quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Porque há dias assim...

                                                                           

Por causa da chuva e do vento, o caos completo no trânsito. Dias de temporal correspondem a muitos acidentes de viação, o que  para mim é sinónimo de trabalho directo acrescido.
A sala de emergência nunca parou, vários doentes entrados, e várias transferências recebidas de outros hospitais ...

Hoje o meu mundo girou à volta dos olhos azuis mais límpidos e brilhantes que vi...Recebemos um rapaz 26 anos, atropelado por um autocarro quando se dirigia para a faculdade..
Score 10 à entrada, sonolento, prostrado, com sinal evidentes de dor, fractura cominutiva do fémur direito, possível fractura dos arcos costais à direita, abdómen tenso e distendido, escoriações várias nos membros superiores e na face, deformação com eventual fractura dos ossos próprios do nariz....de resto respondia a ordens simples, falava baixo, mas de forma audível e expressava-se com coerência e sentido.

Falou-me que ia para a faculdade, disse-me o que estava a estudar, em que ano estava, com o olhar indicou-me o telemóvel, e sussurrou-me em voz muito baixa o nome da namorada...procure aí Tânia, ligue-lhe por favor, ela vai ficar à minha espera no sitio do costume, pensa que eu me atrasei...e está a chover, por favor ligue-lhe...não quero que fique à chuva tanto tempo...chove muito, por favor ligue-lhe..ela não vai desistir de esperar por mim...e eu não vou poder ir...ligue-lhe por favor...

Distraí-me alguns minutos, remexi nos bolsos do blusão à procura do telemóvel, desbloqueei-o, olhei o ecrã e procurei a lista de contactos...e de repente oiço o meu colega Pedro gritar: Paragem...chamem a anestesia Paragem...atirei com o telemóvel, corri a bipar a equipa de anestesia, puxámos o carro de emergência, começamos de imediato manobras de reanimação cardio respirátoria, e todo o suporte básico de vida e a equipa de cirurgia adiantou o suporte avançado de vida, começando o processo de entubação oro-traqueal e de reequilíbrio hídrico...

Vinte minutos depois...a linha de ecg, continuava isoeléctrica, os batimentos cardíacos mantinham-se em 12 durante a estimulação cardíaca, para chegarem a zero no momento de pausa...Todos tentávamos salvar o rapaz que tinha os olhos azuis e queria ser engenheiro...Insistimos, mais meia hora com desfibrilhador activo, várias tentativas feitas, diversas atropinas, duas delas intra cardíacas...a linha continuava isoeléctrica, recta, sem apresentar sinais vitais..oxímetria muito baixa, batimentos cardíacos nulos, tensão arterial 4, ausente...

Olhámos uns para os outros... de repente o chefe de equipa disse...Parar, declaro o óbito às 11h 23m...já não adianta, tem lesões cerebrais irreversíveis por anóxia cerebral, e as hipóteses de sobrevivência não existem...fim. Eu suava, a farda colava-se-me às costas, sentia o cabelo molhado junto ao pescoço, as mãos doíam-me e tinha os dedos inchados,  desci do degrau da ressuscitação...pelo chão roupa dele cortada à tesoura, tropecei nuns ténis de marca, olhei-lhe de relance a carteira e o telemóvel, baixei-me e apanhei uma sebenta de engenharia, molhada, suja, encardida de lama, quase ilegível ...dizia qualquer coisa que não percebi bem mas que tinha a ver com resistência de materiais.

Comecei a afastar-me dali.........De relance olhei mais uma vez o rapaz que de olhos abertos me mostrava os olhos azuis mais lindos que vi até hoje...já menos brilhantes, mas igualmente belos.
Hoje o autocarro do rapaz dos olhos azuis passou às 11h e 23m, para qualquer um de nós pode estar na próxima paragem...e passar para nos apanhar mesmo que não queiramos entrar...

Aproveitem a vida, em qualquer cidade, a toda a hora passam autocarros...

30 comentários:

  1. Fogo. Até me vieram as lágrimas aos olhos:(((((

    ResponderEliminar
  2. o míudo morreu???!!!!! não percebi muito bem se te referes ao "miudo"! se sim, foda-se!!!!

    ResponderEliminar
  3. Puxa, que história triste...
    Deve ser uma sensação horrivel, ter tentado ajudar este rapaz e não o ter conseguido... Que merda de chuva e de autocarros :(

    "Aproveitem a vida, em qualquer cidade, a toda a hora passam autocarros..."
    É mesmo...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Triste...e, a sensação de impotência de quem ruma contra a maré, neste caso contra a morte...

    Um beijinho Atenciosa e se me permites, um abracinho...

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que foi dos posts mais tocantes que me lembro de ter lido na blogosfera, especialmente por ter sido vivido na 1a pessoa, por admirar imenso a tua profissão e o estômago que é necessário ter e lamentar como terminou ou parece ter terminado.

    Coincidência das coincidências também falei sobre a morte hoje. Deve ser do vendaval do dia, da chuva de hoje, do outono, de Novembro...sei lá :(
    Gostei muito.. ainda que de uma forma dolorosa.
    Amanhã estarei mais atento aos autocarros.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Lol:A mim que estive lá, as lágrimas teimaram mesmo em cair.

    João:Sim, o óbito foi declarado às 11h23m, infelizmente não conseguimos reanimá-lo.

    Maria:Aproveitem mesmo a vida, um dia este autocarro é para nós..

    Algures:Quase que conseguíamos...faltou o quase.
    Podes dar o abracinho sim, nestes dias preciso de todos os abraços que conseguir...acredita que não é fácil.

    Martini Bianco: Obrigada, pelo carinho,e pelo comentário simpático.

    Para todos vocês: Aproveitem bem a vida, vivam com intensidade, procurem ser felizes....e muito cuidado com os autocarros;-)

    ResponderEliminar
  7. Sinto muito, AC. Acidentes estúpidos acontecem frequentemente. A vida por vezes é mesmo bastante efémera. Os bonitos olhos azuis do rapaz brilharão doravante no além como estrelas no céu. Mesmo à beira da morte, não se esqueceu do seu amor. E assim partiu deste mundo mais um jovem com toda uma vida pela frente.

    Requiescat in pace.

    ResponderEliminar
  8. Eu acredito que não seja fácil. Nada, mas nada, nos prepara para isso...
    Amanhã é outro dia e, tens de continuar forte, para que caso surjam uns olhos bonitos, consigas que eles continuem a ver as coisas boas da vida.

    Abracinho Corajosa

    ResponderEliminar
  9. FireHead:A vida é muito efémera e injusta...situações destas não deviam acontecer nunca...

    Algures:Cuidado com os autocarros,rapaz simpático.

    ResponderEliminar
  10. :(
    é realmente muito triste...
    mas ainda assim o que mais me marcou foi ele nunca ter desistido da namorada pois mesmo mal o seu coração batia por aquele ser que o esperava no sitio do costume...

    um beijinho bem apertadinho para ti :*

    ResponderEliminar
  11. Já fui o rapaz do autocarro, de sebentas na mão, tive a sorte de me ter resguardado nos dias de vendavais. O meu terror agora são o rapaz e a rapariga que tenho em casa, que tenho que deixar andar de autocarro mas me deixam com os sentidos alerta sempre que oiço uma sirene. Porque a vida é certamente para aproveitar, mas sempre a olhar duas vezes para cada lado da estrada, mesmo que nos faça perder o transporte.

    ResponderEliminar
  12. Quando escreves assim, há poucos comentários a fazer!

    Foi linda a história! A tristeza que transpareceste, a dor e o sentimento de impotência que me apertou o coração ao ler isto, fez com que seja o mais belo texto que tenho lido nos últimos tempos.

    As coisas não precisam de correr bem para ser belas, concordo com o Dr House, não existe um "morrer com dignidade", mas sim viver com dignidade e a morte normalmente é isso mesmo, o fim e ponto final.

    Beijinho e um abraço forte ACzinha *

    ResponderEliminar
  13. hug:A preocupação dele com ela era reveladora de muita ternura e carinho...mesmo sentida:)

    Ness:Concordo contigo, recorda-lhes sempre os dois lados da estrada...e que as pressas não valem a pena, a vida é muito curta:)

    Confuskos: Oh boy, tens andado fugido, cheio de trabalho?
    Eu gosto quando as coisas correm bem....tive muita pena do rapaz, talvez porque entrou a falar e ainda falou bastante comigo...foi tão estranho.Não quero falar mais nisso.
    Obrigada pelo mimo adversário, eu gosto.

    beijo*

    ResponderEliminar
  14. Sim ACzinha, work, work, work!!

    "If it needs to be done i'll do it!"... ás vezes pronto!

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  15. Confuskos: Trabalha muito então, e com gosto..depois mostra as obras giras em que participas...:)

    ResponderEliminar
  16. João:Não sejas palerma...a cor dos olhos é absolutamente irrelevante, tu és inteligente e percebes isso certo? O que verdadeiramente importa aqui foi a vida humana que se perdeu...morrer é sempre mau,e é a única coisa na vida que não tem solução e é irreparável tudo o resto.. hummpff, de forma melhor ou pior se resolve.
    E olha que eu leio nas entrelinhas e percebi muito bem onde querias chegar!!!

    ResponderEliminar
  17. Deve ser um sentimento de impotência total, fazer de tudo para que a pessoas sobreviva e não conseguir... Todos os dias acontece isso, e passa-nos sempre ao lado. É muito triste, seja em que idade for...

    ResponderEliminar
  18. SuperSónica:É o desespero total..querer muito e não conseguir.Lutar e perder!

    ResponderEliminar
  19. Viva-se a vida hora a hora, que a a vida nunca demora, demoram as despedidas...

    (que história brutal...)

    ResponderEliminar
  20. Francisco: Bem vindo por aqui..a vida é para ser vivida em todos os minutos, e tal como tu...as despedidas prefiro adiá-las;-)

    ResponderEliminar
  21. Sinto o mesmo que o Ness!!!!
    BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  22. Minha querida super AC não te invejo o trabalho, por mais bem pago que fosse!!! (que infelizmente não é!).
    Fazer o unplug ao final de cada dia deve ser muito dificil...

    ResponderEliminar
  23. Malena: Beijooooooo, para ti:)

    Josh Gottam: Ganho pouco e trabalho muito...e os resultados nem sempre são satisfatórios,a maior parte das vezes fico muito àquem das expectativas:)

    ResponderEliminar
  24. Prendes-me sempre na primeira frase, mas este texto tocou-me na alma e transpareceu por todo o meu corpo com arrepios enquanto os olhos corriam as frases na ânsia de saber o final da história.
    E o resto? Como foi avisar a namorada que estava ensopada à espera dele? E os pais?
    M

    ResponderEliminar
  25. Menina M:A namorada foi avisada, pelo meu colega zeca... que ele estava no hospital e tinha sido atropelado...mas mais nada,não se adiantou pormenores, os pais foram contactados ...já depois do óbito, e não por nós urgência.
    Foi um dia muito difícil....:p

    beijinho* Menina M

    ResponderEliminar
  26. Meia Dose: Bem vinda por aqui...

    Esta história é triste, felizmente nem todas acabam assim:)

    ResponderEliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.