segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Balanço destes solavancos em alto mar...




A maneira como mastiga não me irrita. Come de boca fechada, não mete os dedos no nariz, não tira lanche dos dentes e não coça as partes baixas. Porreiro, já não é mau. Mas com muita pena minha só estes itens não chegam para que a viagem se faça sem sobressaltos.

Há muita coisa nele que me cativa mas reconheço que tem de haver boa vontade de parte a parte para ajustar pequenos detalhes que não funcionam, mas estar junto é para isso mesmo, namorar serve para isso. Continuamos a tentar embora a cada dia que nasce mais me parece que estamos condenados ao fracasso. Se resultar ok, se não resultar a vida continua. Nenhum de nós tem nada a perder, não somos casados, não temos filhos, não temos contas a pagar juntos, cada um tem a sua vida, o seu trabalho e a sua casa... por isso tirando perder o amor, não há nada mais a perder.

Perco a alma. Eu pela vida fora já perdi tanto, tantas pessoas, amores que um dia amei de verdade, que seguro-me presa a uma tábua de salvação - estilhaços flutuantes de um barco em naufrágio - com um medo terrível de me afogar. E rezo ao Deus das Tormentas que me salve da intempérie, amaine a tempestade e me faça encontrar um porto seguro onde me abrigar. Estou perdida, molhada, insatisfeita, totalmente à deriva, mais insegura que nunca. Agarro-me aos destroços.

Continuo a lutar. E a afogar-me?

Voltei a pegar num, dois três cigarros depois de 6 anos sem fumar.

43 comentários:

  1. Ana, e não quererás candidatar-te a perder a saúde, assim como um pedaço da tua autoestima e determinação que te fizeram largar os cigarros?
    (Não é estar a ser moralista, mas sim a lembrar-te que talvez valha a pena segurares-te.)
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel Pires: Estou baralhada, esgotada. A afogar-me.
      Sem saber se fico se vou. Se luto ou rendo-me. Se vale a pena até lutar...
      Beijo

      Eliminar
  2. a pessoa só se afoga depois de lutar, muito.

    portanto luta com ou sem cigarros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. conta corrente: Saber desistir pode ser um sinal de inteligência. Não encontro a minha em parte nenhuma.

      Eliminar
    2. só me permito desistir depois de lutar. Depois de lutar e não ganhar é sinal de inteligência desistir. Afinal é preciso forças para o que se segue.
      Luta, luta, luta muito. Sabes das pessoas que tenho o prazer de aqui ler, tudo és de longe a mais parecida comigo. Por isso, luta.

      Eliminar
    3. conta corrente: Cansada de lutar. E a questionar-me já até que ponto valerá a pena lutar. Começo a achar que não vale, e isso será decisivo para que eu desista.

      Eliminar
  3. Quando há duvidas na verdade já não há duvida nenhuma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo: Dúvidas todos temos, a cada passo nas nossas vidas somos confrontados com elas, resta perceber se as superamos ou ficamos atolados nelas. É isso que me falta perceber.

      Eliminar
  4. Quando se perde "O Amor", perde-se tudo... Se não tem medo de perder, não é "o amor". Quando muito será uma paixão.... O Amor torna tudo mais fácil, não querendo isso dizer que não dá trabalho, pelo contrário, é preciso trabalhar MUITO.... Mas é um trabalho que se faz por gosto, e cujo único retorno que se procura, é a felicidade alheia. E essa basta e nos motiva a fazer sempre mais... Não espere/queira modificar uma pessoa para amá-la. Não se modifique para obter o amor alheio. Acima de tudo, o amor começa na admiração que temos pelo outro, e depois continua na felicidade/conforto/paz/harmonia, causados pelos actos/trabalho do outro... é um trabalho de equipa e nunca tem fim... E nunca aceite um amor que não a faz feliz ou que não fica feliz com a sua forma de ser/trabalhar... Com o tempo, aquilo que eram pormenores, viram obstáculos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo: Muito bem dito. Não me quero anular, nem "humilhar" com este amor. Preciso que o outro me acompanhe e faça por mim aquilo que eu sinto merecer. E se isso não acontece por incapacidade, aceito ou continuo a lutar por aquilo que sei de antemão merecer?

      É unicamente esta dúvida que me move. O que ele não faz e onde não chega é por uma tremenda incapacidade, cicatrizes de situações vividas que lhe deixaram marcas, dificuldade em dar e em confiar.

      Eliminar
    2. No amor,não existe dificuldade em dar e confiar. Dá-se por gosto, e confia-se sem saber porquê. A necessidade de afecto, pensa primeiramente em si própria, segundo em si própria e terceiro em si própria... não existe incapacidade em certas "coisas", existem outras prioridades. Mas não "atire a toalha ao chão", às vezes somos nós que somos perfecionistas, e o amor é imperfeito... tem muitos altos e baixos....

      Eliminar
    3. Anónimo: Quem ama confia. Eu sou assim. Vou até ao fim do mundo por quem amo, dou o que tenho e o que não tenho, mas exijo que me acompanhem... que pelo menos lutem por mim, que se esforcem. Se ao meu lado caminha uma pessoa acomodada, incapaz de confiar e de dar só um não faz a dança. São sempre preciso dois empenhados.

      Eliminar
  5. A safe place to smoke, huh?
    Love this post.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada AC. Por tudo o que escreve e partilha que se agarra a mim e faz uma diferença difícil de descrever. Os seus textos fazem-me pensar na vida, na morte, no amor, na amizade de uma forma densa e intensa.
    Ao ler o seu último texto só pensei numa coisa. Na verdade numa musica – esta - https://www.youtube.com/watch?v=Z8lUW9SKquY
    Obrigada por nos escrever
    por dar cor e valor a cada espaço vazio que tenho comigo.
    Susana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana: Adoro essa música.

      I have million reasons to go away, but just give me one good reason and i will stay.

      Just one good reason.

      Escrevo o que me vai na alma. Nada de muito importante para quem lê, mas este blog é meu e o meu registo de pedaços de vida. Da minha vida.

      Obrigada:))

      Eliminar
  7. Bem como seguidora da AC, uma Mulher com M bem grande ...
    Tenho a dizer, que tudo acontece quando tem de ser. No entanto não devemos viver com o que não nos faz feliz, no entanto, tudo tem o seu tempo. Vai chegar a hora que o click se dá, ou é ou não é, se tiveres de baixar os braços e deixar de lutares por esse "amor" chegou e segues ...
    A gente as vezes tenta salvar o que não tem salvação e outras deixamos de lutar por o que nos poderia trazer coisas boas. Digo isto por experiência própria. E cheguei a conclusão com as vivências que numa vida a muitas vidas e em cada uma delas é melhor fazer o que nos faz feliz.
    Um beijinho muito grande e sei que irás fazer o melhor para ti, o que te ira fazer mais feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MDuarte: Essa é a minha forma de estar na vida, é assim que funciono. mantenho o que me faz feliz, elimino o que não o faz e que por isso perde toda a razão de ser.

      Estou na fase em que tento perceber o que verdadeiramente quero e o que será melhor para mim mas praticamente decidida. Falta só a coragem para dizer tudo o que tenho para dizer.

      Beijinho grande e obrigada pela generosidade das tuas palavras.

      Eliminar
  8. Olá AC
    Sempre o Amor a comandar a vida. Que coisa boa é amar perdidamente e continuar a ser livre para recuperar todos os amores que merecemos ou sabemos merecer; sabes uma coisa ? Estive agora em Praga e li-te lá e gostei de te ter por perto com aquela crónica sobre o matraquilho que morreu à tua frente e deixou a namorada à espera.
    Partilho contigo um poema de Anne Quetzal que tenho a certeza que gostas
    Um beijo do
    Joaquim


    Sofia Copolla


    Foi preciso uma vida inteira para te encontrar
    e de um dia para o outro desapareceste; tenho sono mas
    não é para dormir é para te esquecer; há mais de um século
    que me deito na mesma cama a pensar no dia de amanhã;
    sei que um dia vou morrer nos braços de um homem,
    na cama de um hospital, na estrada ou no meio da rua; foi
    preciso uma vida inteira para aprender que de um dia para
    outro, por muito ricos que sejamos, não saberemos onde
    cair mortos e tudo o que precisamos é de um tecto seguro
    e um homem ao nosso lado que se deixe foder
    antes de adormecer.

    Grande puta chamam aos gritos na minha aldeia à mulher
    casada que foi com o camarada de trabalho fazer amor
    para a maracha do rio tejo; ontem de manhã na praça
    não se falava de outra coisa; a maioria são pessoas
    tristes; homens com fome de cona e mulheres com
    falta de caralho; camaradas da mesma terra que sempre sonharam
    morrer de amores na maracha do tejo e morrem
    de velhos sem matarem o desejo.

    Da terra espero as melhores uvas para beber e dar a beber
    do melhor vinho; não tenho casa nem família e nunca
    trabalhei para não apanhar o vício; desde criança que
    ando de mão dada com as grandes complicações da vida;
    tudo o que aprendi durante mais de um século foi o ofício
    de levar as mãos à cabeça para não perder o juízo.

    http://annequetzal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim: Amar não é tão fácil como deveria ser. Devia tratar-se só de borboletas, companhia, gargalhadas e duas pessoas que adoram estar juntas.... mas nada na vida é tão simples.

      Há muito mais por detrás dos panos.

      Eliminar
  9. Sempre achei que encontrar alguém que corresponde à paixão que sentimos por essa pessoa é como acertar no jackpot, na sorte grande. Por vezes a sorte tem o seu lado mais negro, nem tudo são rosas e isso é parte do mundo real. Tu lutas e vais continuar a lutar e tens bons bracinhos para ir nadando com graça. Não te vais afogar, podes pensar que sim e é uma dúvida legítima, mas sinceramente não me parece.

    Beijos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM: Tenho medo de me afogar. Ainda não estou totalmente recomposta da queda que há bem pouco tempo dei e encontro-me fragilizada, carente, magoada e muito mais coisas. Voltar a perder é enfrentar mais uma derrota e eu não queria. Mas a vida está-se pouco lixando para o que eu quero.

      Eliminar
    2. Quem não teria? Só se for masoquista e gostar de sofrer. Perder é uma merda e eu nunca perdi como tu por isso imagino que ainda seja pior.
      A vida lixa-se para as nossas vontades mas ainda não paga imposto ter vontades ;)

      Eliminar
    3. PM: Todos andamos a lutar pelo mesmo. Ser felizes!

      Eliminar
  10. Olá boa noite. Não sei bem porquê mas é um blog que já sigo há muito tempo... e só uma única vez fiz um comentário .Hoje apeteceu-me comentar ou dar o "meu palpite ".Ás vezes complicamos as coisas em demasia... Três post todos diferentes mas abordando o mesmo assunto. Dá ,não dá ,mas estive bem et etc.,justificações disto e daquilo… Ai !!!Eu deixava correr, as coisas vão acontecendo, nem tudo se encaixa e a Ana tem bem a noção disso e desde que não a esteja a “preocupar “ em demasia, tire proveito dos bons momentos que até são muitos .Foi o post de 21 de Janeiro que me levou a comentar e a sua frase “Vivi, e sem medo de nada... viveria tudo de novo”.
    Beijo de uma amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónima: Há coisas que eu não posso relevar. Eu vivo os bons momentos, aproveito o agora mas não posso esquecer-me da pessoa que está ao meu lado e que acorda todos os dias a dizer palavrões, aos pontapés a tudo e de mal com a vida. Com um humor cão. É impossível aguentar isso de forma continuada. E se ele não mudar, é isto que eu quero para mim? É esta pessoa que quero a acordar ao meu lado?

      As minhas duvidas são muitas. Há muitas arestas por limar. Algumas não vão lá nem limando... acho eu.

      Eliminar
  11. O/A Anónimo/a disse tudo e disse bem...

    ResponderEliminar
  12. Concordo genericamente com o que o Sr. Anónimo diz, mas não acho nada que o amor dê trabalho no sentido que a palavra "trabalho" normalmente tem por oposição por exemplo a lazer ou mesmo desobrigação. Se calhar é só uma questão de semântica, mas faz-me confusão ver constantemente falar-se da "construção do amor" associado a algo que se consegue com trabalho como quem constrói uma casa - acho até que o amor, ao contrario, não dá trabalho nenhum, é algo como ir à praia, (quando se gosta de ir à praia), associado sim ao prazer e à vontade de estar com o outro. Aliás, acho mesmo que se para se manter um amor tiver que ser com muito trabalho e construção a dois, não é amor, é teste de paciência. O que dá trabalho é desistir do amor. E muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Solo: Estou de acordo contigo e já o disse lá atrás. O amor deve ser bem disposto, natural, sem esforço, com vontade de estar e de partilhar, sem confusões, nem complicações. Quando se complica tudo, quando se acorda todos os dias intratável, quando se stressa porque o céu está cinzento, ou porque está frio lá fora, ou porque chove, o amor passa para segundo plano e eu questiono-me até onde anda o amor?

      Não tenho pachorra para lutas diárias, puzzles de paciência, para me calar a tudo para não complicar o que já de si é complicado, para me anular totalmente em função do outro. Para deixar ir correndo o "amor" sem saber onde vai dar.

      Nhaaaa... algo vai mal neste amor.

      Eliminar
  13. Ao dizermos que "Se resultar ok, se não resultar a vida continua" a partida é porque já não há muito por onde pegar numa relação,por muito que nos esforcemos e que queiramos parece que as coisas estão condenadas ao fracasso.Sei bem o que é estar numa relação e dar tudo de mim e sentir que as coisas estão erradas,que por muito que dê de mim nada parece importar,sei disso tão bem e é algo tão recente que me sinto completamente destruída,mas também não é de mim que interessa falar aqui.Parece me que o que mais te custa nem são as coisas menos boas que a outra pessoa tem mas sim dares de ti a essa pessoa,partilhares com ela o teu tempo,o teu espaço,o teu coração e sentires que é tudo em vão e que por muito que te dês no fim vais perder,e é tão mau perder,sentir de novo o sabor da derrota,é sentir que mais uma vez deixaste os medos e as duvidas de lado e que te entregaste a algo que pensavas ser bom e no fim não é,é sentir que pode ter sido um desperdício de tempo e sentimento,já para não falar na energia que uma relação assim nos faz desperdiçar,ao ponto de nos fazer sentir que não somos nada.Pior que todas as duvidas e todas as perdas é assumirmos para nos próprias que mais uma vez perdermos,é termos a percepção exacta que não vamos chegar a lado nenhum,é por os nossos sentimentos em palavras e dizê lo em voz alta.
    Amar não devia ser tão difícil,devia ser sorrisos e borboletas no estômago,devia mas não é e por esta vida foram ainda vamos perde muitas vezes,e de todas elas vamos cair e levantar.
    Faças o que fizeres tu estás sempre em primeiro lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia V: É exactamente isso. Dar tudo e sentir que o dar tudo é pouco. Que nada chega. Que por muito que dê vai ser sempre pouco e pelo caminho sentir que o outro dá muito menos e se esforça muito menos.

      Já falámos sobre este desequilíbrio da balança. Ele pediu-me tempo. Vou-lhe dar esse tempo e continuar a apostar. Logo vejo onde tudo isso me leva.

      Eliminar
  14. Deita-se cedo e desinteressado no que poderia fazer se ficasse acordado acorda a disparatar e entre esses dois momentos revela-se amorfo...

    Afinal a que se deva essa atitude masoquista de insistir no que não vale a pena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo: Chama-se amor. Amar alguém que é assim, está apostado em mudar alguma coisa... e lutar por aquilo que se quer.

      Eliminar
  15. O amor é fodido... Já alguém dizia e eu não posso concordar mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo: Miguel Esteves Cardoso disse que o amor é fodido. É sim... amar é fodido.

      Eliminar
  16. DO AMOR
    Talvez seja simples saber
    o teste é elementar
    se frente
    um ao outro
    o resto do Mundo
    desexistir
    Então é A mor!

    Abraço,
    Leanor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leanor: Juntos o mundo lá fora não existe e o tempo pára.
      Talvez seja amor.

      Beijo*

      Eliminar
  17. DO AMOR
    Talvez seja simples saber
    o teste é elementar
    se frente
    um ao outro
    o resto do Mundo
    desexistir
    Então é Amor!

    Abraço,
    Leanor

    ResponderEliminar
  18. Por norma do amor não gosto de falar porque há muito que o universo gosta de brincar comigo, embora nunca me tenha arrependido de viver tudo o que já vivi em prol do dito amor... mas há algo que aprendi a duras penas e que quase me levou à loucura no final dessa relação, jamais mudamos quem quer que seja, essa é uma esperança vã. Se o outro não quiser mudar, há traços, feitios, defeitos ou virtudes, pouco importa que nunca vão mudar são pertences dessa pessoa...

    Agora do pouco que conheço de ti, e de tão parecida que és comigo, em tanta coisa, jamais vais desistir de tentar... e se o não fizeres vais ficar arrependida de não ter feito, és demasiado grande para viver de arrependimentos desse tipo... antes doer porque viveste.

    Não mudarás a essência dele, mas a tua também não muda!...
    SEGUE APENAS O CORAÇÃO!



    Beijos miúda gira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sil Maria: Entendeste-me na perfeição ( ou não fossemos tão parecidas realmente). Tenho que tentar, tenho que lutar pelo que sei que quero, estou a conseguir bons resultados e isso faz-me feliz. Sabes uma coisa? Tem valido a pena e o resto que se lixe.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.