segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Estofo para a coisa...



Estas coisas do trabalho de cada um tem muito que se lhe diga. 

Não é preciso só formação para a coisa - esta premissa é inerente à maioria das profissões - precisa-se também esforço e força de vontade - esta segunda premissa também abrange a maioria das profissões é um facto, mas já só alguns dos envolvidos, e há depois uma terceira, que no meu caso e no caso aqui do gajinho da miúda é fundamental e muito especifica - chama-se estofo para a coisa. 

O matraquilho, gajo dos carros da luz pisca-pisca azul, malta do grupo dos pokemóns e das patrulhas a pé, ou enlatadas como na gíria lhe chamam, ontem foi chamado de urgência para uma operação de busca. E a busca era exactamente o quê? Procurar pedaços de um corpo de um ser que se atirou voluntariamente para a linha do comboio e foi por opção passar a feliz quadra Natalícia à terra. Andou o gajinho a pé, para cá e para lá umas boas horas e umas boas centenas de metros em busca de pedaços. Um pé aqui, metade de uma perna acolá, dois dedos de uma mão numas silvas, um braço na linha a mais de um quilómetro do local e mais pedacinhos espalhados... poupo-vos o resto da parte descritiva da coisa porque toda a gente sabe que esta maravilha do corpo humano quando é estropiado fica separado nuns bons bocados.

Chegou o pobre e infeliz a casa, agoniado, e com cheiro "a morte e a sangue nas narinas" sic, a despir-se à entrada da porta, a atirar com a farda para o chão do hall e a correr como um possuído para debaixo do duche. Esfregou-se mil vezes, ensaboou-se com sabonete, depois duas vezes com gel de jasmim e mesmo assim gritou: 

- É pá anda cá ver se ainda cheiro a sangue e àquele fedor que trazia comigo. Não sei como tu consegues ter estofo para esta merda de sangue e gente a morrer todos os dias, esta coisa da morte agarra-se-nos ao corpo, até o cheiro da nossa pele se altera e absorve tudo.  

- Lava-te lá, que já te ensino um truque para deixares de sentir esse cheiro no nariz a trazer-te à memória o cenário que te apetece esquecer. Sou boa nisso.

...

Terminei a noite a untar-lhe o nariz com a única coisa que (a mim) me elimina todos os vestígios de cheiros que queira esquecer. O velhinho Vick Vaporub eficaz mesmo com os cheiros horríveis e mais entranhados nas narinas. E com ele aninhado, cansado, a adormecer e a dizer-me: por muitos anos que viva nunca mais me vou esquecer de tudo o que vi hoje. 

Pois... sei disso tão bem.

12 comentários:

  1. Let me know when you get to New York.
    You will love it.
    In the meantime, be naughty. It's so nice.
    And have a Merry Christmas!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rick Forrestal: One day i wiil go...I hope.

      Merry Christmas Rick. Thanks for your kindness.

      Eliminar
  2. Sim, o tio Vic é do best.
    Mas eu confesso já que não tenho estomago para a "coisa". A minha gaja, pelo contrário, tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jedi Master Atomic: A tua gaja joga na minha equipa - Saúde? Diz-me que sim...

      Recomendo Vic para todos os cheiros mais manhosos, resulta sempre.

      Eliminar
    2. Jedi Master Atomic: Uiiiii....mimalha, carente, cansada?

      Eliminar
  3. O teu homem teve que ter um estômago muito grande nesse dia. E infelizmente mais uma pessoa pensou que suicídio era a única solução para o problema.

    Abraço

    Pedro Ferreira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Ferreira: O suicídio nunca é solução para nada. Viver é uma dádiva e o melhor que nos é oferecido.

      Beijinho Pedro

      Eliminar
  4. Não quero ser mórbido, e contra mim falo já que o mais certo era vomitar-me todo perante tal cenário, mas acho que isso também passa pelo hábito, quem se habitua a lidar com tais cenários, decerto acabará por encarar com naturalidade tudo aquilo. Mas felizmente, tais cenários não são habituais para os comuns mortais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. L'Enfant Terrible: Claro que sim. Ao fim de algum tempo criamos mecanismos de defesa que nos permitem fugir de onde estamos, ou esquecer o que vimos. O tempo ensina tanta coisa.

      Eliminar
  5. Olá AC
    Continuo a ler-te entusiasmado por saber que as tuas palavras contam estórias e também contam a vidinha; quem me der ser pantufa para te aquecer os pés e merecer o teu chulé;
    Que tenhas um Feliz Natal e muita inspiração para continuares a brincar com as palavras e contares as tuas estórias que nos deliciam.
    um abraço do
    Joaquim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim: Bom Natal. Que da tua chaminé caiam todos os sonhos que desejas ver concretizados.

      Beijinho

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.