sábado, 14 de novembro de 2015

Miss Simpatia...


A enfermeira Susan Berger a segurar a pequena Amanda Scarpinati.Foto de Carl Howard

"É necessária uma certa dose de estupidez 
para se fazer um bom soldado."
Florence Nightingale 

(enfermeira inglesa que se destacou pela sua dedicação durante a guerra da Crimeia)


E acabaram de me chamar isto. Muitas vezes não sou Miss Simpatia, sou só Miss Obrigação no limite do que é cordial, razoável, aceitável, responsável. E é triste que assim seja. Sei disso. Acontece simplesmente porque estou demasiado cansada, às vezes também revoltada com o que me rodeia quando as injustiças das escolhas levam quem adora viver e deixam penosamente quem se esforçou por morrer. Não gosto de ver premiado com a bola preta quem joga tudo para ganhar. Sabem, esta sou eu, a que detesta injustiças.

Ou quando o meu esforço se dilui no volume de doentes e nos tempos de espera - e toda a gente sabe que quem espera desespera, ou porque toda a gente sabe que somos sempre poucos para muitos e por muito que façamos é sempre muito pouco para quem está doente e inconsolável, demasiado fragilizado para ver para além do que precisa desesperadamente. Ou... Ou... porque contra todas as previsões e prognósticos sou apenas humana. 

Às vezes excedo-me. E sou recompensada com mimos, e muitos beijinhos e festinhas. Hoje foi com tudo isso e mais uma caixa de barrinhas de chocolate da Kinder. Das grandes. 

E sorrio feliz porque sou uma privilegiada e faço o que gosto, povoo os meus dias de pessoas. Ainda há boas pessoas. E eu gosto de pessoas.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Cenas e coiso [as]...

.
A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra.
O leitor entende uma terceira coisa…
e, enquanto se passa tudo isso,
a coisa propriamente dita,
começa a desconfiar que não foi propriamente dita.

A Coisa - Mário Quintana

Eu gosto é do Verão...




É impressão minha ou está um sol brutal? Radioso. Vida cheia de vida.
Um excelente dia para dar a volta a tudo, inverter desgraças, mudar escolhas.

Vou arejar a vida e pôr a roupa ao sol...
E ser feliz.

A vida é um ginásio...




Faço questão de viver
Como a minha alma me pede
Minhas medidas na vida
Não é o mundo que mede

Já fui ao fundo do poço
Para ver que o poço tem fim
Tirei a corda do pescoço e fiz um laço pra mim

Com esse laço lancei uma paixão que voava
Me apaixonei pela vida e pelo que ela me dava

Então voei, viajei

Pus o mundo na minha sola
E é giro como eu giro o mundo
A cada passo enquanto a vida rola

Rola, rola a bola rumo à meta
Transpiro sou um atleta
Inspiro sou um poeta

E sou tudo o que eu quero ser
Não paro porque a vida é feito
Andar de bicicleta e respirar
Não é preciso
É preciso viver

Abre o sorriso
Me abraça
Me dá tua mão

Só vivemos uma vez
Não vivas em vão
O tempo voa do berço até ao caixão
Essas rotinas fazem confusão

Abre a tua mente
Segue o teu coração

Gabriel o Pensador e d.a.m.a - Não faço questão


Se não fosse dolorosamente patético era ironicamente divertido, a sucessão de tudo o que nos últimos dias me tem acontecido. E eu só quero mesmo de volta é a minha vontade gigante de ser feliz. E o meu sorriso, porque não há ninguém que goste mais de sorrir do que eu. Continuo a esforçar-me, a dar o melhor de mim, derreada, quase sem forças mas sem desistir da luta. Sou persistente, ou ergo o haltere ou morro no esforço tremendo de tentar.

domingo, 8 de novembro de 2015

Emoções...


A simple act of caring creates a endless ripple,
 that cames back to you.
...
Amanhã dia de folga. Sol. Vamos lá viver boas emoções.