quinta-feira, 16 de julho de 2015

Ver melhor, sentir melhor...ou quando novamente do pouco se faz afinal tanto.




Depois de uma semana instalada num apartamento (que é dos meus pais) num condomínio com piscina e tal e tal e cansada da boa vidinha resolvi dar alguma tareia ao corpo e tirar 5 dias algures por aí, sem destino, só eu mesma, uma tenda, um saco cama, uma lanterna, alguma roupa, uns tarecos de plástico e um carro claro está. Assim sozinha nunca o tinha feito, achei que ia sentir-me demasiado só, a ter que enfrentar algumas dificuldades e muito desenrascanço que não sabia se iria correr bem.

Mas correu... partilhei comida, que era pouca mas sobrou sempre, fiz chá e aqueci latas na água quente do chuveiro, provei sementes que desconhecia, protein soup (que acho que era água com ovos partidos e em farrapos lá para dentro), comi saladas de tudo e mais alguma coisa, recebi pepinos, tomates e alfaces de velhinhas e ucranianos, conheci holandeses com um sentido de humor maquiavélico sobre os portugueses, alemães boa companhia para umas quantas Large Beers, e uma americana fantástica* que me soube cativar de uma maneira doce e genuína e no final de tudo deixou-me num choro como se tivesse levado com ela um pedaço de todos os meus sonhos. Jantei debaixo da lua com um Zé advogado, vegan e com dois filhos incríveis, pequenitos mas super bem comportados, fiquei a saber onde encontrar o planeta Mercúrio, Vénus, contei estrelas, orientei-me pela Estrela Polar e todos os dias jantei em êxtase total a ver o por do sol.

Não fiz grande coisa. Mas abri-me ao mundo. Saí da minha zona de conforto. Disponibilizei-me para ver melhor, ouvir melhor, sentir melhor, entender melhor, falei em três línguas diferentes, contei histórias, ouvi histórias, partilhei sonhos e aventuras. Partilhar é aliás a palavra de ordem, seguida do verbo Aprender, aprender e apreender, absorver tudo, porque gosto da diferença, do que é novo e desconhecido, e porque acredito que é isso que na vida vale a pena. 

E confirmo, cada segundo valeu a pena.

* amanhã falarei nela.

24 comentários:

  1. Que fixe :D vou querer saber como conseguiste :D gostava de ter a coragem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desabafista: Basta quereres ir. Teres vontade de sair da tua zona de conforto, do mundo que conheces e arriscar um pouco...
      e acredita que quando conseguimos um mundo completamente novo abre-se à nossa frente

      Eliminar
  2. A perfect campsite.
    Looks like the perfect location.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rick: Home is a person, not a place. I believe that.

      Eliminar
  3. Isso foram mesmo umas belas férias :D

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM: Foram sim, muito muito boas. Só tiveram um defeito, foram demasiado curtas. Eu tinha continuado por lá, de mochila às costas e à descoberta.

      Beijinho Pedrocas.

      Eliminar
    2. Tu e eu, por mim ficava no areal a aproveitar o calor :)

      Beijos

      Eliminar
    3. PM: Vamos fugir para parte incerta? Pé descalço, praias e mar até perder de vista?

      Beijinho*

      Eliminar
    4. Oh pahhhh tenta-me assim e depois eu ainda perco a cabeça :P

      Beijos

      Eliminar
    5. PM: Era rapariga para viver numa praia com meia dúzia de tarecos e uma cabana. Não preciso de muito...

      :))))

      Eliminar
    6. Muito embora a ideia seja sedutora acho que me dava assim por muito muito tempo, tinha de intervalar com vida urbana.
      ;)

      Eliminar
    7. PM: Eu era capaz. De certeza... Desde que tivesse mar, praia, por do sol, os meus livros, e quem gosto por perto a vida era fácil com toda a certeza... e não me cansava.

      Eliminar
  4. Tu és uma força da natureza, AC!
    Que post tão bom. Só fiquei com pena de não ter lá estado também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana: Luto por coisas boas, por bons momentos, boas pessoas. Não sou especial em nada mas sou esforçada e lutadora. Isso sou... e nada acomodada.

      Eliminar
  5. Olá AC
    e eu aqui a aproveitar a caparica mas a sonhar com uma viagem do género pela costa alentejana de mota que é o meu sonho adiado há muitos anos

    descobri um local no brasil chamado mamanguá que nos últimos tempos me tem transportado para o brasil onde costuma ir uma vez por ano

    fica a dica para desafiar o teu imaginário que inclui trilhos e caminhadas embora nada desta sugestão possa ser entendida como a desvalorização de todos os nossos braços de rio e mar ao pé da porta
    beijinhos com admiração pela tua escrita e pelo teu saber contar
    joaquim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim: Muito obrigada pela tua presença e simpatia. E pela partilha de um dos teus sonhos. Ter um blog para mim é isto, partilhar, abrir novas portas e mundos, entender o que me rodeia, ter outro olhar pelo que está à minha volta.

      :))

      Eliminar
  6. Anseio pelo dia em que vou chegar a este ponto, ir sozinha, sem pensar e sem me preocupar. Beijinhos AC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miúda Limão: E não vais porquê? O que te prende? Errar? Fazer mal? O medo da solidão?
      Lido com a morte todos os dias (como sabes, porque já me lês há muito tempo) e confirmo-te que na vida as pessoas só se arrependem do que não fizeram....

      Se queres ir vai e pronto. Não tenhas medo de estar sozinha, vais ter mais tempo para ti (e para os outros) vais estar mais atenta aos outros, ao que te rodeia e vais ser capaz de ver muito mais... é fascinante, sinceramente nunca o tinha feito, sempre passei férias com amigos, ou namorado ou etc, e este ano foi o primeiro ano em toda a minha vida que tirei 11 dias para estar completamente sozinha comigo mesma, e adorei. Vai ser uma experiência que com toda a certeza vou repetir.

      Não percas tempo e VAI!

      Beijinho enorme, gosto de TU.

      Eliminar
  7. Querida AC, gostei tanto de receber um comentário teu lá no meu estaminé (que anda meio abandonado, mas é por uma boa causa que tem 2 semanas de vida de seu nome Luísa :)! ) e depois vim aqui e vejo estes relatos de férias e penso que quando for grande quero fazer campismo com a minha família para mostrar à Luisinha as belezas deste nosso mundo!
    Já agora, adorei ler o que escreveste sobre a Carolyn e a impressão que te deixou. Quem disse que os amigos não podem aparecer só para nos marcarem a alma e depois seguirem o seu caminho?!

    Beijos, beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Blanche: Muitos parabéns... já sabia que esperavas uma princesa.
      Gosto de visitar o cantinho dos amigos sempre que posso e gosto muito de te ler.
      Vais mostrar-lhe coisas novas, vais acampar e vais sobretudo partilhar vida e muitos momentos felizes. Felicidades miúda grande

      Eliminar
  8. Fiz o mesmo na Serra da Estrela há uns anos. Eu, uma tenda e uns tarecos durante 11 dias. Guardo-os como dos mais marcantes que vivi em férias.
    Este ano vou repetir, mas noutro lugar. :)
    Bom fim de semana. ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Laranja: Fixe... depois conta alguma coisa. Gosto de conhecer locais novos, novas aventuras. Parece que me sinto a viajar também.

      Beijinho
      Boas férias:)))

      Eliminar
  9. Corajosa, tu. Mas isso já sabia. :)

    Beijo, enfermeirinha. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. maria Eu: Não sou.. não me tenho como corajosa. Coragem para mim é a dum bombeiro que arrisca a vida, de um policia que tentar salvar quem está sob regaste. Eu sou só aventureira... e tenho um fraquinho pelo desconhecido.
      Costumo dizer que faço trapézio, mas nunca sem rede.

      Beijinho grande em ti Maria TU:)))

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.