sábado, 25 de junho de 2016

Acrónimos...


TAP, TEP, TIP... TOP!

Em contexto de urgência todos os processos médicos estão informatizados e tudo é minuciosamente descrito e relatado no processo do doente. Como tal é preciso escrever muito ao computador, muito texto, e passar muitos minutos para cada doente a teclar. Temos uma linguagem própria decifrável pela classe e entendida em meio hospitalar. Assim para além dos acrónimos já sobejamente conhecidos, avc para acidente vascular cerebral, ou vv - via verde para avc, ou mav´s - malformações arterio-venosas, há ainda os tc s/ pc  - traumatismo craniano sem perda de conhecimento, os tep - trombo embolismo pulmonar, os tips - derivação transjugular intra hepática porto sistémica, e muitos mais. Tudo é reduzido a sua forma mais simples. Siglas apenas. Há que falar rápido, escrever rápido e simplificar.

Hoje recebemos uma doente e quando a colega de outro hospital nos está a passar a história clínica da doente, começa por afirmar: 
- Atenção, esta doente é TAP. Bipem a Cirurgia.
Pergunta uma aluna de internato de imediato.
- Veio na TAP? É de um acidente de aviação? Vão vir mais sinistrados?
- Não! É um tap - traumatismo toraco abdominal e pélvico.
-É tap, é tep, é tip...  tudo isto é TOP... preciso arranjar um dicionário!

desmanchámo-nos todas a rir.

2 comentários:

  1. Como se diz lá na minha zona "quem não sabe é como quem não vê", a moça precisa de tempo :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM: Reconheço que por vezes é complicado entender uma linguagem que é só nossa mas achei tanta graça ao comentário espontâneo dela. Não resisti a rir.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.