terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Muitas arestas por limar...





Enquanto houver estrada para andar
a gente vai continuar...

Jorge Palma


Estive ausente. De férias. 7 dias apenas mas que me souberam pela vida. Desta vez a viagem foi até Madrid com passagem por Mérida, Cárceres, Ávila, e após a estadia em Madrid ainda um dia na Serra de Gredos com direito a muito frio, temperaturas negativas, muita neve e um trilho de cortar a respiração. A paisagem ajudou à boa disposição, a natureza deu uma forcinha pelo bem estar, e o prazer de estar de férias e o descanso sem horas nem compromissos ou obrigações do que fazer ou onde estar, ajudaram no resto.

Mas... e de facto há sempre um mas... 

Continuam a haver muitas arestas por limar, muitos pequenos atritos em duas pessoas que se seguram para não desistir, duas pessoas que estão a dar o melhor de si para continuarem a navegar nas mesmas aguas mas que em comum têm de facto muito pouco, excepto a alegria de viver e de conhecer e a vontade genuína de estarem juntos - e isso é única e exclusivamente o que me move. Dizem que os opostos se atraem, talvez... começo a acreditar nisso. Entre nós, eu e o matraquilho azul nada é linear, simples, fluido, ao correr do momento e dos dias. Tudo é demasiado complexo. E pelo facto de ser tão complexo ele retira-me toda a energia que é muito minha e uma das minhas características enquanto eu AC. Saio esgotada de qualquer fim de semana, de o mover comigo, de o arrastar nas minhas aventuras, de o trazer para o meu mundo (onde ele se sente tão bem depois de lá estar). Ele não tem mundo, tem o trabalho, vive em exclusivo para ele, tem alguma família que visita regularmente, e exceptuando isso tudo muito pouco resta. Não tem hobbies, não se dedica a nada em particular, não tem interesse especial por nada, tem camaradas de trabalho que considera amigos e regra geral tudo tanto lhe faz... Pois...

É assim em tudo. Sexo incluído. Esse é aliás outro dos pontos onde os ponteiros não acertam, não há ritmo, nem sintonia, nem motivação, nem dedicação, direi até talvez e sem o risco de ser injusta, que nem interesse. Esse mundo passa-lhe um pouco ao lado. Passa sem. E a coisa para ele resolve-se rapidamente sem grandes floreados ou pinos e cambalhotas e desde que se resolva, está resolvido e está-se bem. Eu já não sou assim, preciso de mais, mais nós, mais momentos, mais interesse, mais tempo, mais inovação e motivação e a coisa está a dar-se sem desejo o que para mim é terrível e faz muito pouco sentido. Mas continuo a tentar. Não sou pessoa de desistir. E gostava de conseguir ser feliz, já que ele diz que é imensamente feliz e se sente bem. Algumas coisas melhoraram, já me ajudou a transportar a mala, ou já me deu a mão quando foi preciso içar-me para cima de um rochedo, já tem por hábito abrir-me as portas e deixar passar em primeiro, já reparte pequenas coisas e acarinha-me com pequenos gestos, já fala mais dele e da família, já confia assuntos e segredos importantes de trabalho, já procura ter mais tempo para mim. Mas tudo demora muito tempo e eu não sei se tenho assim tanto tempo para dar.

Continuamos nesta estrada. A limar arestas desde Setembro de 2016.

19 comentários:

  1. O mundo da gente adulta é tramado e acertar agulhas é tarefa complicada, digo eu que pouco percebo disto. Eu identifico-me com algumas coisas e fez-me lembrar o que uma amiga me contou há umas semanas relativamente a outro amigo que tinha iniciado, pela primeira vez, uma relação. A namorada do tal rapaz queixou-se que ele por vezes se esquecia dela e que tal a magoava, a minha amiga tentou fazer-lhe perceber que ele nunca tinha de ter contado com mais ninguém senão ele durante a vida toda, não era por mal, não era por não gostar dela ou a querer desprezar, tudo era novo e ele estava a descobrir a vida a dois.
    Se calhar é o caso ou se calhar são coisas da minha imaginação, eu gosto de ver as pessoas felizes :)

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM: Acho que ao fim de muitos anos sozinhos aprendemos a contar só connosco, a pensar só em nós, a fazer o que queremos apenas e tudo se torna mais difícil de conciliar e abdicar... mas não é impossível. Haja vontade. Haja amor e tudo se resolve.

      Beijinhooooo Pedro

      Eliminar
  2. É muito pessoal para emitir algo parecido com opinião...
    Ocorre-me pensar que ele talvez também esteja a fazer um esforço de adaptação; também que ele, de facto, pode ser assim e para ele estar bem assim, sem mais; e que há pessoas que não combinam para viver juntas.
    Gostar/Amar só não chega.
    Também penso, e sei-o por experiência própria, que só vale a pena tentar até certo ponto. Quando o desgaste come bocados, não é vida.
    Boa tarde, AC!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel Pires: Gostar/Amar só não chega. Tem de haver motivação, empenho e esforço senão nada funciona e o amor dilui-se nas divergências.
      O desgaste neste momento já me come alegria e come bocados. Estou quase a largar a corda que segura dois náufragos.

      Beijinho Isabel

      Eliminar
  3. E continuará a limar arestas até ao final da relação. Ninguém é feito à nossa imagem e semelhança ... que monotonia termos por companhia alguém que moldámos. Amar é aceitar as pequenas diferenças ou então ficamos sós. Como a água que corre temos que contornar os obstáculos.
    Leanor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leanor: Tens razão... mas têm que ser os dois a lutar pelo mesmo e ambos sentirem que remam para o mesmo lado. Eu não sinto isso. Ou melhor... tenho dias. Depende para que lado está o vento.

      Eliminar
  4. Desculpa ser tão direto mas isso parece-me condenado ao fracasso. Ninguém vai mudar tanto (como pretendes) de forma a ficar muito diferente do que é agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jedi Master Atomic: Concordo em absoluto contigo. Ninguém muda. Podia era haver algum hipótese de nos moldarmos ao que ambos queremos num esforço conjunto... mas não me parece Falta um bocadinho muito pouco para desistir. Vamos ver.

      Eliminar
    2. Sem stress moça. O que é preciso, também, é namorar, experimentar, ir testando até acertar com alguém que pense e atue parecido a nós. Enquanto não se encontrar a pessoa, é ir procurando, evitando cair no erro de achar que é tudo uma desgraça cada vez que não encontramos.

      Eliminar
    3. Jedi Master Atomic: Sou uma lutadora. Tenho uma capacidade enorme de lutar vamos ver se só isso será suficiente. Nem sempre é.

      Eliminar
  5. "Não tem hobbies, não se dedica a nada em particular, não tem interesse especial por nada!...é aqui que ele te vai perder
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vidas Tecidas: Será por aí sim... se não foi já.

      Mais uma tentativa de acertar agulhas, limar arestas, remar para o mesmo lado:))))

      Eliminar
  6. Sim, porque ele também tem atitudes super fofas :)
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  7. Nope, não são os opostos que se atraem. Eu já tinha avisado. E há aí um dark side mesmo dark aposto. Fica(rá) a experiência. Sorry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Solo: Não quero desistir ainda. Até porque desde o inicio ele pediu-me para não desistir dele. É um facto que é uma pessoa demasiado complicada, mas tem tanto de bom, tanto que me atrai, que desistir já seria entregar a batalha.

      Eliminar
  8. Era capaz de jurar que comentei (ontem) este post, mas como foi do tablet enquanto lutava contra o aborrecimento de estar à horas no sofá, pode não ter 'chegado' aqui - também pode dar-se o caso de ter sido demasiado ácido, embora tanto que me lembre eram 2 ou 3 linhas e o tom era descontraído dentro do pragmatismo que me caracteriza, (embora alguns classifiquem antes como parvoíce, sacanice e outros ices parecidos). É só para balizar aquilo que (não) devo dizer, ou mesmo se o melhor é mudar os ponteiros pra outro lado qualquer. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Solo: Comentaste sim e o teu comentário estava aqui para responder... só que não tenho tido muito tempo e tenho imensos comentários por aprovar.

      Não te acanhes em dizer nunca o que pensas, todas as opiniões contrarias ou não às minhas mas ditas de forma educada ( como tem sido a tua parte sempre o caso ) eu aceito-as e valido-as como boas opiniões. Acrescento até que reconheço que tens razão no que afirmas e posso ser burra em querer tentar mais um tempo embora até eu duvide do sucesso da coisa.

      És bem vindo, sente-te à vontade para exprimires o que pensas sempre.

      Eliminar
    2. As minhas desculpas então. Fica o smilezinho para dar um ar mais ameno :)

      Eliminar
    3. Solo: Obrigada por me entenderes.
      Com um smile também:)))

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.