sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Deixar acontecer...






Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande, é a sua sensibilidade sem tamanho.

Martha Medeiros



Quando o ano começa há sempre um renovar de objectivos. Há quem queira ficar mais magro, fazer mais exercício, deixar de fumar, ler mais, aprender mais qualquer coisa ou sei lá mais o quê. Eu tenho como objectivo deixar de querer controlar o destino. O meu e o de quem me acompanha.

Parece uma coisa estranha mas eu gosto de planear a minha vida, saber com antecedência o que vou fazer no próximo fim de semana, ou já em Março, ou o que vou fazer no feriado tal de Junho - marcado e agendado - ou onde vou nas férias de Verão. Planeio tudo exaustivamente e habituei-me a isso ao longo dos anos em que pelos imensos acasos da vida fui conjugando folgas e turnos e mais turnos, e aproveitando de forma meticulosa todo o pouco tempo disponível não restando margem para desperdício. 

Este ano pediram-me para planear menos e deixar mais a vida acontecer. Planear é algo que está enraizado em mim, que faz parte do meu eu e nem sempre é fácil cedermos um pouco de nós. Disseram-me esquece a organização, os ínfimos detalhes, deixa-te ir ao sabor da viagem. Prometi tentar. Vamos ver se consigo. 

6 comentários:

  1. Eu sou quase o contrário, não exactamente por minha exclusiva vontade, também é, mas por pelas minhas circunstancias actuais. Dá-te um tempo para, quando tiveres dias livres, planeares no momento ao jeito de "vamos ali e vamos pensando no resto pelo caminho".

    Algumas vezes fico com remorsos por não ser assim como tu porque depois acho que aproveitei mal o tempo :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM: Estou a tentar fazer isso desde o início do ano. As minhas férias agora em Janeiro vão ser ao sabor dos acontecimentos... deixa ver como correm e como me dou com a técnica do improviso.

      Eliminar
  2. Miúda linda,

    Isso deixa-te ao sabor do vento...
    Acho que com o passar dos anos, pelas dores, pelos altos e baixos, pela teimosia de querer traçar sempre tudo e o destino sempre a contrariar, eu nos últimos anos deixei de fazer tantos planos...


    Beijocas boas
    Saudades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sil Maria: Eu não consigo deixar de fazer planos mas cada vez são a mais curto espaço. Penso ali ao fundo, não penso ali ao longe.
      a mim a vida também me tem cortado os sonhos e os planos mas sabes como sou uma sagitariana teimosa, a vida leva-nos e eu arranjo outros para os substituir. Deixar de sonhar é morrer e eu acredito que ainda tenho muitas coisas boas para viver.

      Beijinho grande miúda.
      Saudades tuas.

      Eliminar
    2. Verdade, se há coisa que ambas temos em comum é a teimosia...
      Jamais nos damos por vencidas... ainda antes de ontem alguém que me conhece há pouco tempo me dizia isso mesmo, tu olhas e mesmo sem dares conta falas sempre na positiva, mesmo que as evidências digam o contrário.


      Beijo do tamanho do mundo
      Isabel


      ps: amanhã vou passar o dia no hotel D. João perto das Amoreiras, se o tempo não fosse tipo ampulheta ultimamente...

      Eliminar
    3. Sil Maria: E é a essa forma de estar na vida cheia de sonhos e sem nunca desistir deles que faz de nós aquilo que somos. Nós.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.