segunda-feira, 27 de junho de 2016

O fim de semana passado...




Cascatas de Vila de Rei - Uma delas... são várias.
Foto ranhosa tirada com o meu telemóvel.



Cascatas de Vila de Rei. 

Rochas a pique, subida a pulso agarrada a cabos de aço suspensos nas rochas até à zona da nascente da cascata. Uma paisagem de cortar a respiração. Uma altura muito acima das copas das árvores. Percurso de dificuldade 4 numa escala de 1 a 5. Um calor de morrer, sol a escaldar na pele, um calor enorme na cara do esforço, o coração a bater a 160. Julguei que morria. Não foi pêra doce. Fez-me repensar que enquanto o Verão durar não há trilhos de dia com o calor que faz. Dou-me muito mal com o calor, aliás detesto calor exagerado, sou hipotensa e tenho quase sempre a tensão em valores muito baixos, com muito calor fico mais para lá do que para cá. E já estava mais para lá. A sorte foi ter levado 4,5 litros de água, distribuídos por 3 garrafas de litro e meio (um peso brutal na mochila a somar a muitas outras coisas) e ter bebido em 3 horas as três garrafas de água pois corria o sério risco de desidratação. Quando cheguei cá abaixo já sem água a primeira coisa que fiz foi bater à porta de uma quintinha que por ali havia, e pedir para me darem água. Uma velhota simpática lá nos deu água e um duche de mangueira a todos. Foi super. Há gente muito boa por esse Portugal fora. Com o coração de tamanho inversamente proporcional à quantidade de dentes. Algum do pessoal já de rastos foi para estrada para pedir boleia para regressar à vila e não fazer os mais de 5 Km que restavam, eu e mais 10 ficámos. Não sou de desistir.

Mais uma vez cheguei inteira. Fui e vim. E o que importa é chegar.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Rick Forrestal: My country. Beautiful indeed.

      Eliminar
    2. Rick Forrestal: It is the 5th most peaceful country in the world, and one of de most beatiful. Came, visiting us!

      kiss:))

      Eliminar
  2. A esse ritmo um dia destes fazes uma maratona sem grandes dificuldades :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM: Uma maratona são 42 km, aqui falamos de 12, às vezes 15 no máximo 23 km. Há uma grande diferença... e aqui triha-se, caminha-se, não há corridas, nem velocidade... mas também há subidas e muitos obstáculos.

      Eliminar
    2. Ok ok, meia maratona em plano, pronto :P Olha que com essa atividade regular ficas em boa forma, disso não há dúvidas.

      Eliminar
    3. PM: Tenho mais músculo nas pernas mas não faço isto pelo físico, faço mesmo porque adoro a natureza, adoro a companhia e o grupo e porque me diverte superar dificuldades que nunca esperei conseguir...metas pessoais. Nunca vou competir em nada, nunca vou ganhar nada, nunca vou ter um físico de atleta... nada disso. Vou só divertir-me à brava.

      Eliminar
    4. Uma coisa não invalida a outra :P

      Eliminar
    5. PM: É tão bom que se torna quase viciante.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.