sexta-feira, 27 de março de 2015

A propósito do co-piloto que resolveu brincar de Kamikaze com um avião com 149 passageiros a bordo...




Não me incomoda nada gente que se mata ou tenta matar-se ou chama só a atenção sem fazer nem a primeira nem concretizar a segunda. A morte devia ser uma escolha de direito como é a vida. Cada um deve fazer com a sua vida ou com a ausência dela se assim entender o que muito bem lhe apetecer. Agora o que me irrita mesmo muito, é que quem lhe apetecia muito viver, por exemplo os membros da tripulação que estavam tranquilamente e normalmente na rotina do seu trabalho, os 16 adolescentes que regressavam ao seu país de origem depois de um intercâmbio cultural, os 49 espanhóis que aproveitavam as férias para visitar a Alemanha, e os outros passageiros todos de outras diferentes nacionalidades que por lá iam na calma das suas vidas, felizes e contentes por estarem vivos sem chatearem ninguém tenham morrido também. E não queriam. Não lhes dava jeito nenhum. Não escolheram isso. E ouvi dizer que até tinham outros planos.

Consigo entender quem se suicida. Não entendendo as razões, mas esforço-me sempre por entender " a razão". Respeito quem o faz. Lido todos os dias com isso e nunca me passou pela cabeça questionar a opção de cada um. As escolhas são como as vaginas, cada um tem a sua. Pode ser a escolha errada para mim, mas foi a válida para aquela pessoa. Agora o que eu não entendo mesmo e por muito que me esforce é o egoísmo tremendo (se a opção do suicídio se confirmar de facto) de alguém que resolve suicidar-se e pelo caminho arrastar por simpatia 149 pessoas para a sua morte. É só que isto irrita-me mesmo imenso, e se fosse comigo era capaz de mesmo morta, mortinha da silva, sem um braço ou uma perna, levantar-me e arrancar-lhe os olhinhos com a ponta das unhas lentamente... até porque no céu dizem que o tempo não conta e tempo era coisa que não me faltaria.

17 comentários:

  1. que o tivesse feito sozinho. também não consigo entender...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. agri: Mal intencionado... maldoso. Agora vão dizer, estava doente...

      Eliminar
  2. Algo que nunca ninguém no seu prefeito juízo irá intender...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jovem Sonhadora: A pergunta que todos fazemos é porquê arrastar tanta gente?

      Eliminar
  3. Aplaudo de pé! E subscrevo totalmente as tuas palavras e ideias implícitas nelas.

    E, se tal como tu, fosse comigo, era capaz de mesmo morta, mortinha da silva, espetar-lhe as unhas nos olhos todos os dias da eternidade.

    Nada, absolutamente nada, contra o suicídio mas POR FAVOR suicidem-se sozinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gata: Exactamente... mas já a outra que explodiu o andar quis levar com elas os inquilinos todos do prédio... façam o que quiserem mas não arrastem os outros!

      Eliminar
  4. Tens exactamente a mesma opinião que eu.... com menos palavras, escrevi rigorosamente o mesmo num outro comentario que fiz, a proposito deste tema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia: vejo tantos locais bons para o rapaz de tentar matar.. até era capaz de lhe dar umas dicas valente... o Cabo da Roca, a Boca do Inferno, a ponte - qualquer uma à escolha - ele fazia um dois em um. Matava-se garantidamente sem matar mais ninguém e ainda via a vista que em qualquer destes locais a paisagem é bem gira.

      Eliminar
  5. se tentar*
    dicas valentes*

    Correcção de erros....
    é o que dá responder a comentários no tlm.

    ResponderEliminar
  6. Ola AC

    Realmente não sei e acho que nunca vamos saber quais os motivos no que aconteceu. Era um jovem de 28 anos pelo que ouvi, alemão, sinceramente não sei o que terá passado pela cabeça, se foi pensando ou não. Acho que só podemos especular. Pelo que ouvi o piloto tinha se ausentado do comando,e ficou assim o co piloto. Não sei. Sei que é um caso muito invulgar e que espero que não se repita. As pessoas são muito imprevisiveis, e por vezes aqueles que parecem não matar uma mosca são os piores. Dizem ...não tenham medo do que grita e se enerva, mas do que está sempre calmo, pois quando um dia ele se virar do avesso é como um vulcão. São palavras minhas mas de algo que li algures.

    fica bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónima: O que podia ser um suicídio ( e um direito individual) acabou num assassínio de 149 pessoas...é um crime horrendo.

      Eliminar
  7. Totalmente de acordo. É um Mundo de gente perturbada. Baci

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pulha: Sabes o que me assusta mesmo? O facto de as diferentes perturbações servirem sempre de argumento para se fazer mal aos outros..

      Baci :))

      Eliminar
  8. Minha querida AC'zinha, como bem sabes, depressões profundas associadas a outras perturbações do foro psiquiátrico, podem levar a perda da noção de realidade, umas vezes mais notória, outras nem por isso.
    Penso que foi o que aconteceu aqui, associado a um péssimo acompanhamento médico (ou psiquiátrico) que degenerou num ato tresloucado numa momento de oportunidade...
    Diria que foi a tempestade perfeita - O piloto que se ausenta do cockpit, não terem conseguido forçar a porta (são assim tão fortes?!) ou outra forma de entrar no cockpit - foram quase 11 minutos segundo li em qualquer lado!
    Há sempre muita gente por quem distribuir culpas, mas neste caso, julgo mesmo que se justifica essa distribuição...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Son da Mamã: Não concordo...o culpado é de quem estava doente ( e o sabia muito bem) e omitiu deliberadamente e arrastou para a morte 149 pessoas que não tinham esses planos...

      Eliminar
    2. E quem está doente, com disturbios como os relatados e com o quadro que aparece na imprensa, tem mesmo noção dos seus atos e das suas consequências?!

      Eliminar
    3. Son da Mamã: Não sabe que vai arrastar outros consigo? Acredito que até o mais loucos dos loucos (que não é aqui o caso) sabe que vai infligir mal a terceiros, pode é estar-se nas tintas para isso.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.