quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dormir sem pressas...


                                                                           
A Maria dormita no cadeirão, meia adormecida, de cabeça apoiada na mão.Tem os olhos fechados mas consegue-se perceber que estão inchados, cheios de papos, por baixo vejo as olheiras fundas, arroxeadas, quase negras. Tem os lábios meios entreabertos, e neles o desenho de um sorriso triste. Apercebo-me que mesmo a dormir, sofre. E eu sofro com ela.

Apresento-vos a rapariga mais teimosa que já conheci. Tem 34 anos, e há vários dias que dorme sentada num quadrado de napa remendado com adesivo hospitalar, duro, meio esquisito, que uns chamam de sofá, outros de cadeirão, ou mesmo de poltrona, mas que a mim me parece só uma cadeira um pouco mais larga, igualmente desconfortável, e com um nome pomposo. Espera por nada, espera por tudo, espera por um milagre, mas não desiste. Numa teimosia doce de quem ama.

O marido da Maria é professor, colocado a 150 quilómetros, sortudo dizem a maioria das pessoas, teve trabalho o que é uma sorte, e mesmo assim não ficou muito longe de casa.Vai e vem para Lisboa todos os dias, numa rotina pesada, dolorosa, de quem sai de casa em madrugadas escuras e regressa ao fim do dia cansado, mas a tempo de cuidar dos filhos, de ajudar nas tarefas domesticas, corrigir testes, e ainda amar a mulher à pressa.

Era sexta-feira, já se sentia o fim de semana, queria chegar mais cedo, saiu ao inicio da tarde rumo a Lisboa, o sol quentinho, a temperatura agradável, a continua extensão de alcatrão em auto estrada junto com o cansaço extremo criaram o sono, e os olhos fecharam-se por um minuto, só um minuto mesmo e o marido da Maria adormeceu. Despistou-se, sofreu um traumatismo craniano grave, e está em coma.

Agora dorme descansado, profundamente, sem pressas, num sono do qual já não acredito que acorde.... 

18 comentários:

  1. uma historia apaixonante e triste ao mesmo tempo... a vida nem sempre é justa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poison: Em alguns anos de profissão a vida ensinou-me que nunca é justa. Temos que ter consciência que estamos aqui de passagem, e num instante tudo se altera.

      Eliminar
  2. fogo..é tão triste ver/saber que por uma fração de segundos tudo pode acabar...por uma fração de segundos o nosso mundo deixa de ser o que é e passa a uma triste realidade que não se sabe como sair...é horrível só de imaginar que isso pode acontecer a um de nós, mais próximo, e não só aos outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SuperSónica: Basta fechar os olhos por um segundo, e nesse segundo a realidade como a conhecemos altera-se para sempre.

      Eliminar
  3. infelizmente...a vida para muitos é muito curta e sofrível...

    beijo

    sabes, gosto desse teu coração...ainda não está empedernido...tu percebes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gadreel: Adoro o teu nick novo.. transmite força, alegria, coisas positivas.

      Eu luto todos os dias para não ficar abrutalhada e insensível ao que me rodeia, vejo muita coisa triste e tenho mesmo que me alhear..mas há coisas que me tocam, e sofro com quem sofre.

      Eliminar
  4. E é este o país que temos. Estamos pior que há 30 anos atrás... nesse tempo era inimaginável fazer esses quilómetros para ir trabalhar.

    Viva o 25 de Abril e a liberalização do mercado de trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Martini Bianco: Viva a globalização, e adesumanização do mercado de trabalho. Cada vez mais o que interessa é o lucro, a rentabilidade, a visão economicista de poupar a qualquer custo sem pensar nas pessoas, sem se lembrarem que a mão de obra é gente que tem família, que tem sonhos, e que precisa do trabalho para viver...por isso se sujeita a tudo.

      Deixa-me triste...e ainda sinto que vamos ficar pior!

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Josh Gottam: Sim, de F, word, com todas as letras porque a vida num segundo desaparece.

      Beijo*

      Eliminar
  6. Que cena tuiste... :(

    meda... meda... meda!!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confuskos: Infelizmente eu raramente vejo cenas felizes, e de sucesso, quase sempre são cenas tristes, por isso este meu ar "Que se lixe tudo o que não me agrada" perante a vida....a vida é mesmo muito curta, acredita!

      Eliminar
    2. Sim e ainda não me conheceste pessoalmente, logo a tua vida ainda é meio cinzenta!!!

      ...depois vai ficar... roxa prái!!!! ah ah ah!!

      Beijinho Adversário*

      Eliminar
    3. Confuskos: Roxo não gosto. Posso pedir um laranja, castanho ou mesmo azul?

      Beijo* Purple boy

      Eliminar
  7. Que convivência diária que tens com o sofrimento alheio, AC. Ás tantas já nem é assim tão alheio, porque te marca, porque te vinca, porque te absorve. És tão forte, miuda.

    Um beijinho...bem acordado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. francisco: Mais outra pessoa que me chama forte, se soubesses como sou frágil, e desprotegida, mas como disfarço tremendamente bem:)

      Eliminar
  8. bem uma história muito triste mesmo:( daquelas k pensamos k só acontecem aos outros mas k eu morro de medo k me aconteça a mim não por ter de fazer muitos quilômetros mas por passar muitas horas sem dormir. Eu também t acho uma mulher forte pois não e a toa k vives assim a vida, até podes discordar e até pode ser verdade mas e o k fazes transparecer.:) beijos

    ResponderEliminar
  9. bruno: Pareço forte, faço-me de forte porque detesto transparecer as minhas fragilidades, e com os anos adquiri alguma pratica em esconder e disfarçar muito bem o que sinto, mas muitas vezes dou por mim a ultrapassar limites que nunca supus e a deixar cair a invencibilidade:)

    ResponderEliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.