviamente pode ser reversível ou não, só mais uma forma. E pode ser uma escolha. Ir, partir, ficar ausente para de novo regressar é uma das minhas formas favoritas. Regresso renovada. Tantas as formas de ausência. Tantos os significados para uma mesma palavra que lentamente se instalou em mim. Preciso de me ausentar de mim. Para me encontrar?

8 comentários:

  1. Já eu finalmente encontrei-me, mas agora sei que existo, fora de onde permaneço. Confuso?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benne: Nada confuso... entendi-te tão bem. Encontraste o teu lugar fora do teu espaço num mundo só teu. Acho que vivo nesse lugar também.

      Beijinhooooo

      Eliminar
  2. Boa reflexão, Ana.
    Interessante e dolorosa a panóplia de significados da palavra ausência.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel Pires: Dolorosa sim... qualquer das formas de ausência sem ser voluntária significa para mim menos, perda... e não gosto de não ter o que me faz falta. (ninguém gosta)

      Beijo*

      Eliminar
  3. A ausência é também a forma de fazermos reboot, reset, a necessidade que temos de nos afastarmos, seja interna, seja externamente, somente para nos encontramos, ou pelo menos, definirmos em que patamar estamos. De outra forma não é ausência, é antes, solidão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. L' Enfant Terrible: Ausência sinto com frequência nas suas diferentes formas, já solidão nunca senti. Estar sozinha é diferente de estar só e eu sou sozinha mas nunca uma pessoa só, tenho sempre imensas coisas para fazer e pouco tempo para tanta coisa, E tanto sonho para riscar à minha lista...

      Gosto de parar, para alinhar os planetas com o sol, pensar no que me faz feliz e no que quero para mim...

      Beijo*:))

      Eliminar
  4. Ausência pode se ruma palavra algo dura, tem muitos significados e definições mas no fundo reduz-se a uma coisa simples: falta algo ou alguém. Há sempre algo em falta...

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM: Disseste aquilo que eu queria dizer... é sempre algo em falta. Sinto falta.

      Beijinho grande

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.