domingo, 8 de janeiro de 2012

Crise, decisões e merdas de confusões...



                                                                     

Um facto incontornável é que cada vez existe mais gente triste, deprimida e depressiva.Os tempos estão difíceis, a vida só nos atira tijolos, e a maior parte das vezes, nas 24 horas do dia só muito pouco do que vivemos é que é gratificante, estimulante e dá satisfação.Depois temos o problema de sermos naturalmente insatisfeitos, queremos sempre mais, ambicionamos o que não podemos ter, e vivemos em esforço continuo das nossas capacidades para conseguirmos alcançar o que nos propusemos..quase sempre muito mais do que seria expectável e aceitável. Quando o esforço é muito grande, muito intenso, e não existem mecanismos de escape, podemos flippar, queimar os circuitos e ficar tan-tans de vez...ou seja doentes em tratamento psiquiátrico.

Desde há uma semana que a minha urgência recebe doentes psiquiátricos, nós que por ali andamos não recebemos formação especial para lidar com estes doentes, que são doentes com características especiais, quase sempre muito mal educados, porcos, agressivos e violentos. A urgência em si também não tem condições, nem espaço físico próprio adaptado para estes doentes que assim do nada, caíram-nos de pára quedas Basta dizer que logo no primeiro dia um colega meu foi agredido, e o vidro do balcão da admissão estilhaçado em mil bocados por um murro.Nada que qualquer um de nós não previsse.

Vieram então uns senhores sábios instalar uns botões nas nossas salas que se chamam carinhosamente botões de pânico, e que quando pressionados accionam um alarme no nosso posto de policia, resultado o dito botão fixe, já foi accionado por diversas vezes e é giro ver chegar ao nosso serviço uns senhores de azul, giraços, com ar de maus, na posse de uns spray's catitas que fazem chorar, e umas armas engraçadas que por acaso até metem medo. Mas na verdade um doente psiquiátrico está fora de si, não sabe o que faz, ou demonstra não saber fazer... fico na duvida, e quando desata a bater e a dar pontapés em tudo o que vê ou mexe, e a chamar nomes muito bonitos a toda a gente, não há nada, nem ninguém que o faça parar...e consta-me que não sente medo, vira daltónico, e nem sabe distinguir os senhores de azul dos senhores de branco..

Ontem uma alucinada, alcoólica, em programa de desintoxicação, com ar de peixeira, porca como um raio, cuspiu-me para cima, e eu gostei muito. Fiquei muito feliz e realizada, porque é sempre bom quando somos reconhecidos profissionalmente pelo nosso mérito e esforço, fiquei estupefacta com tanta consideração e admiração, e sem tempo para me recompor, porque logo de seguida....vieram os nomes fixes, só elogios, e palavras giras. Só não me chamou santa, nem virgem..... porque isso é que era uma verdadeira tristeza.

Maluquinha ? Sou eu.....presente!

29 comentários:

  1. Sem querer desculpar a má preparação de quem responde às emergências, independentemente da cor da farda, os profissionais de saúde estão mais preparados para lidar com determinadas situações que os profissionais da segurança.

    Exigem, por vezes, muito aceitando dar pouco, já que é raro o técnico que critica mas diz "Em vez de X, deveria ser feito Y". Português que é português, gosta muito de ver o camarada fazer asneira.

    Eu já tive umas situações giras, com suicidas, que davam um livro. Um suicida motivado transforma-se em homicida em dois tempos, nem precisa de três!

    ResponderEliminar
  2. Já eu acho que és uma querida e muito especial... mas se calhar também preciso de ser internado!!

    É preciso partir muita coisa até que alguém note que já partidos desta realidade?

    Beijinho senhora*

    ResponderEliminar
  3. Por vezes julgo que trabalhas mesmo é num manicómio. E aina reduzem os vossos salários. A classe política é que deveria ir para lá levar cuspidelas e serem insultados. Este post deicou-me a ferver.

    única sugestão: tenta esquecer isso o mais rápido possível.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Manuel: Os senhores azuis fazem o melhor que podem e a maior parte das vezes são também agredidos...a dita maluca mordeu a mão do senhor azulinho que a tentou agarrar, e ele teve mesmo que usar o dito spray catita.Foi uma cena de filme...e só visto.
    Os nossos governantes deviam perceber que doentes psiquiátricos não podem ir para uma urgência normal, devem ter um estaminé próprio, e pessoal com formação adequada, há que poupar mas é preciso saber como e onde.

    Sim, eu sei que suicidas são sempre potenciais homicidas, gostam de companhia, e que simpatizem com as suas desgraças...um dia conto uma história engraçada que presenciei, de uma mulher que tentou atirar-se da janela de um dos nossos pisos de enfermarias...uiiii.

    ResponderEliminar
  5. Confuskos:Os doentes psiquiátricos são violentos, revoltados, agressivos, e perigosos...alguns pelo menos, é preciso saber lidar com eles, convence-los a aceitar os procedimentos, gerar empatia, nós nunca tivemos doentes deste tipo, e nenhum de nós está preparado para lidar com isto...em dez dias tivemos vidros partidos, puxões de cabelos, cuspidelas, mordidelas, pontapés, chapadas no trombil....muito bom...e só mesmo visto porque contado ninguém acredita e perde a "piada"

    Beijinho* da menina gaja senhora

    ResponderEliminar
  6. Martini Bianco: Só em jeito de curiosidade, digo-te ainda mais....este mês ainda me retiraram mais no vencimento...as horas nocturnas que eram pagas a 50% aos sábados e a 100% aos domingos e feriados, passam a partir de 1 de Janeiro de 2012 a ser pagas a 25%, o que corresponde ao bonito valor de 2 euros por hora de acordo com os 8 euros que ganho à hora.....Muito bom!!!!!!
    Trabalhar aos fins de semana, feriados, noites tornou-se muuuuuuuito compensador e aliciante e mais não digo.:)

    Haja dedicação, paciência...e forças.

    beijinho* Martini boy

    ResponderEliminar
  7. a situação não poderia ser mais desagradável, não só pelo momento em si mas pelo pós que fica lá dentro de cada um... uma espécie de recordação má que acaba por perseguir...
    contudo o optimismo final vale por tudo...
    hoje ri-te pelo que se passou ontem verás que a situação ficará bem mais colorida ;)

    fofi hug**

    ResponderEliminar
  8. hug* Viver não custa, custa é saber viver..eu tento todos os dias quando saio do trabalho rir-me de tudo o que me aconteceu e alhear-me do que vivi de mau, tenho um filtro que só permite que cá dentro cheguem as coisas boas...

    Hoje quase 36 depois do sucedido, e lembrando toda a cena, e a quantidade de gente envolvida médicos, colegas, seguranças, policias, dá-me mesmo é vontade de rir...Cenas de um hospício- parte II

    beijo* rapaz dos abraços

    ResponderEliminar
  9. Ja foi tudo dito aqui! Triste e lamentavel que os profissionais de saude tenham que levar com "embrulhos" de algo que nao lhes diz respeito.

    ResponderEliminar
  10. hug* : 36 horas*

    uiii, como isto anda...

    Lol: Triste sobretudo que fechem urgências a torto e direito e se esqueçam que cada grupo em particular precisa de cuidados muito específicos...por exemplo a Pediatria, precisa de profissionais com formação especifica nessa área, apesar das veias das crianças estarem no mesmo sitio das dos adultos picar uma criança, requer, tempo, atenção, e cuidados muitos diferentes dos de um adulto...acho que com isto digo tudo, e é claro mesmo para quem não esteja no meio...com os doentes psiquiátricos é igual!

    ResponderEliminar
  11. Realmente assim torna-se complicado trabalhar...
    Apesar de tudo, os "teus" doentes têm sorte em ter uma pessoa como tu a cuidar deles!

    Beijinho Atenciosa*

    ResponderEliminar
  12. AC: Quis eu dizer "deixou-me a ferver" mas sei que percebeste.

    Quanto ao que falas dos corte salariais também é preciso entender uma coisa. Eu até há bem pouco tempo trabalhei numa empresa 24x7 e durante muito tempo fazia dois fins de semana por mês em qualquer turno. Eles pagavam o mesmo que no horário normal e ninguém piava. Eu achava aquilo injusto e quem trabalha no privado nunca teve essa compensação que julgo justa e que vocês têm perdido ao longo do tempo. A minha irmã queixa-se do mesmo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Fodass.
    Era só isto AC. Lamento que tue os teus colegas tenham de lidar com pessoas nesse estado (imprevisível) sem terem condições decentes, incluindo de segurança.

    Paciência... e diplomacia para gerir humores doentes. Beijokas

    ResponderEliminar
  14. Como concordo com tudo que dizes, e como já foi dito em cima, ainda vão reduzir os salários....

    ResponderEliminar
  15. Algures: Eu não sou especial, sou dedicada e tento sobretudo ser compreensiva e humana, mas nota-se que as pessoas cada vez estão mais revoltadas, agressivas e reagem a aquente por qualquer coisa...:)

    beijo* algures boy

    Martini Bianco: Houve direitos conquistados com muito esforço e que de um momento para o outro se perderam, não acredito que o subsidio de férias ou de Natal. voltem novamente, não acredito que os 4 dias de férias que me tiraram voltem, e não acredito que os escalões das carreiras voltem..por isso resta-me sorrir, cara alegre, e viver feliz com o que tenho, mas sinto muita pena em vez de evoluirmos, regredimos:)

    ResponderEliminar
  16. Pusinko: As condições acrescidas que nos deram foi o dito botão de pânico... que enfeita bem, mas não resolve nada, quando a policia chega quem levou no trombil, já não pode devolver o que recebeu...

    beijo* Pukas

    Petra: Isto não serve de nada, e aqui não se fala nada de importante, daí o blog ser nada de coisa nenhuma, são tudo coisas minhas, algumas felizes outras tristes ou que me revoltam... isto é apenas um desabafo intimo meu, dito em voz alta:)

    Um grito de revolta..
    Obrigada

    beijinho*

    ResponderEliminar
  17. Minha querida AC... Não sei que te diga... Força, tua e dos teus colegas! Admiro-te pela persistência e labuta em fazeres por um preço incrível (eu sei de mais casos...) o que os outros recusam... Bjs e muita paciência!

    ResponderEliminar
  18. Josh Gottam: Foi um desabafo, gosto muito do que faço, e mesmo assim sou uma privilegiada porque exerço a área que escolhi, e tenho trabalho...

    Tenho só que dar dois gritos de vez em quando, depois recupero e prossigo:)

    Beijo* Josh boy and thanks

    ResponderEliminar
  19. Continuo a achar que o trabalho especializado, como enfermeiro, médico, devia ser, no serviço público, mais valorizado ... só isso ;)

    ResponderEliminar
  20. Josh Gottam: Claro que sim, trabalhamos muito, temos imensa responsabilidade e ganhamos muito pouco..para além que muitas vezes sofremos com o que vemos, e sentimo-nos impotentes perante as situações...mas é o que temos, e temos que viver com o que temos:)

    ResponderEliminar
  21. "Foi um desabafo, gosto muito do que faço, e mesmo assim sou uma privilegiada porque exerço a área que escolhi, e tenho trabalho...

    Tenho só que dar dois gritos de vez em quando, depois recupero e prossigo:)"



    ...mais palavras para quê, aqui está tudo dito ;)

    É um bocado como os interruptores, uns dias para cima, outros para baixo. Mas tal como acontece aos interruptores, demasiado switch on/switch off...leva a uma tremenda fadiga de material :(

    Tu cuida de ti, ACzita :)

    Beijo.

    ResponderEliminar
  22. É verdade as pessoas estam-se sempre a queixar por tudo e por nada..(bom isso da cuspidela ou levar um murro nos cornos não é chão que se procure), mas desculpa lá os doentes não têm culpa é por isso é que são doentes e cada profissão tem o seu "outro lado da lua", senão os profissionais de saude não estavam lá a fazer nada.


    OPIUM99

    ResponderEliminar
  23. francisco: Eu cuido de mim, e tenho colegas que lêem bem as ondas de navegação que eu emito e me amparam quando o barco abana, e se inclina...
    Tenho gente à minha volta que são o meu porto seguro..:)

    Beijo* Kiko boy

    Anónima Opium 99: Sim, os doentes estão doentes e não têm culpa, mas doentes psiquiátricos( que são estes de que eu falo) deviam ter hospitais próprios ou pelo menos locais específicos só para eles, e com espaço físico adaptado, e pessoal de saúde especializado neste tipo de doença...é disso que eu falava.




    SuperSónica: Esta visão é uma das muitas que são a realidade dos meus dias, e olha que nem é a pior de todas, há muuuuuito piores...:)

    beijo* rapariga acelerada

    ResponderEliminar
  24. Tu, santa e virgem? Querias! :P

    De resto, são ossos do (teu) ofício, né? Qualquer dia os enfermeiros vão passar a andar armados...

    ResponderEliminar
  25. Cada vez que vejo a Anatomia de Grey, choro que nem um perdido (normalmente faço-o às escondidas que isto de ser macho também tem a ver com as aparências ;) por isso acho que te compreendo... e bem!

    ResponderEliminar
  26. FireHead: Não queria não...ambas são coisas muito aborrecidas.
    Se eu andasse armada, a coisa não ia correr nada bem, uiii...

    beijo* fire boy

    Josh Gottam: Chorar é uma característica dos humanos, não devemos ter vergonha em o fazer..

    beijinho* rapaz sensível

    ResponderEliminar
  27. Chorar é muito libertador... mas prefiro fazê-lo em privado... sou um mariquinhas envergonhado ;)

    ResponderEliminar
  28. Josh Gottam: Como eu te compreendo, também sou assim...não gosto que ninguém se aperceba das minhas fraquezas, prefiro que me chamem forte, e não saibam como engulo em seco..:)

    beijinho e boa noite

    ResponderEliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.