sábado, 1 de outubro de 2011

About nothing...nothing at all.


Eu nunca choro, as lágrimas podem-me chegar aos olhos, deixarem-mos brilhantes e cheios de água, mas não caiem.Teimam sempre em não cair, aperta-se-me a garganta, nasce um nó no esófago, o estômago contrai-se e dói, mas consigo, sou teimosa que nem um burro e as lágrimas não caiem.

Quando era pequena no colégio diziam-me: Chora rapariga. Então tu não choras? Então já vais ver como é, e a ver vamos senão choras...eu ficava encarnada de raiva, mordia o lábio inferior, mas nunca chorava, nunca lhes dava essa satisfação...cresci, mas continuo igual.

Ontem em conversa com um amigo, ele entre várias coisas que me chamou, utilizou os termos fútil e vazia de conteúdo para me caracterizar...e nesta altura os meus olhos pumba...traíram-me e encheram-se de lágrimas, disfarcei, coisa que faço muito bem, senti o nó na garganta, engoli em seco e continuei a conversa com se nada se tivesse passado e eu fosse de pedra.

Dei por mim a analisar-me e a tentar perceber porque é que passo essa imagem para as pessoas que estão à minha volta.... Gosto de me rir, rio-me muito, inclusive de coisas sem pés nem cabeça e que são perfeitamente parvas, sou sarcástica quase sempre, tenho uma postura em relação à vida de quem não se rala com coisa nenhuma, e estás-se nas tintas para o que a rodeia.

Raramente vejo notícias, nunca ando actualizada, não tenho qualquer interesse em saber qual a dimensão do buraco na Madeira, ou se o White Castel participou em orgias ou não, e os programas de televisão são tão maus que passam-me completamente ao lado.

Vivo numa bolha criada por mim onde só cabem todos aqueles que amo e que me amam, o meu trabalho, e a palavra aprendizagem... que me permite aprender a ser melhor pessoa, mais competente profissionalmente e a sobreviver a nível emocional. Este manto da invisibilidade criado por mim protege-me de tudo e não deixa nunca que as emoções sejam elas quais forem se sobreponham à razão.

Hoje apertei a mão de uma senhora com uma leucemia aguda, que me disse baixinho: Sabe uma coisa...eu hoje vou morrer, já me despedi do meu filho e mandei beijinhos para o meu netinho, porque vou morrer.
Que disparate, vai agora morrer, morrer vamos todos...um dia. Mas o seu dia ainda não é hoje vai ver, vai melhorar e ainda vai contar muitas histórias ao seu neto para ele adormecer...
Minto bem. Cada vez melhor.... A doente quatro horas depois... faleceu.

Assim concluo que sou mesmo fútil e vazia de conteúdo....

21 comentários:

  1. ...se és assim como dizes continua...é desse tipo de futilidade que o mundo precisa...


    e continua a dar a mão a quem precisa...é de graça, e faz tão bem!


    beijo

    ResponderEliminar
  2. Lost Soul: Tento fazer o melhor que posso, nem sempre consigo e sou apenas vulgar, não tenho dons especiais:)
    beijo*

    ResponderEliminar
  3. Sabes que mais? Esse teu "amigo" não é teu amigo!!
    Beijos, rapariga que dá as mãos!

    ResponderEliminar
  4. Ai és fútil? Que horror, vou já fugir de ti! :P
    Mas e se fores? Se és feliz assim, o que é que se há-de fazer?
    Em relação à senhora com leucemia, ela partiu consciente e se despediu dos entes queridos. «Requiescat in pace».
    E nós, que estamos vivos, vamos continuando envolto em problemas. É assim a vida.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Malena:Todos os homens têm um lado cruel que tentam sempre esconder,e de vez em quando deixam-no transparecer...penso que ele à maneira dele é meu amigo:)

    ResponderEliminar
  6. FireHead:Não fujas de mim pah...que eu tenho muitas cascas como a cebola, depois de várias cascas até se encontra qualquer coisa(pouca)que valha a pena:)

    ResponderEliminar
  7. http://orquideasselvagem.blogspot.com/2011/10/centesima-publicacao.html


    OBRIGADA :)

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que um verdadeiro amigo nunca chama nada disso a ninguém (e tu o chamaste de amigo) mas analisando o post... asssim concluo que até temos muitas coisas em comum :)

    ResponderEliminar
  9. Martini Bianco:É tão bom encontrar alguém que pensa como eu...às vezes acho que sou um extraterrestre e cai aqui na terra de para-quedas,quanto ao amigo acho que ele nem sequer pensou que me ia magoar, disse e pronto:)

    ResponderEliminar
  10. Não existe nenhuma fórmula infalível para lidarmos com as vicissitudes da nossa vida! Será o que a nossa natureza determinar. Todos somos diferentes, cada um reage à sua maneira e o aspecto que realçaste não é mais do que um traço da tua personalidade que existe porque as tuas vivências te moldaram assim. Esse teu "amigo" não é mais do que alguém que tem uma ideia de ti que, provavelmente não correponde à realidade, e não passa disso! Não dês demasiada importância ao que não merece e valoriza essa tua "futilidade"! Provavelmente, esse teu vazio preencheu aquele que a paciente sentia num momento em que ela mais precisava, para ir em paz. E se lhe proporcionaste isso é algo de extraordinário...

    ResponderEliminar
  11. Senhor Geninho:Eu penso que não sou assim, e espero que quem gosta de mim não me ache realmente fútil e vazia de conteúdo pois isso deixava-me triste, mas eu tenho um lado despreocupado e desligado da vida que amedronta os que me rodeiam, tenho a noção que a vida é demasiado curta para deixarmos de fazer o que gostamos e nos preocuparmos com coisas que passados dias não têm qualquer importância.
    A minha profissão põe-me diante dos olhos a relatividade da vida:)

    ResponderEliminar
  12. Claro que não és fútil e vazia de conteúdo... pareces ser até uma mulher muito sensível...

    Beijinho,

    Fogo

    ResponderEliminar
  13. AC,
    Há diferenças entre amigos e conhecidos, pois os amigos conhecem-nos bem e não fazem esses julgamentos (suposições) de nós, pelo menos eu, amigos desses dispenso!!
    Revelas uma bela sensibilidade, própria (necessária) da tua profissão. Esta parte tocou-me ainda particularmente e por isso te vou escrever um mail.
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Porra, eu adoro cebola. Mata micróbios. :)

    ResponderEliminar
  15. Pedro Bom: Eu prefiro pensar que ele não o fez intencionalmente...e de qualquer maneira já passou, encerrei o assunto e segui em frente, como faço sempre:)
    beijo*

    FireHead: Cebolinha é bom, para além de matar micróbios dá um hálito maravilhoso, e faz o mais insensível dos seres vivos chorar desalmadamente:)

    ResponderEliminar
  16. AC: Com a tua profissão, se não te desligasses, nem que seja um bocadinho... tavas bem tramada tavas...

    ResponderEliminar
  17. Josh Gottam: Grande mudança....É a única maneira que encontrei para conservar alguma sanidade mental senão já tinha ficado tontinha de todo, aliás...tontinha já eu sou... ficava era mais:)

    ResponderEliminar
  18. ora bem, sabes que nunca digo nada de jeito.... por isso aqui vai: Vazios de conteudo somos todos principalmente depois de ir ao wc por isso não te preocupes. Quanto ao futil concordo. És futil sim senhora! Agora vou ali ver o que quer dizer futil e já volto..... kiss!

    Anonimo futil e vazio de conteudo.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo: Big ass? Vai lá ver então o que significa fútil e depois vem aqui dizer...e já agora no caminho, aproveitas e esvazias o conteúdo...(mas longe....hehehehe!!!)

    Beijinho* Anónimo preferido

    ResponderEliminar
  20. Beeeem, quem tem amigos assim não precisa de inimigos...

    :o(

    ResponderEliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.