domingo, 15 de abril de 2012

Há coisas que só visto... (ou dispo)



                                                                         

Paciente do sexo masculino, 28 anos, entrado na sala de emergência, vitima de acidente de viação por choque frontal contra um painel outdoor na via pública durante uma perseguição policial, recebido à entrada com sinais vitais estáveis, consciente, orientado, score 15, minimamente colaborante, mas apresentando sinais de dor intensa, e talas imobilizadoras nos dois membros inferiores. Possíveis fracturas cominutivas da tibia e peróneo em ambas as pernas por lesão traumática.

Assim que recebo um doente e se ele se encontra consciente a primeira coisa que faço é perguntar-lhe como se chama, dizer o meu e começar a trata-lo pelo seu nome calmamente, tranquilizando-o dentro do possível e falando em voz baixa e com alguma ternura. Tenho por norma que quem está ferido, encontra-se em ambiente hostil, quase sempre assustado, e sem saber muito bem o que o espera, onde se encontra, e com quem lida...

Chama-se Bruno, tem cara de miúdo, franzino, meio assustado, muito queixoso e explica-me como sofreu o acidente, viajava no lugar do pendura, o colega apenas sofreu escoriações ligeiras nas mãos, é um acidente de trabalho, exige o cumprimento de normas especificas, teste de alcolemia, despistagem de substãncias toxicas e mais eteceteras. 

Explico-lhe os procedimentos e pego na tesoura para lhe começar a cortar a roupa, olha para mim e pede-me por tudo para não lhe cortar a farda, sobretudo o blusão, por favor tente tirar-me a roupa, não ma corte, eu tenho que pagar a farda, é me descontada no salário, insisto, mas tem que ser não há outra hipotese, e alem disso isto é um acidente de trabalho, o seguro deve cobrir este desaire. Não, não cobre...por favor peço-lhe não me corte a roupa, olhe para mim...olhei-o, olhos nos olhos... Sabe, são duzentos euros e esse dinheiro faz-me falta.

Parei para pensar durante alguns segundos e compreendi...há razões que a própria razão desconhece..não sabia que as forças de segurança tinham que pagar as próprias fardas mesmo num acidente de trabalho... o meu fardamento é me dado pela entidade empregadora, e quando tem nódoas que não saiem ou apresenta sinais evidentes de desgaste basta-me ir à secção de rouparia e requisitar um novo.

Fiz um esforço enorme para em conjunto com os meus colegas lhe despir a farda, blusão, camisa, camisola de lycra, com imenso cuidado para lhe proteger a coluna cervical que ainda não estava estudada e podia apresentar lesões graves. Avaliei eventuais traumas da coluna, e fiz aquilo que não podia, me é interdito, e o código de conduta em politraumatizados não permite, mas as regras existem para ser quebradas em prol de uma boa causa, a favor de  muitos Brunos  que nesta vida me protegem, defendem, arriscam a vida por mim, têm familia para sustentar, são extremamente mal pagos, constantemente agredidos e que infelizmente até o fardamento lhes é cobrado.

Porra, life is a bitch....


42 comentários:

  1. é triste mas os membros pertencentes às forças policiais portuguesas, não têm nada que os dignifique e que honre o trabalho que fazem diariamente. arriscam a vida, a qualidade de vida e são tratados como uns miseráveis. é o nosso país...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. belle du jour: desconhecia por completo que tinham que pagar a farda...livra sofrem um acidente de trabalho e têm que pagar a farda????
      Em que país vivemos??

      Eliminar
  2. Irónico e seria divertido, se não fosse verdade :(

    (é de mim ou hoje é o dia oficial de exprimir a vergonha de ser Tuga!!??)

    Beijinho miúda cujas regras são transparentes* :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confuskos: Fico triste e sou sensível a estas coisas, a vida está muito difícil, sei que ganham pouco e 200 euros ainda é dinheiro...

      Eliminar
    2. Confuskos: Não duvido não, ganho a 8 euros à hora e sei bem o que tenho que trabalhar para ganhar 200 euros...:)

      Eliminar
    3. Sabes quanti eu ganho e por isso entendo ainda melhor!

      E não conto com a ADSE, entre outros!!!

      Beijinho*

      Eliminar
    4. ConfusKos: A adse hoje em dia não vale nada, quem tem um seguro de saúde está muito mais bem servido, acredita em mim.

      beijinho* Confuskinos

      Eliminar
  3. Concordo que quebres regras se é uma opção consciente. E, neste caso, ainda mais. O teu post é bonito, em homenagem a quem nos protege e nem é reconhecido ao ponto de lhes fornecer o material para cumprirema sua missão :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pusinko: Quebro regras sempre que a emoção se sobrepõe à razão, sou muito humana, e sei as dificuldades que no dia a dia todos enfrentamos para sobreviver...

      Eliminar
  4. Respostas
    1. ana para os dois lados: O blogger anda doido...a resposta ao teu comentário saltou ..e encontra-se em baixo.

      Eliminar
  5. Pois é amiga AC eles tem que pagar tudo até uma amolgadela no veiculo onde perseguem um ladrão um homicida ou um violador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MisterCharmoso: Tremendamente injusto! Desconhecia isto por completo, e juro que não entendo..tanto dinheiro mal gasto em tanta porcaria, tantos carros de estado, tantas mordomias para uns, e não há verbas para financiar fardamento à policia...MEEEDO!!!

      Eliminar
  6. ana para os dois lados: Bem vinda por aqui, ainda não tinha tido oportunidade de te receber.
    Sim só neste país quem tem o azar de ter um acidente em trabalho, ainda é penalizado por isso...inacreditável:)

    ResponderEliminar
  7. Devia ser para meditar o teu texto mas estou a olhar para um cata-vento em frente ao local onde me encontro..e ele gira de uma forma semi-alucinada!

    Sab.14/04 (blog Utena)
    A propsito de crianças
    ".....adquirem maus comportamentos e maus habitos em que ninguem lhes impoem regras..."
    Domingo 15/04 (blog da AC)
    " ...mas as regras existem para serem quebradas em prol de uma boa causa..."

    Para ti as crianças não são uma boa causa, mesmo que não sejas mãe?
    È verdade " life is a bitch ", mas um pouco de coerência e humildade, uma vez por outra, tambem não faz mal a ninguem... e obviamente que não ponho em duvida que executaste a tua tarefa em prol de uma boa causa mesmo que o tenhas feito contra as normas e regras estabelecidas no protocolo sobre este particular.

    LabX

    ResponderEliminar
  8. LabX: Sejas bem vindo por aqui. Sou mulher, logo tenho sempre qualquer coisa de incoerente, que muda consoante o meu humor, as hormonas ou a Tpm mas isso tu já sabes.

    Mas não é o caso. Aqui não há incoerência nenhuma... devem existir regras, cumpro-as na maior parte das vezes, não me faz confusão nenhuma obedecer e ter que cumprir o que está pré estabelecido, neste caso especifico quebrei uma regra, e neste caso especifico foi em prol de uma boa causa, senti-me bem por o fazer..

    Em relação ao comentário que fiz no blog da Utena, em que acho que as crianças devem ter regras e um fio condutor que as oriente também não vejo contradição nenhuma entre uma coisa "as regras das crianças" e o "quebrar esporadicamente de regras" em beneficio de alguém...uma coisa nada tem a ver com a outra e decerto não me percebeste.(ou eu não me soube explicar).

    ResponderEliminar
  9. Maravilhoso tema amiga estes homens e mulheres protegem-nos sem ninguém que os defenda e quando algo corre mal são sempre a eles que apontam o dedo e tratam mal.
    És uma mulher especial... e sim certas regras devem ser quebradas mas todos os comportamentos devem ser bem orientados.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Utena: Exacto, tal e qual o que eu defendo, se a mais valia de quebrar uma regra for superior ao seu prejuízo, vale a pena, senão...nem por isso.

      Por vezes até nos esquecemos que são homens comuns e mortais como nós:)

      Eliminar
  10. LL: Ou como as bruxas, ninguém acredita nelas, mas o que é certo é que elas existem... :)

    beijo*

    ResponderEliminar
  11. Ha dias que foram criados para nem sairmos de casa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vintense: Temos que viver o melhor possível com o que temos, e dar a volta às situações com algum humor, e muita boa vontade... e jamais cair no estereótipo de vitima, ou coitadinho.

      Foste desafiado por mim alguns post's atrás rapaz desaparecido..são só algumas perguntinhas, se quiseres responde, gostava muito.

      Eliminar
  12. 59ª vez que escrevo e apago o comentário. Boa noite e bjs. Não me apetece falar disto!
    Lê e chora para veres quem é que é mal pago... :/

    http://www.ptjornal.com/201202105365/politica/passos-coelho-politicos-portugueses-nao-sao-bem-pagos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Josh Gottam: Não fales, não digas nada, gosto de te saber por aqui, e a tua presença mesmo que em silêncio chega-me...

      Pois, coitados dos políticos que estão mal pagos. Eles esquecem-se é que recebem mais do dobro do salário em mordomias, motorista, cartão de crédito, alimentação, ajudas de deslocação, despesas de saúde, seguros vários, telemóvel...e muito mais coisas que eu desconheço, eu se me pagassem as despesas todas era uma princesa...

      Eliminar
    2. Então deixa-me meter-te um pouco mais mal disposta...
      http://www.cga.pt/Legislacao/Subvencao_mensal_vitalicia.pdf


      http://www.parlamento.pt/Legislacao/Documents/Legislacao_Anotada/EstatutoRemuneratorioTitularesCargosPolitico_Simples.pdf

      bjs. :)

      Eliminar
    3. Josh Gottam: Socorro, cambada de oportunistas, chupistas...livra!!!

      Não me envies mais links, já estou mal disposta para um mês:)

      beijinho* Josh boy

      Eliminar
  13. É por isso que nem entendo o facto da nossa polícia ou qualquer outra força de segurança, seja ainda assim tão pouco corrupta como o é. Já estive em paises onde é preciso pagar por tudo e por nada à policia (no leste por exemplo) ou em paises onde por qq infração que desconhecemos, somos multados pela policia e nem recibo nos dão, como aconteceu a um amigo meu no México (para além de que esses bófias aceitaram o dinheiro em pesos mexicanos, dolares e euros).

    É muito triste ser policia por cá. É triste ter de pagar pela farda, não poder acelerar atras de criminosos porque se acontecer algo ao carro quem paga é os agentes. Lamentável

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Martini Bianco: No Brasil também é assim, muita corrupção e temos que dar sempre algum dinheiro aos policias para nos deixarem prosseguir...pelo menos no Nordeste.

      Por cá ainda vai havendo gente honesta, que a unica coisa que quer é fazer o seu trabalho o melhor que sabe e lhe deixam... e levar o vencimento para casa:)

      Eliminar
  14. É com muito orgulho que eu sou filho de uma polícia, sobrinho de dois polícias e neto de um polícia. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FireHead: Filho de uma policia, muito bem... aí em casa há a verdadeira mulher de armas...:)

      Eliminar
    2. E o meu pai também é um homem de armas... ou não fosse ele militar. Uma combinação perfeita. :)

      Eliminar
    3. fireHead: O meu pai também era militar...agora reformado do exercito.

      Eliminar
  15. Tu tens uma profissão nada justa e até ingrata...
    Sabes, na semana passada postei esta imagem no facebook mas pelos motivos de que a imagem fala por si...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SuperSónica: Quando a vida é um cocó há que contornar a questão e aprender a lixá-la de qualquer forma, daí a imagem, e é o que eu faço todos os dias dou a volta aos azares que me aparecem.... os meus e os dos outros, o melhor que posso e sei:)

      Eliminar
  16. Olha querida tens uma prenda em forma de selo no meu blog para ti. Se quiseres cola-o no teu blog ou guarda-o para ti. Está aqui
    http://mistercharmoso.blogspot.pt/2012/04/50000-visitas.html
    Beijo charmoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MisterCharmoso: Estragas-me com mimos...claro que quero e vou buscar assim que puder...Obrigada:)

      Beijo*

      Eliminar
  17. Bolas, fiquei triste com esta história... Quantos e quantos Brunos neste país fora... Mal pagos e ainda tem que pagar a própria farda. E ainda por cima cara... 200 euros é muito dinheiro...

    Bolas :(

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lu! Acho que o blusão é que é muito caro, o resto nem por isso, mas o total é que deve ficar por esse valor...:)

      Bolas, bolas, bolas.

      beijinhos Lu zinha

      Eliminar
  18. É verdade. É pago do bolso de cada um... há fardas mais caras, outras mais baratas.

    Depois há grandes bestas, que ensinam outras grandes bestas, a estragar fardamento em manifestações.

    Esses sim, esses deviam ficar estendidinhos numa média de 100 por dia.

    Tantas coisas...um dia escrevo um livro.

    ResponderEliminar
  19. Manuel: E diz que até os coletes à prova de bala são em numero insuficiente por isso a maioria dos profissionais opta por comprar o seu que ronda os mil euros, dependendo da qualidade, isto dito pelo agente Bruno, que acabei por acompanhar à tac e com quem estive algum tempo a conversar.

    Enquanto não escreves o livro, escreve um post e diz de tua justiça.

    ResponderEliminar
  20. Quando digo que a minha profissão é ingrata é por isto e muito mais... Daria um livro o que eu poderia dizer acerca das injustiças e calamidades dentro das próprias Forças de Segurança. É uma profissão que perde, a cada dia que passa, a dignidade e o respeito. E para nós é muito fácil senti-lo na pele, como foi o caso desse meu colega, que depois de um acidente em serviço tem que pensar, no meio das dores, que o dinheiro da farda lhe faz falta!! É uma vergonha. E eu sinto-a todos os dias de trabalho por saber como as coisas funcionam... Tentar dar o melhor de nós próprios em prol dos outros e sentirmos que o apoio é quase nulo é, no mínimo, frustrante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor Geninho: Agora começo a entender certas coisas...que injustiça.

      Beijo* Grey boy

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.