quarta-feira, 23 de maio de 2012

E hoje o discurso possível é este...



                                                                              
Não estou bem, sinto-me inquieta, triste, ligeiramente alheada do que me rodeia, magoada com algumas coisas com que a vida me tem presenteado e quando toca a campainha da emergência e corro à Trauma Room, não estou preparada para o cenário que vou encontrar ...
Chama-se Rafael tem 20 anos e foi atropelado pelo tractor que conduzia, fenómeno muito frequente e que eu desconhecia. enquanto ajudava os pais na lavoura, numa pequena exploração agrícola de cariz familiar. 

Doente entrado, politraumatizado grave com esfacelo profundo da perna esquerda, e parte da zona pélvica e abdominal.Suspeita de fracturas várias na bacia, ramo isquiopúbico, crista ilíaca à esquerda e perda de massa escrotal. Apresenta-se à entrada instável mas reactivo, e responde a ordens simples, orientado no espaço e no tempo, verbaliza factos e recorda o acidente.

Começo uma conversa, enquanto toda a equipa inicia os procedimentos gelafundina em perfusão, dextrose em soro, tipagem, e contacto com o serviço de sangue para 4 unidades imediatas de plasma ...que fazias Rafael? Já não responde, em segundos leio no monitor que as saturações caíram a pique, a frequência cardíaca diminuiu, e as tensões aproximam-se de valores demasiado perigosos..Bipem a anestesia rápido, aproximem carro da reanimação ele vai entrar em paragem.

A Lsd, salta para o degrau da reanimação e inicia reanimação cardio respiratória, decorrem 5 minutos, substituo a Lsd revesamo-nos enquanto a anestesista procede à entubação oro-traqueal do doente, o Pedrinho carrega o desfribilhador, o Duarte prepara epinefrina, adrenalina para estimulação cardíaca.
Insistimos, já passaram 15 minutos, continuamos a insistir, o cirurgião olha para a anestesista, a anestesista olha para o cirurgião, o Duarte substitui-me no degrau da reanimação...ninguém pára, não se desiste, aqui não somos malta de desistir, passam mais dez minutos, a Judy avança e substitui o Duarte, que desce com a camisa fora das calças, e uma mancha de suor nas costas.

A Judy  está num esforço tremendo, a Picolé empurra-a e diz-lhe salta daí, agora sou eu...mulher pequenina, metro e meio de gente, cheia de genica, salta em cima do torax do doente e afunda-se com uma força, e uma raiva incríveis, desfribilhador novamente...insiste, não desiste, numa sequência interminável que se arrasta em minutos que parecem não ter fim.

Mas tem fim...
Fim para nós e fim para o Rafael que tem carinha de anjo, nome de anjo, e repousa com os anjos. 
Hoje não foi dia,  foi  o raio de uma noite de merda.

Quero uma cama quentinha, quero um beijo de quem eu sei, e quero fechar os olhos e esquecer-me.

27 comentários:

  1. Tens uma profissão que consegue reunir duas características muitas vezes incompatíveis: é desgastante e compensadora.

    Lidar todos os dias com a morte não é fácil. E quando ela é "contra natura" ainda é mais complicado. Mas poder contribuir para uma vida é do mais recompensador do mundo.

    A morte venceu desta vez. Outras vezes existirão que tu, e quem te acompanha na profissão, conseguirão vencer.

    Beijo enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ni: Fico exausta depois de uma noite assim...tenho sono, estou extremamente cansada mas não consigo dormir, tenho que me distrair, tenho que estar ocupada para não me lembrar.

      beijo Enorme

      Eliminar
  2. Vocês fizeram tudo o que podiam. A vida, infelizmente, é efémera e tremendamente injusta. Deveríamos agradecer a Deus por ainda por cá andarmos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FireHead: Eu tenho bem a noção disso tudo e se há coisa que eu agradeço a Deus todos os dias é pelo facto de estar viva e ter saúde...acredita que não me esqueço.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Orquídea Selvagem: Obrigada pelo beijinho, sabe sempre bem ter alguém que goste de nós.:)

      Beijinho também para ti rapariga flor.

      Eliminar
  4. Não sei se sou eu de quem tu sabes, mas dou-te um beijinho na mesma. Um beijinho na testa, como se dá às princesas. Aconchega-te e adormece. Serena. Tu mereces um sono de anjo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. francisco: Adoro que me façam sentir uma princesa, e o teu beijinho é muito bem vindo, e a tua amizade e carinho também.

      beijo enorme Kiko

      Eliminar
  5. uma merda...sim infelizmente é relativamente frequente. creio ter havido uma proposta governamental, há já algum tempo, para que os tractores passem a vir equipados com os chamados "santos", aros de aluminio localizados junto ao banco para em caso de capotamento, o tractor não esmagar o condutor. provavelmente isso ajudaria a evitar alguma gravidade nos acidentes.
    não imagino o que seja ver alguem dessa idade a morrer. dve ser mt triste, mesmo sendo alguem que não nos diz nada, mesmo trabalhando diariamente com a morte.
    um prof meu na universidade (prof cassiano reimão), disse um dia que a nós (os das humanidades e filsoofia em particular) faltava-nos a visão dos médicos e enfermeiros e a eles, a nossa visão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João: Verdade foi pesquisar e sim ..já há algum tempo que se fala nisso, de os tractores terem realmente umas barras de protecção para quando tombam devido ao acidentado do terreno não esmagarem os condutores.. para este desgraçado, essa legislação já não foi a tempo.

      beijo Johnny bot

      Eliminar
    2. boy* estou em modo off, e literalmente a dormir de olhos abertos.

      Eliminar
  6. Ana Virgínia: Obrigada pela visita. Bem vinda por aqui.Assim que tiver um bocadinho vou tentar passar.

    beijo*

    ResponderEliminar
  7. minha querida, um beijo do tamanho do mundo! gosto muito de aqui vir por tudo o que nos transmites. admiro-te!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. belle du jour: Sou tão vulgar que até chateia, e não tenho virtudes nenhumas, mas tenho sentimentos, tenho coração e sofro ou rio como o comum dos mortais.:)

      beijo enorme

      Eliminar
  8. Ainda há dias lia que os tractores agrícolas são responsáveis por mais de 300 mortes só nos últimos 10 anos. Aquilo é muito mais perigoso do que parece, não quando os vemos nas estradas mas sim nos campos, devido aos declives, por isso acontecem tantos acidentes.

    Foi pena. Ninguém merece morrer assim. Dorme bem e recupera.
    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Martini Bianco: Depois a faler com os agentes que tomaram conta da ocorrência, fiquei a saber exactamente isso e que tal como o João, disse ali a trás esta prevista legislação para acabar com estas mortes idiotas...Tive tanta pena, ele estava a trabalhar o que é de louvar, estava a ajudar os pais o que nos tempos que correm ainda é de louvar mais,e depois sofre uma acidente estúpido como este. Foi azar? Foi o destino? Caraças a vida é tremendamente injusta.

      Beijo enorme Martini boy

      Eliminar
    2. atrás* correcção de erro

      Eliminar
  9. A vida, às vezes, é mesmo uma merda! Nem imagino o abraço que se pode dar nessas alturas, nem as palavras que se podem dizer.

    Lutar por uma Vida é algo que está para além da minha imaginação. Lutar todos os dias com o Ceifeiro é algo de hercúleo. Por mais palavras que se possam escrever, nunca estas serão as suficientes para expressar gratidão ou apoio na vossa luta contra o Destino.

    Que a raiva pela injustiça se desvaneça e amanhã possas ter um dia maravilhoso! Bom sono e sonhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Walter Ego: O raio do ceifeiro persegue-me...eu bem tento fugir dele, dar asas ao meu lado estouvanado, esquecer-me que existem desgraças e injustiças, mas há dias que não dá.

      Obrigada pela simpatia e pelo carinho, sabe sempre bem.

      Beijo*

      Eliminar
  10. claramente, não teria estofo para lidar com situações como esta. tens o meu respeito e admiração garantidos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pedro b: E tu o meu, gajinho original e criativo, como há poucos...

      beijo* Peter boy

      Eliminar
  11. não existem palavras para o que acabei de ler...
    vcs são verdadeiros herois e tu sabes que dou muito valor á vossa classe ;)

    bj doce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SinneR: Somos gente normal, sem heroísmos, somos de carne e osso, temos fraquezas, sentimos emoções básicas ou raiva e revolta...e por vezes até choramos...

      beijo enorme*

      Eliminar
  12. Toma lá um abracinho para te confortar...espero que não tenhas muitos dias de merda como esse...é tão triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SuperSónica: Um abracinho é sempre bom...aquece, e faz sorrir:)

      beijo* Miúda simpática

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.