terça-feira, 25 de setembro de 2012

Geração Wild Child...


                                                                           
Madalena é jovem, demasiado jovem, e muito bonita, embora lhe reconheça os traços marcados dos excessos. Tem rugas profundas à volta dos olhos, olheiras roxas de cansaço, e olhos encovados das noites mal dormidas. A pele está desidratada, o corpo é demasiado magro, quase anoréctico, enfiado numas calças de ganga justas, slim, e num top curto com brilhantes, com uma estampagem pirosa e uns brilhantes de gosto ainda mais duvidoso. Parece que se usa. A roupa é cara, e de uma marca famosa. Com assinatura. 

Chegou até nós por queda de uma varanda, numa festa hiper chique, numa moradia de um bairro in da cidade. Apresenta traumatismos vários ao nível dos membros inferiores e ligeiras escoriações. Nada de demasiado grave aparentemente. Mas o pior está no resto. Agitada, com arritmias cardíacas, taquicardia extrema, aumento da pressão arterial e da frequência respiratória. As mãos tremem-lhe ligeiramente, Madalena disfarça, e pede insistentemente água. Madalena não podes beber ainda água, espera um pouco, só um bocadinho...

A Madalena não sabe, mas todos nós já percebemos que apresenta sintomas que todos nós bem conhecemos de ingestão de álcool e cocaína, ou metilenodioximetanfetamina / mdma vulgo ecstasy. Caso não se consiga reduzir rapidamente a concentração de alcalóides, a coisa vai ficar feia. Está no limite da linha de não retorno, e a incoerência no discurso e a midriase já visível nas pupilas são um indicador de toxicidade grave.

Este tipo de drogas são chamadas "Party Drugs" porque provocam uma sensação de euforia, bem estar, aumento da sociabilização e extroversão, estado de alerta continuo, aumentam a disposição para o sexo, inibem o sono, e aumentam inclusive a resistência física... Claro que tudo isto apenas durante umas horas, a seguir vêm os momentos psicóticos, alucinógenicos, aumento da temperatura corporal, perda de memória, ataques de pânico, de ansiedade, depressão, náuseas, falta de apetite, vertigens, câimbras, desmaios... e o temível vicio. 

O telemóvel dela em cima da bancada toca incessantemente. Ao som de Katy Perry e California Girls no visor do iPhone vão aparecendo vários nomes que deduzo sejam amigos da Madalena, insistentemente a ligarem, presumo que a querer saber dela, um após outro, mas ninguém atende. Hoje já não há mais parties, nem long drinks, nem dance music, nem bright lights, nem crazy nights, nem best friends forever, nem sniffs, nem linhas, nem pastilhas, nem hard hot sex, nem excessos. Hoje a Madalena não aceita mais convites e vai dormir cedo.

Quando sair do coma, talvez a vida possa voltar ao normal... Talvez.

44 comentários:

  1. São vidas vividas a velocidades loucas, em boleias que se apanham para destinos escuros.

    São acidentes em curvas apertadas que surgem após rectas de pura aceleração.


    Madalenas há muitas, seus palermas.

    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. francisco: Muita aceleração mesmo, demasiada. É a juventude das festas, e da classe média alta, dinheiro e drogas.

      Beijo

      Eliminar
  2. É a ler coisas como esta que não me sinto com 23 anos... Não sei se por preferir o canto da minha casa a uma noite de party, ou se por mesmo que até prefira uma noite nonstop dance sei fazê-lo apenas com um redbull e uma garrafa de água.
    Faz-me confusão essa juventude que precisa sempre de mais para viver mais :(

    Boa sorte para a Madalena...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia: Ainda bem que não necessitas de complementos perigosos para te divertires, eu também não. Adoro divertir-me mas nunca snifei coca, nem tomei ecstasy...

      Beijo*

      Eliminar
  3. é um dos maiores flagelos dos nossos tempos! :(
    Infelizmente já perdi grandes amigos por merdas dessas!
    Todos nós cometemos excessos, e, apesar de nunca ter enveredado por essse caminho, reconheço que a barreira entre o entrar ou não nesse mundo é muito ténue e pode atingir qualquer um.

    Beijo grande!
    e que corra tudo pelo melhor com a Madalena...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. KapiKua: Também já perdi alguns por fazerem misturas várias, a maior parte álcool e condução... é uma mistura explosiva.

      Insisto sempre que ou um...ou outro.

      Beijo enooorme

      A Madalena continua em coma, já não está no meu serviço, foi para uma unidade de cuidados intensivos.

      Eliminar
  4. É impressionante o mal que podemos causar a nós mesmos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ardnaxela: É impressionante a falta de consciência e a capacidade de auto destruição do ser humano.

      Assusta-me juro!

      Eliminar
  5. Partilhado desta forma no meu facebook... e aqui fica em jeito de comentário.

    Só consigo acrescentar: Fónix! Tanta vida desperdiçada por esta Vida fora!

    Beijinho grande, grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa parte de mim: Só temos esta vida, é única, e a falta de bom senso pode levá-la em segundos.

      Beijo grande.
      O Outono já chegou com ele a chuva. Não te apetece já um chá quentinho?

      Eliminar
  6. Live fast die young...
    O lema continua!
    Que merda!

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Utena: Essa máxima aplica-se a muitos dos nossos jovens...infelizmente.

      Beijo*

      Eliminar
    2. Querida,

      Tens um mimo para ti lá no cantinho.
      Como sei que andas sem tempo leva só e não respondas ;)

      Beijinho-TE

      Eliminar
    3. Utena: Passo por lá amanha.. e vou levar. Obrigada.

      És um doce. Beijo

      Eliminar
  7. nem imaginam como fico muito triste com estas histórias, pois o sere humano não dá o devido valor aquilo que realmente devia dar... a saúde :(

    bj doce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SinneR: Como eu te entendo, e sabes que eu penso exactamente como tu? Nada é tão importante como a nossa saúde. Gente burra que desperdiça a que tem.

      Beijo enoorme

      Eliminar
  8. (senilidade à parte - a minha, está bem de ver - faltou a posta do meio e aqui vai)

    "Sobre o imediatismo e a velocidade vertiginosa de muitas vidas, dei há pouco com [mais]este fantástico post.

    É muito disto que andamos por ação ou omissão a produzir em série de há umas décadas para cá. Porque é importante estar sempre disponivel, sempre bem-disposto, sempre ativo, sempre sexy, sempre incansável... todos os sinais contrários representam para as sociedades ocidentais graves sintomas de insucesso, fraqueza, fracasso. E nós somos invenciveis. Somos formatados para o sucesso, para a invencibilidade. Se não for natural, então que seja "injetado".

    E depois é isto. É esta a vertigem dos dias. E a consequente perda de um dos valores mais importantes e inalianáveis que tanto trabalho deu a sucessivas gerações conquistar: a Liberdade.

    Porque ao contrário do que passiva ou ativamente "explicamos" aos nossos filhos e sobretudo adolescentes, ter liberdade não é fazer tudo o que se quer, como se quer, para conquistar resultados. Ter liberdade é saber fazer escolhas, tomar conta de nós, sermos a nossa melhor chefia e o nosso melhor colaborador, numa gestão equilibrada dos sucessos e dos resultados menos desejados.

    Slow life, precisa-se! No livro de razão da vida, o saldo entre o deve e o haver vai ficar cada vez mais dificil de equilibrar.

    nota: este post é baseado em factos reais decorrentes do dia a dia profissional da sua autora.

    Para ler e refletir. Muito alto"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa parte de mim: Disseste tudo. Atingiste os pontos que eu não consegui. Queremos ser à força espectaculares, os reis da festa, os mais socáveis, as mais giras, as mais desejadas, a malta das centenas de amigos no facebook, onde a rejeição, e o insucesso ou a tristeza não batem à porta...Uma geração de gente insatisfeita, isolada e infeliz.

      Eliminar
  9. São os males dos dias que correm. Costumo dizer que não vale a pena correr quando vamos no caminho errado. Mas há gente que insiste.....a vida é só uma!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JP: A vida é só uma, não temos 7 vidas como os gatos... há que viver mas sem cometer excessos perigosos, ou brincar com a saúde. Há riscos que não vale a pena correr.

      Beijinho*

      Eliminar
  10. Parem de tentar salvar a miúda e deixem-na tuitar qualquer coisa para acalmar os amigos, pá! Que ditadores, a pôr salvarem-lhe a vida à frente de ela aproveitar um dos momentos de maior popularidade da sua vida. Provavelmente estão a destruir a possibilidade da miúda entrar na próxima Casa dos Segredos aí na Tuga... isso não se faz :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. noiseformind: Nunca desistimos de salvar quem tem vinte e um anos, é lutar até ao fim, até ao ultimo sopro...agora o que a Madalena vai ficar depois de tudo isto não te sei dizer. Um coma pode deixar sequelas muito graves. Vamos ver.

      Shiii... a casa dos Degredos... isso não vejo credo, há lá gente mesmo? Assim tipo pessoas que pensam?

      Eliminar
    2. Tás a ver como me acabaste por dar razão. Coma ---------> Morte Cerebral --------------> Casa do Segredos! :) n conheces o início do filme Kill Bill? Lá está, é como a casa dos segredos mas com rednecks looooooooooool

      Eliminar
    3. noiseformind: Realmente a casa dos segredos deve ser um sitio para onde enviam pessoas em coma cerebral, ou com um defeito genético grave..só dois neurónios o Tico e o Teco. Num documentário sobre animais selvagens há pensamentos mais profundos e vidas bem mais interessantes.

      Eliminar
  11. Até pq num documentário há sempre um bicho que é eventualmente morto, contribuindo para o benefício geral da espécie. Na Casa dos Segredos eles são mantidos vivos, impedindo assim qualquer melhoria da poulle de genes. E a maior parte nem sequer são castrados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. noiseformind: Só tu para me fazeres dar uma imensa gargalhada em frente ao pc. O triste daqueles programas não é haverem 10 broncos fechados numa jaula a comerem, cagarem, e ainda aos beijos e a discutirem. Para mim o grave é haver 2 milhões que acham piada a isso... e que vêm aquela merda. Dois milhões de gente é muito bronco parado do cérebro.

      Eliminar
  12. Já sabes que estes posts 'mexem' sempre comigo... é uma sensação estranha ver alguém que aparentemente vive as situações do trabalho como eu, mas que as consegue expressar, ao contrário de mim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RN: Nem sempre consigo, há tanta coisa que queria dizer e não sai, ou sai mas não da forma como eu quero, e que depois de lida parece sem jeito, sem sensibilidade.

      Na maior parte das vezes tenho mesmo muita pena das pessoas,e o sofrimento é uma coisa que me incomoda a sério.

      Beijo camarada de armas.

      Eliminar
  13. Please... isso não é nada... aqui em Inglaterra a capa dos jornais é a chavala de 15 anos que anda a passear por França com o professor!!!

    Em defesa do gosto da pikena Megan Stammers não é o professor de algo inútil como Desenho ou Filosofia mas sim o professor de matemática.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. noiseformind: Acho que o ser humano em vez de evoluir está a retroceder estamos a voltar ao tempo das cavernas, gostamos de observar os animais dentro de jaulas e estudar o seu comportamento. Regredimos de dia para dia, e qualquer dia voltamos aos tempos em que comíamos com as mãos e lutávamos por umas bagas..

      Eliminar
    2. Apenas o ciclo civilizacional a funcionar, my dear. Na Ásia tive colegas de curso que se tentaram matar por não estarem nos melhores 10% do curso. Na Europa temos malta que se tenta matar quando passam um mês sem aparecer nas revistas côr de rosa...

      Os poucos candidatos portugueses que me aparecem aqui só falam das condições de salário e férias para poderem estar com a esposa (e/ou amante).

      Os muitos candidatos indianos que me aparecem nunca falam do salário e dizem que no primeiro ano estão disponíveis a 100% e que preferem receber o dinheiro das férias para os ajudar a pagar a casa ou custear um fundo para pagar a universidade dos filhos. E ás vezes os putos ainda não nasceram!

      Eliminar
    3. E quanto ás bagas... vale a pena lutar por umas bagas de peyote, seja numa caverna ou onde for!

      Eliminar
  14. Uma geração que se auto destrói.
    Mete dó.

    Um texto arrepiante.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Ficou em coma? Mas condenada mesmo à incerteza de poder nunca poder dele sair?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FireHead: Hoje ainda estava em coma...se vai conseguir sair ou não só o futuro o dirá, mas há medida que os dias avançam as hipóteses vão sendo cada vez menores.. vamos ver.

      Eliminar
  16. A situação de que tu relatas não é mais do que o espelho REAL e material do que se passa na blogosfera.

    De certa forma e teoricamente até vai de encontro aquilo que tu afirmas..."que a vida é curta e fugaz e temos de aproveitar ao maximo porque amanha já cá não estamos" e o que de facto até é verdade.

    A nossa sociedade está cada vez mais competitiva, o que até é bom, sendo que este tipo de comportamento reflecte esse padrão.
    As pessoas querem ser as melhores, os primeiros, os mais bonitos.....mas a puta da realidade aparece sempre para desfazer rápidamente esses devaneios e sonhos e reduzi-los a cinzas. Há pessoas que pura e simplesmente não aguentam e mais grave não aceitam ter ficado para tras, não por culpa delas (mas tambem) mas porque há sempre alguem melhor que nós ao virar da esquina.
    È a vida... é a competição que está na rua...e os mais fracos são ou serão eliminados ou eles proprios se encarregaram disso, com maior ou menor intensidade.

    Roupas de marca, grandes telemoveis,grandes carros.... até parece um "mundo de vencedores" ? Será?

    Ora o problema da miuda na minha opiniao não é a velocidade mas sim a DIRECÇÂO ou neste caso a falta dela.....

    Lamento... mas não acho estranho e não me preocupa nada essas situações, porque cada um tem a liberdade de fazer as suas opções e escolhas e consequentemente de ser responsavel e sofrer as suas consequencias.

    ColumbiaUN-NY



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ColumbiaUN-NY: Eu falo muitas vezes em viver a vida intensamente e digo que a vida é curta porque todos os dias deparo-me com esse facto, mas nunca me passou pela cabeça antecipar a morte..não conduzo e bebo álcool...nunca!, nunca sniffei coca ou outra coisa igualmente estranha, nunca tomei ecstasy e no entanto já tive amigas ao meu lado que experimentaram, e jamais faço sexo sem preservativo...viver intensamente não significa que antecipes a morte, que andes a 200 à hora numa estrada secundária, em contra-mão na auto estrada, ou te auto destruas por opção... esta forma de viver é suicídio e como sabes eu aprecio a vida, adoro viver, e cuido de mim, do meu bem estar e de alguma forma protejo-me sempre.. eu para viver preciso saber viver.

      Eu mesmo sabendo que estas coisas acontecem quase por opção tenho pena de vidas muito jovens que são interrompidas, o sofrimento deles e dos pais é demasiado doloroso para mim...apenas isso.

      Eliminar
  17. Vou ter de dar uma esticadela nas palavras, pois há coisas que têm mesmo de ser ditas, esta geração tem situações de merda como todas as outras tiveram, só agora e só nesta geração é que o pessoal precisa de drogas para se divertir?
    Não! Sempre houve alucinados que precisaram disso, não é de agora nem vai terminar com esta geração. Na geração do meu pai muitos se perderam para a droga, e ainda um pouco antes na década de 60 e as influências woodstockianas? Sim sim, era muita paz e amor e outras merdas que nada têm a ver com paz e amor! As drogas mudam mas as consequências são as mesmas.

    Este post mexeu-me com o sistema nervoso... Pois sei que há muitas probabilidades de nessa mesma festa ter estado uma amiga minha a mandar as suas linhas de fim de semana e isso irrita-me, porque gosto tanto dela!

    Bolas, gosto tanto de emoções fortes e nunca precisei dessas merdas, que não têm piada nenhuma! Até mesmo nas questões do álcool misturado com condução... Não entendo, simplesmente não entendo! E fala alguém que gosta mesmo muito de festa! E que em tempos quando saía eram saídas até de manhã.

    Desculpa a minha manifestação mais agreste, mas isto revolta-me! É um pisar de linha que não entendo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poppy: Compreendo-te perfeitamente, também já disse atrás que para viver a vida intensamente ser feliz e divertir-mo-nos não é preciso entrarmos em rota de colisão com o nosso corpo e a nossa saúde... a saúde é o bem mais precioso que temos e insubstituível, com ela não se brinca.. e se há coisa que prezo muito é o meu bem estar.:)

      Eliminar
  18. Percebo. Conheço e conheci sempre várias Madalenas e vários Madalenos. Os riscos já eram muito altos no meu tempo (e eu também assumi os meus) mas hoje em dia, sobretudo nas grandes cidades, são ferozes. Se eu fosse pai seria um dos meus principais medos. Os erros em idade juvenil /adolescente, sobretudo os ligados à droga e ao álcool.

    Beijo, AC. Se Rambo se meter nalgum sarilho espero poder contar contigo, pá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pulha: Meu bom Pulha, sabes que podes sempre contar comigo, tenho muito poucas qualidades mas uma das que tenho é que estou sempre cá para quem me merece.

      Beijo enorme

      Eliminar
  19. Esta é a parte do dia-a-dia menos boa, tens uma profissão que não invejo e não sei se teria o estômago que tens...admiro-te por isso! ;)
    Devias escrever um livro com todas as tuas vivências, e principalmente os mais jovens deviam ler certas coisas, excessos que não devem cometer, porque a vida é curta de mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SuperSónica: A vida é demasiado curta.. mas ainda há quem pense que é imortal.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.