domingo, 26 de fevereiro de 2012

Vendem abraços? Compro dois...


                                                                           

Tive um dia de merda. Trabalhei todo o dia sob um stress danado, e acabei o turno numa ambulância medicalizada aos solavancos pelas ruas esburacadas de Lisboa, em desequilíbrio constante, agoniada pelas curvas e pela trepidação, capaz de vomitar em cima do doente e do médico que me acompanhavam, ou melhor que eu acompanhava.

Para rir só mesmo os nossos diálogos, el doctor, era de nacionalidade cubana falava-me em espanhol, eu falava-lhe em português, e ele respondia-me num sorriso simpático: Non te entiendo, ao que eu repetia o que tinha dito num espanhol macarrónico, mas entendível. Perceptível só mesmo a minha cor cada vez mais amarela, num lindo tom próximo do castanho diarreia, e os vómitos que já não conseguia controlar.

Seguimos todo o caminho aos arremessos na ambulância, (aterrei ao colo dele uma vez) e aos arremessos na língua...ele falava-me em "caderas" "espalda" e eu não via cadeiras, falava-me em rodillas, e eu olhava para as rodas da maca de transporte, "borra tudo"...caraças, porque é que não aprendi espanhol, hoje dava-me jeito, caderas é bacia, rodillas é joelhos...pois...borrar é apagar, desfazer.... não percebia patavina..népia.

Cada vez me sentia pior, queria mudar as seringas no injector e já não via nada, sentia a velocidade debaixo dos pés, os objectos a deslocarem-se à minha volta, e o raio do destino que nunca mais chegava, el doctor hablava, hablava....mas eu desliguei...non te entiendo.
Vou apagar...

Acabei por chegar ao distrital da área de residência do doente, sentada no chão da ambulância, branca como a cal, com a cabeça enfiada dentro de um saco plástico, com um soro com metoclopramida enfiado no braço, e com uma vontade de regressar a Lisboa, num jacto particular, e de preferência sentada numa poltrona vip.

Hoje apetecia-me um chá quente, um abraço imenso de mãe...ou só um abraço.

48 comentários:

  1. Não é vendido... é virtual mas muito apertado: aqui vai o meu abraço!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. teardrop:Um abraço é sempre um carinho, e mesmo deste lado, eu sinto-o.;)

      Obrigada, beijinho

      Eliminar
  2. Um abraço virtual ainda consigo dar e com todo o carinho.

    :)

    ResponderEliminar
  3. (assim vais praticando... roubo as palavras ao mestre e dedico-tas a ti!)

    Para mi corazón basta tu pecho,
    para tu libertad bastan mis alas.
    Desde mi boca llegará hasta el cielo
    lo que estaba dormido sobre tu alma.

    Es en ti la ilusión de cada día.
    Llegas corno el rocío a las corolas.
    Socavas el horizonte con tu ausencia.
    Eternamente en fuga como la ola.

    He dicho que cantabas en el viento
    como los pinos y como los mástiles.
    Como ellos eres alta y taciturna.
    Y entristeces de pronto, como un viaje.

    Acogedora como un viejo camino.
    Te pueblan ecos y voces nostálgicas.
    Yo desperté y a veces emigran y huyen
    pájaros que dormían en tu alma.

    "Para mi corazón... - Pablo Neruda"

    (Beijinho*)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confuskos: Derretes-me o coração..Pablo Neruda, o homem das palavras de amor quentes e sensuais, e no meio disto tudo...deixaste-me sem palavras.

      Um abraço imenso para ti...retribuo-o com generosidade.

      beijinho* Rapaz de mi corazón

      Eliminar
    2. Humm... ficaste sem palavras, logo tu, que ultimamente andas com o dom de as usar!! :)

      Beijinho grande e um abraço*

      Eliminar
    3. Confuskos: Eu dom? Nhaaa, não tenho dom de nada, nem sou especial em coisa nenhuma...absolutamente vulgar!

      Eliminar
    4. Eu não disse que eras....

      (eu sei que és)

      Beijinho*

      Eliminar
  4. Não precisas de comprar... Dou-te dois e um sorriso, boa?! () () :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algures: Estragas-me com mimos pah, logo dois..e ainda tenho direito a um sorriso?

      Obrigada, beijinho para ti, e levas o sorriso de volta oferecido por mim.

      Eliminar
  5. eu deixo-te um beijo e um sorriso!de graça...

    tem uma boa semana, feliz!

    -______-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gadreel: Vou ter uma boa semana, e farei por ser feliz...pelo menos no que depender de mim:)

      Obrigada, beijo e uma excelente semana para ti.

      Eliminar
  6. Tens pois, e não sei o porquê de tanta admiração! Estás "só" a colher aquilo que semeias...

    Beijinho Atenciosa! :-)

    ResponderEliminar
  7. Cara AC, fica então com o calor de quem te acompanha por cá, e com o abraço invisível de um colega blogosférico anónimo. Sorri, esperam-te melhores dias. E estou/estamos aqui para te apoiar neste dias de merda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eros: Obrigada pelo calor e pelo abraço.

      Eu sei que sim, melhores dias virão..foi só um enjoo.

      Eliminar
  8. Abraço, bem apertado, acompanhado de muito mimo! **

    ResponderEliminar
  9. Compreendo muito bem.

    Força, chavala.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel: Suponho que tu deves saber bem o que é andar de pé, em farroncas velhas, que parece que vão a perder peças pelo caminho..eu que nunca enjoo, nem no mar..não sei o que me deu.

      Eliminar
  10. Porque quando precisamos deles (abraços); os muitos tornam-se poucos...
    Aqui vai mais UM!!!
    Melhor semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abelha Maria: São sempre poucos, os abraços..agarro todos os que me dão:)

      Obrigada, abelhinha.

      Eliminar
  11. Toma lá um abraço meu também, AC. :)
    De resto, ossos do ofício... e a constatação cabal de que os gajos que falam espanhol têm mesmo a mania de pensar que nós é que temos de os entender, ainda por cima aqui em Portugal. Nem sei como é que fizeste uso do teu "espanhol macarrónico". Comigo aqui em Portugal ou se fala português ou se fala aquilo que eu quero que falem comigo, como por exemplo chinês. Não são os outros que vêm para cá impor coisas, era o que mais faltava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FireHead: Nós somos um povo que fazemos um esforço imenso para entendermos qualquer língua..e os espanhóis têm esta coisa que não compreendem nenhum idioma excepto o deles. Este que ia comigo era muito simpático, mas via-se mesmo que não me conseguia perceber.

      Eliminar
  12. ...o que te deu se calhar foi excesso de trabalho, cansaço acumulado, um dia daqueles em que estamos menos resistentes, algo assim.
    Abracinho meu, aqui vai. Bem apertado, como eu gosto.

    Beijinhos pati.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. francisco: Foi mesmo um tremendo enjoo, tinha bebido leite ao lanche, e o meu estômago em conjunto com as curvas, fez uma química e reagiu.

      Obrigada, pelo abracinho apertado, esses também são os meus preferidos.:)

      Eliminar
  13. Não se vende o que é dado com todo o carinho.
    Espero que estejas melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Utena: O que é dado com todo o carinho, sabe muito melhor.

      Já estou fixe...dá-me forte mas passa-me depressa.

      beijinhos*

      Eliminar
  14. gostei articularmente da parte do abraço da mãe...nada como a mãe, essa instituição!

    pena que precisameos de médicos estrangeiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João: Abraço de mãe, é o único que é insubstituível.Eu quando estou mais fragilizada, ou a precisar de carinho a primeira coisa que me lembro é da minha mãe, e dos mimos dela.

      Precisamos de médicos estrangeiros porque as faculdades de Medicina continuam com numerus clausus e médias de entrada altíssimas...como temos falta de médicos, vêm para cá estrangeiros e com médias de admissão nas faculdades dos seus países de origem muito baixas, e dificuldades de comunicação... porque falam mal a nossa língua e escrevem ainda pior:)

      beijinho* Rider

      Eliminar
  15. Respostas
    1. Pulha Garcia: Um abraço de um gajo que apregoa aos quatro ventos que é um sacana..(mas dos bons) é sempre um abraço especial para mim.

      Obrigada, velho Pulha

      Eliminar
  16. Pare teres desejado um abraço da mãe é porque foi mesmo um dia terrível, acredito!!!
    Meiguices à parte, se há coisas que nunca consegui entender foi o facto de brasileiros ( que falam português!!!! ) e todas as nacionalidades de língua espanhola não nos entenderem, mas nós lá vamos apanhando aquilo que eles dizem!
    Será caso para dizer: Morcões!!!
    hehehe
    Beijocas, linda. E boa semana ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lolita: Não sei se já alguma vez assististe ao espectáculo que é um espanhol a falar uma língua estrangeira...inglês, francês, ou português..eles não enrolam as palavras, baralham-se todos e misturam termos estrangeiros com palavras espanholas...não têm mesmo jeito para a coisa.
      Nós damos uns toques em todas as línguas, somos o povo do desenrascanço, ou não fossemos portugueses.

      Morcões pois...hehehe

      Beijocas* L girl

      Eliminar
  17. Hum, AC senta-te aqui à minha beira, o chá kukicha está no bule, enquanto a água fervente extrai os componentes, anda cá que eu dou-te um abracinho :)

    Beijinho AC*Girl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina: Sento-me no chão, e partilho uma dose de boa companhia e conversa enquanto bebo um chá quentinho na tua companhia.

      Obrigada.

      beijinho* Kat girl

      Eliminar
  18. Abracinhoooooooooooooo grande e apertado. (os meus são à borla!)

    ResponderEliminar
  19. tenho braços super fortes. braços de popeye! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pedro b: Adoro o Popeye, Tem muito músculo, mas é carinhoso e inteligente na forma como lida com uma Olivia Palito extremamente burra..o sonho de qualquer mulher...hehehe.

      Eliminar
  20. Em primeiro lugar, toma lá [[]] abracinhos :)
    De seguida, explica-me lá porque é que o raio do cubano não aprende a falar Português?! Só os médicos é que podem vir para Portugal sem sabe falar 1 de Pt... Parece-me mal..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Josh Gottam: Abracinho aceite.

      Pois, parece que sim..o estatuto deles dá-lhes essa hipótese, coisa que noutras classes profissionais não é admissível.

      Habitua-te, o que há mais por aí são médicos dos Palop, do leste, e da América do sul, e cada vez vAI haver mais, querem pagar pouco e os nossos não estão pelos ajustes, preferem ir para as privadas, estes trabalham mais horas e ganham muito, mas muito, menos.. É a vida!

      Eliminar
    2. Ainda há pouco tempo me contaram de uma situação em que se tentava salvar uma vida, as enfermeiras a falar obviamente PT e o médico a lingua dele... foi lindo (pk o doente se safou, claro!). Diz quem assistiu...

      Eliminar
    3. Josh Gottam: Um dia conto aqui uma cena que tive com uma médica ucraniana...lindo!!! hehehe
      Assim dessas..dialogo de surdos.:)

      Eliminar
    4. Como raio passam eles as receitas é que me faz confusão... :) Felizmente que agora já se passam receitas pelo principio ativo :)

      Eliminar
  21. Deixo aqui o meu abraço gratuito!

    http://www.youtube.com/watch?v=EL6FuhZJQTo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nanan: Abraço entregue..Obrigada por passares por aqui, e obrigada pelo carinho.

      Free hugs...

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.