sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Estranha-se...



Depois de tantos anos a virar frangos, de noites de facas longas cheias de trabalho e doentes em situações humanamente incompreensíveis, consegui ser surpreendida.

Lá onde passo as noites a trabalhar, já a noite ia alta e longa que as minhas noites são sempre invariavelmente longas, entrou na sala de emergência uma paciente não identificada com feridas múltiplas no abdómen por arma branca. Mulher nova na casa dos trinta, discreta, diria até bonita, cuidada, cabelo castanho bem arranjado com ar de cabeleireiro (sim,isso existe), olhos pintados num fundo de eyeliner preto saliente, e uma sombra esverdeada cuidadosamente escolhida com o seu tom de pele. Blusa de seda que terminava num laço gigante, ensanguentada a blusa, mamas grandes, unhas arranjadas e pintadas num tom pastel discreto. Toda a toilette terminava numas calças skin pretas e nuns sapatos de salto alto fino de camurça preta. 

Todos nós depois de recebermos a informação fornecida pelos elementos da vmer iniciámos a dança da vida em volta da doente  como índios faz-tudo numa coreografia bem ensaiada e em total coordenação de todos os elementos da equipa. Somos 8, habituados ao espaço e a funcionar em conjunto. Ninguém se atropela, cada um sabe muito bem o seu lugar. Começámos a despir a doente. Rápido puxa, rápido tira a blusa, rápido corta o soutien, rápido mais duas tesouradas nas calças pretas pela perna acima... e qual não é o nosso assombro quando de uma tanga minúscula de renda branca espreita um pénis enoooorme.(ou a tanga era mesmo minúscula ou aquilo era mesmo grande fiquei na dúvida mas dispensei a confirmação) 

Olhámos uns para os outros, para a cara da doente, para o abdómen da doente e ainda mais abaixo na continuação do abdómen. E feitos parvos não parávamos de olhar, face-tórax-pélvis, incapazes de desviar o olhar da cara da doente e do que espreitava lá em baixo. Raios, pensei eu. Que merda é esta? Estamos formatados na seguinte lógica - só os homens têm adereços e merdas penduradas, as mulheres não. E ela é uma mulher, certo? Ou não? Fico na dúvida...  Concluo, porra é um homem. Tem pila é um homem, só pode. O mundo certinho, direitinho, que nos foi sempre apresentado eclipsou-se dali.

Estranha-se aquela ambiguidade de género, estranha-se que num ser humano a metade superior não corresponda à metade inferior, e que  o seu exterior diga uma coisa e o resto nos conte outra. Viver pela metade. Em dupla metade. Estranha-se...
                                                                               

16 comentários:

  1. Ups...
    Ninguém diria que se assustariam com um sr penis :) eu também me assustaria :)

    Bjnhs miuda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruna: Não metem medo...ahhhh.

      Beijinhos miúda grande

      Eliminar
  2. um gajo hoje em dia tem de ter muito cuidado, principalmente em sítios mal iluminados... pelo sim pelo não, mais vale ir adiantando uma joelhada, se nã se queixar e nos der com a carteira na cabeça, é mulher!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel Mau Tempo: Parece-me uma excelente técnica. e nós mulheres também temos que ter muito cuidado muitos dos homens andam só bem disfarçados de homem.

      Eliminar
  3. Para além do teor do post, que é muito interessante, precisei de comentar para dizer (e se calhar já o disse), como escreves bem. Isto é: as tua escrita tem um ritmo e faz uso de recursos de estilo que prendem o leitor.
    Não sei se alguma vez te passou pela cabeça entregares-te à escrita. Com as óbvias qualidades que mencionei acima e com a tua vida cheia de experiências marcantes, tens todas as ferramentas que são precisas.
    E, principalmente, nunca deixes de escrever, mesmo que só para aqui :|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo António Alves: Escrevo por diversão, para desabafar coisas do meu eu. Não tenho pretensões a escrever nada que seja mais que coisa nenhuma. Daí o nome deste blogue. Aqui só há mesmo prazer em escrever.

      Obrigada.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. pepe zeze: Exacto. E a diferença deve ser respeitada. Fiquei admirada confesso, mas nem por um segundo questionei aquela opção de vida. Cada um tem as suas.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. l'Enfant terrible: A parte cima do tronco não correspondia à parte de baixo e acho que a minha enorme surpresa adveio daí...

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.