quinta-feira, 26 de março de 2015

Pelo buraco da fechadura...



O que se passa na patrulha fica na patrulha. 

Este é o lema da casa. Há muitos anos. Porque me irrita publicitarem-se feitos que se acham heróicos e não o são, porque me incomoda seriamente quem comenta a vida alheia e as opções de vida de cada um achando-se cheio de vaidade e de certezas de quem sabe tudo e afinal não está no convento por isso não sabe o que lá vai dentro, porque não é bonito andar a espreitar a vida de cada um pelo buraco da fechadura, e é certo que quando se espreita só vemos metade da acção e só percebemos parte do contexto. E porque acredito no proverbio que diz cada um sabe de si e o que está lá em cima sabe de todos. 

O que me serve a mim não serve ao meu vizinho do lado. O formato que me faz feliz a mim não resulta com aquela minha prima que quer um vestido branco e um copo de água numa Quinta em Sintra com pelo menos trezentos amigos e uma lua de mel nas Maldivas, e aquele meu sonho por concretizar de um dia aterrar em Nova Iorque, alugar um carro e atravessar vários estados ao longo de várias semanas é para um qualquer Easy Rider de trazer por casa uma ninharia sem importância com direito a comentário de escárnio - o quê, só isso?

Não falo da vida dos outros. Nunca! Cada um saberá o que é melhor para si. Não me interessa para nada que no meu trabalho se comente baixinho em cochichos pelos corredores, que uma das minhas colegas anda com outro colega nosso com metade da idade dela, não acredito que a idade para ele (e por agora) faça diferença no que quer que seja, por isso se eles não se preocupam porque raio cinquenta macacos à volta hão-de estar preocupados com isso? Ou que o Duarte seja amigo colorido da médica X e que combinem uns valentes pinanços em casa dela quando saem os dois de serviço. Se isso me incomoda? Nadinha... Amén! Que lhes faça muito bom proveito à barriga e ao peito, e a mais umas quantas partes. Mas pelo visto há quem se incomode e muito.

E depois há esta coisa muito pequenina e mázinha (tudo em inho sim) de acharmos que quando sabemos alguma coisa não visível, não exposta de alguém, que temos um trunfo, uma arma de arremesso para utilizarmos quando nos der mais jeito e de preferência quando essa pessoa estiver fragilizada. Quanto a mim não sou, nem nunca fui apologista que se deite pázadas de terra em quem está moribundo mas mal enterrado. Não é a vida dos outros que me aflige, é mesmo a minha e o que gostaria de fazer dela e nem sempre consigo. 

Mas há gentinha que não vive assim...

14 comentários:

  1. Há pessoas que se importam mais com a vida dos outros do que com as suas próprias vidas...Enfim é triste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jovem Sonhadora: E o tempo que perdem da verdadeira vida delas nisso sem se darem conta? Puro desperdício.

      Eliminar
  2. Onde é que assino?? Porque subscrevo em toda a totalidade.
    Certas pessoas se olhassem mais para as suas vidinhas e menos para as dos outros seriam com toda a certeza mais felizes... Mas enfim fazer o quê!!!!
    Beijinho grande miúda :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MissM:Achar que se pode opinar sobre a vida dos outros com verdades irrefutáveis é coisa para me tirar do sério...

      Beijinho grande Missing girl.
      Saudades tuas miúda.

      Eliminar
  3. Tão verdade o que escreveste...parabens...há pessoas que só sabem criticar e pôr defeitos em tudo...tudo pela negativa e a critica sem ser construtiva. Lindo texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia atrás do outro: Por muito que faças haverá sempre quem te critique e queira dar uma opinião que seria a certa... mas não a tua.

      Vive e deixa viver, também é um excelente lema.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Baby: Sabes o que te digo? Só quem não tem vida, ou tem uma pobre vida quer viver a dos outros...

      Eliminar
  5. Do teu post, gostei do teu sonho. Faço do teu... meu :)
    O resto são miudezas... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Son da Mamã: Não é um sonho... é possível se as pessoas soubessem respeitar a vontade dos outros. mas isso é tãoooo difícil.

      Eliminar
  6. Já cheguei à conclusão que só se preocupa com a vida dos outros quem não tem vida própria... arre como detesto gente assim. Quero lá saber que A ou B seja assim ou assado, que seja feliz tanto quanto desejo ser...




    Beijo enorme miúda :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sil Maria: Gente pequenina, sem objectivos, sem vida...talvez por isso tenha que se preocupar com os problemas dos outros, ou com uma vida que não é a sua.

      A felicidade dos outros nunca me causou inveja...nem mais.

      Beijinhoooo grande, grande.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.