quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Como uma boa pronúncia faz toda a diferença...



                                                                             
                                                                                  
Sentada na triagem olho especada para o nome que me aparece em primeiro lugar no monitor. Raios, como é que vou chamar isto. Hesito...preciso chamar o doente, mas o nome é tão estranho que me faz desatar a rir. Leio outra vez, só para ter a certeza que vi bem. Uma só palavra sem apelido, apenas o nome próprio. Fodemane, escrito desta forma.

Leio baixinho Fode Mané, não consigo parar de rir, já tenho apanhado nomes muito estranhos uma Maria das Pernas Tortas, uma Alzira Rata Larguinha, o Sr. Pinote, o Sr. PimPim mas caraças não vou dizer isto em voz alta no altifalante geral de toda a urgência, opto por um sonoro: Sr Mané à triagem. De repente abre-se a cortina e aparece uma alminha de dedo no ar a dizer Fudimani, Fudimani sou eu! Exactamente assim... e eu engulo o riso.

No dia seguinte, e ainda não recuperada de nomes estranhos recebo uma paciente de nome Mohmoh na sala de tratamentos para fazer um injectável, uma senhora muito ansiosa, cheia de tremeliques e o diabo a a quatro e com pavor de agulhas. Começo por falar com ela calmamente e por lhe explicar o procedimento e re béu béu e quando já estou a vias de facto de lhe espetar a agulha no dito cujo, ela mexe-se e eu digo bem alto: Quieta Múmú não mexa! Oiço do outro lado um colega meu dizer:  Múmú é uma vaca!
O que é que estás a fazer a uma vaca?

Pronto aí estraguei tudo, não consegui conter as gargalhadas....
Mas em ambos os casos posso confirmar que a pronúncia faz toda a diferença e que afinal de contas é tudo uma questão de sotaque.

30 comentários:

  1. Quem não conseguiu evitar rir-se fui eu... ahahahahah até me saltaram logo as lágrimas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia: Aparece com cada nome que é impossível não rir.

      Beijo*

      Eliminar
  2. Ai querida o que me ri a rebolar no chão com esta história...isto foi mesmo verdade? Mumu é uma vaca? Fode mané? ahahahah
    Tenho fotos no meu blog novas e um post novo no blog...passa por la e ve fotos minhas
    Beijoca charmosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MisterCharmoso: Mesmo verdade, Fodemane e Mohmoh são nomes de pessoas..existem de facto.

      Beijo* rapaz charmoso

      Eliminar
  3. deixa lá...já apanhei : Fode Bai, Adolfo Dias, Cu Mitzau....Mimosa Querido Paixão ....tantos que até houve alturas que se guardavam os autocolantes....para ver quem encontrava o pior.



    beijoooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dreamcatcher: Rata larguinha foi o pior que apanhei, e os Fode so, Fodemane, e etc..

      Lá também há quem tenha essa mania, guarde as etiquetas com os nomes estranhos.

      Beijoooo

      Eliminar
  4. ai o que me ri agora rapariga. :D eu apanhei um Josefo Dias, que lido parece josé fodias. Opa que riso. Eu tenho medo de agulhas AC mas pelo menos tenho um nome normalzito, não soava tão estranho..
    Essas pessoas devem sentir-me constrangidas muitas vezes.

    Obrigada pela gargalhada.

    Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aNaMartins: Josefo dias é hilariante...ai que riso.

      beijinho*
      Bom trabalho.

      Eliminar
  5. É bom te ler; és bem humorada e fizeste-me rir a essa hora. Já é hora de dormir, mas eu gostei e estou pensando em alguns nomes muito estranhos que ando lendo pela Blogosfera. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mery: Temos que rir de todas as coisas que pudermos, a vida já é demasiado séria para não levarmos a vida a rir.

      Beijocas, bom soninho

      Eliminar
  6. :DDDDDDDDDDD

    Ma diz-se são pessoas portuguesas, filhos de portugueses, netos e bisnetos de portugueses, ou esses nomes rondam os oriundos de africa à europa de leste?

    Bjinho e obrigada por me fazeres rir verdadeiramente. Porque verdade seja dita, tb não é a história que se conta mas como se conta que faz toda a diferença e tu és uma expert duma habilidade nata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carmo: Estes nomes que aqui falo concretamente eram de duas pessoas africanas, Guineenses. Mas a Alzira Rata Larguinha era bem portuguesa, assim como o Sr Pinote. Há nomes muito estranhos...:)

      Obrigada pela simpatia, nada disso, é fácil falar do que vivenciamos.

      Beijo*

      Eliminar
  7. O nome mais estranho que apanhei foi Generosa Folga.
    E depois os da minha família que, apesar de não terem conotação sexual são no mínimo invulgares: Noribal, Emírcio, Adoíndo, Emerenciana,...

    Beijo grande!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kapicua: Bem, na tua família há mesmo nomes muito estranhos... credo Noribal, Emírcio. Jasus!!!!

      Beijo Grande:)

      Eliminar
  8. Alzira Rata Larguinha???????????

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. francisco: Ahhhhh, também não consegui parar de rir. Apanho com cada nome que só visto.

      Beijinhos Kiko

      Eliminar
  9. É que já chorei a rir!
    Pelo menos estas são das situações que animam qualquer espírito! :)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benedita: Hajam gargalhadas, que tristezas não pagam dividas, nem curam doenças.

      beijos**

      Eliminar
  10. Ai que até chorei agora!
    Certas coisas até parecem inventadas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Utena: Há nomes que não lembram a ninguém, só visto mesmo.

      Beijinho*

      Eliminar
  11. Fodemane? Isso é nome de preto, só pode! Aqui no meu bairro há um preto que é o Mamadu. E já ouvi dizerem, a respeito dele, que antes Mamadu que "Mamaki"... Não fosse o multiculturalismo e não haveria nada disso.

    Na Universidade da Beira Interior entrou há uns anos atrás um português de nome GAYLORD Marques.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FireHead: Mamadu e Mamaki é genial..que riso.

      Gay lord também é excelente, hehehe

      Beijinhos Fire

      Eliminar
  12. Cara AC

    Primeira vez no seu blog, gostei muito, aqui no Brasil onde trabalho existe também uma coleção de nomes bizarros, exemplo : "Neltondion" , pode tirar suas próprias conclusões.

    Grande abraço direto de Santo André - SP - Brasil
    www.surtomeu.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  13. Adorei a Alzira Rata Larguinha... Esses nomes Guineenses já ouvi falar, principalmente no Mamadu...
    Mas Há nomes que me arrepiam tais como: Belizanda, Estanislau, Bluete, Roderbal..... Sim conheço gente com nomes assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Petra: Bluete? uiiii credo. Tive uma colega de faculdade que era Eufrásia, mas toda a gente lhe chamava Mifá, sempre era um bocadinho melhor.

      Eliminar
  14. ahahahah também eu não consegui deixar de fazer o filme e imaginar como será ter de chamar certos nomes!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SuperSónica: Eu antes de conseguir dizer certo nomes, ensaio umas quantas vezes e tento não me rir...hehehe

      Eliminar
  15. O que eu me ri!!! Bom estar de volta!

    Beijinho :)

    ResponderEliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.