terça-feira, 8 de novembro de 2011

Coisas singulares que me acontecem...

                                                                         
                                                                       
Há algum tempo recebemos na urgência um paciente do sexo masculino, 26 anos transferido de outro hospital para o da área de residência com o diagnóstico à entrada de hepatite fulminante.
Um diagnóstico deste tipo, significa apenas uma coisa....é necessário encontrar um dador de fígado compatível para transplante imediato tudo no mais curto espaço de tempo possível senão o doente entra em falência orgânica e morre.

Doente em suporte avançado de vida, coma induzido, controle de transaminases, testes histológicos de compatibilidade e inicia-se a busca por um possível dador compatível em qualquer parte do país.
Telefonemas, contactos com o Centro de colheita de órgãos, e depois de algum tempo surge a hipótese de haver um fígado compatível nos HUC, em Coimbra.

A transferência do doente foi feita de helicóptero, num aparelho da Força Aérea Portuguesa, disponibilizado para o efeito.
Acompanhei o doente, conjuntamente com o médico da unidade, o anestesista de urgência, e ainda  3 elementos militares da Força Aérea que compunham a tripulação.
Foi a minha estreia nestas andanças, a primeira e única vez que andei de helicóptero. Gostei da viagem, adorei a aventura, não senti medo.
Espreitei das alturas os edificíos, os telhados, o rio...

À chegada tínhamos a equipa de transplantes à nossa espera que recebeu e encaminhou de imediato o doente para a respectiva unidade de cirurgia.
O helicóptero partiu, no regresso apanhámos boleia de uma ambulância de uma terriola perto de Peniche, demorámos três horas numa farronca velha, sem suspensões, e que parecia que ia largar as rodas na primeira curva.

Quanto ao rapaz, sobreviveu... e já o voltei a ver, apareceu na unidade acompanhado da mulher para agradecer a toda a equipa médica que o salvou..
Não o reconheci.
Pareceu-me diferente, estranhei vê-lo mais gordo, e sem o tom amarelado característico da falência hepática
A mim, deu-me dois beijinhos simpáticos e num sorriso disse-me obrigada, obrigada por tudo.

Não lhe disse o que me passou pela cabeça, guardei-o para mim......pensei-o apenas.

Obrigada eu, do fundo do meu coração.... pela tremenda aventura de helicóptero, pela sensação única de ver a cidade do alto mas não demasiado alto, pela experiência incrivel de voar com uma equipa de militares, ou só pela magia de tudo acabar bem.... e porque coisas destas só acontecem uma vez na vida.

14 comentários:

  1. Não te podes queixar de ter um trabalho chato e rotineiro. Eu nunca andei de helicóptro, e mesmo que fosse em trabalho iria adorar a experiência.

    beijos

    ResponderEliminar
  2. ...a vida vale pelas experiências. Boas ou más. Gozamos perdidamente as primeiras, aprendemos infinitamente com as segundas.


    (e sim, andar de helicóptero é brutal, eh eh eh)

    ResponderEliminar
  3. A minha adversária é uma aventureira... qual "Triple X"!!

    Eu já andei de "cessna de 4 lugares" (aviãozinho minorca) e gostei imenso das vistas, muito embora a viagem tivesse sido curta por minha culpa!! A partir do 1000 pés comecei a ficar muito branco, a ter suores frios e acharam por bem não me prolongar a tortura!! Curioso, quando começámos a descer, senti-me logo completamente bem de novo! Não me dou bem com as diferenças de pressão!

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  4. Gostava que todos os profissionais de saúde fossem como tu...és muito humana.

    ResponderEliminar
  5. Adoro perceber que nem todos seguimos a mesma linha de pensamento. Pelo menos a dita "normal". :)

    ResponderEliminar
  6. Martini: O meu trabalho é tudo menos rotineiro, não existem dois dias iguais...:)

    beijo Martini Man

    Francisco:Nós somos sempre o resultado das nossas experiências de vida...das boas e das más.Aquilo que deixamos que a vida faça connosco é que determina a pessoa que somos:)
    Gosto de te ter por aqui...

    beijo*

    Confuskos: Não sou propriamente a Tomb Raider...mas tenho pena.
    Adoro aventura, coisas novas e vibro com a adrenalina das experiências radicais...já fiz algumas.Esta viagem foi realmente fantástica e uma peripécia que não penso que volte a repetir-se...uma oportunidade única.Eu oportunidades únicas agarro todas...:)

    beijo adversário

    SuperSónica: Tenho uma certeza...o bem mais precioso que temos na vida é a saúde...e de um momento para o outro esse facto pode alterar-se, nessa altura todos os nossos alicerces caiem por terra...e precisamos de toda a ajuda que conseguirmos para voltarmos se possível a erguê-los, é aí que eu entro.:)

    beijinho rapariga acelerada

    Josh Gottam: Eu às vezes tenho pouco de normal...pelo menos na verdadeira acepção da palavra....o que te digo que nem sempre é necessariamente uma qualidade:)

    beijo *

    ResponderEliminar
  7. "...deixamos que a vida faça connosco..." - isto dava para uma longa conversa mas abreviemos...este deixamos deve levar carradinhas de aspas. Entendo que somos apenas parcialmente donos do nosso destino.

    Ah, e também gosto de estar por aqui.

    Beijo


    ...e obrigado pela recepção no outro post. Aproveito agora para agradecer.

    Outro beijo.

    ResponderEliminar
  8. Francisco: O que eu quero dizer é que podemos ser uns coitadinhos a lamentarmo-nos de tudo o que nos acontece ou então... sacudimos as mãos, limpamos as feridas dos joelhos, e erguermos a cabeça, e prosseguimos viagem...Claro que não somos donos do nosso destino, podemos é dar-lhe a volta e mesmo na adversidade extrema sobreviver felizes...eu já assisti a isso:)

    ResponderEliminar
  9. Tudo acabou bem. É isso que importa. Para o rapaz significou a sobreviência, para ti mais uma agradável experiência. A vida tem mesmo sentido. :)

    ResponderEliminar
  10. FireHead: Às vezes a vida é generosa comigo...neste dia foi...valeu pela experiência única, e pela vida salva:)

    ResponderEliminar
  11. o quê?? os 3 militares?? é esse o teu fetish! fardas?!!

    ResponderEliminar
  12. joão: Não....não tenho qualquer fetiche ou interesse por homens de farda, os homens valem pelo que são, não pelo que vestem....além disso já tive a minha dose de fardas. O meu pai era militar ( agora está reformado) e punha toda a gente a bater continência e a marchar lá em casa, fiquei farta:)

    ResponderEliminar
  13. Malena:Sorrir sempre, deixar que o olhar brilhe e ilumine...viver sempre!!)*

    ResponderEliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.