terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Estás bem?







Do what you have to do,
 until you can do,
 what you want to do.

Oprah


Tenho recebido dezenas de e-mails na caixa do correio de gente preocupada com a minha ausência e falta de tempo em aparecer. Passo a explicar...

Tem sido um inicio de ano atribulado, muito trabalho e quando digo muito, ponham lá muito nisso, sequências de turnos com mais de dezoito horas seguidas de trabalho, muitas delas em pé sem direito a pausas, quem vê noticias percebe do que falo, de forma que chego a casa e o que quero mesmo é um duche quente e cama. Muitas vezes nem sequer janto, quero lá saber de fazer comida, quero é vale de lençóis. Leio umas míseras paginas do livro que ando a ler "Observações" de Jane Harris e quando dou por mim estou a cabecear e a voltar atrás a ler frases das quais não percebi patavina do sentido por estar em modo morfeu.

Depois ( como já aqui disse ) aderi em pleno, de corpo e alma como só assim faço o que quero muito fazer, a um grupo aventura que faz caminhadas e trekking por esse Portugal fora. Já fiz a Rota dos lagos em Sintra, as Aldeias de Xisto a Norte de Portugal, o trilho das pegadas dos Dinossauros, a Tapada de Mafra, Trilhos da água, e mais alguns que não me lembro. Tenho quilómetros e quilómetros feitos, Estou a adorar. Adoro o grupo, adoro a descoberta na paisagem, o espírito de entreajuda e de camaradagem (ninguém fica para trás) e a amizade que se gera em situações adversas. Já conheci de Portugal os locais a que nenhum turista chega, ou onde o comum dos mortais nunca irá. 

Subi a pontos onde há um mês pensei que nunca conseguiria, ultrapassei os meus limites e o cu já me pesa muito menos, quando preciso de ajuda estendo a mão e peço, dezenas de mãos vão em meu auxilio, também já ajudei, e sou uma mais valia nas alturas porque sou das poucas que não tenho vertigens e a primeira a permanecer e a ultima a abandonar o local para ajudar quem tem medo de ver o mundo do alto. Dói-me tudo, descobri músculos que juro que nunca pensei ter, tenho as articulações dos ombros de içar o corpo à força de braços e ombros em modo uiiii, hoje mal me consegui pentear, mas estou a adorar. 

Sábado à noite há mais. Domingo não há porque faço tarde e noite e os meus trilhos vão ser outros. Tenho prazer em viagens que não sei para onde me levam, vou, deixo-me simplesmente ir à descoberta, em boa companhia sem grandes planos e sem pensar muito onde aquele caminho vai dar. Desfruto apenas e enquanto se mantiver o prazer não deixo de andar. Tem sido assim sempre na minha vida. Descobri mais uma estrada que não leva a lado nenhum, são quilómetros e quilómetros que não faço a mínima ideia para onde me levam mas está a dar-me um gozo tremendo em fazer e enquanto assim for toca a andar sem parar.

If you don´t know where you are going, any road will get you there.
Enjoy the ride.

10 comentários:

  1. "a Rota dos lagos em Sintra, as Aldeias de Xisto a Norte de Portugal, o trilho das pegadas dos Dinossauros, a Tapada de Mafra, Trilhos da água"

    AC deixaste-me curiosa... Caminhadas à noite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dali Woman: Faço muitos trilhos à noite, mas também de dia, sobretudo ao fim de semana. Com as cartas militares e o estudo da geografia do terreno (há no grupo quem se dedique a isso) é possível criar Rotas muito interessantes e trilhos únicos a descobrir.

      Eliminar
  2. Olha que bela atividade, que tão boas recordações me traz. Semanas inteiras no Gerês. Agora vou dando uns passeios de bicicleta, em Setembro foram 500 km porque não houve tempo para mais :) Mas infelizmente são muito menos dos que gostaria de fazer, embora eles não fujam, pelo que a seu tempo lá chegarei :) E o convívio, esse, é do outro mundo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ness: Este grupo onde estou inserida é fantástico. Gente de muitas idades e diversas profissões. Ando completamente viciada nesta forma de passar os meus tempos livres. Já ganhei massa muscular, mobilidade, agilidade e fui aos locais onde a maioria das pessoas não vai e nem sequer sonha que existem...

      Beijinhooooo
      Saudades tuas boy

      Eliminar
  3. Maravilhosa descoberta, o gosto por caminhadas. Curiosamente são grupos formados por pessoas altruistas, tão bom saber que estás bem. Eu estou quase, quase ;)

    Um beijinho AC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carmo: Comecei no inicio do ano, dia 2 de Janeiro estava um frio de rachar e eu lá fui sozinha para um local que desconhecia ( tive que googlar) e com gente que conhecia ainda menos ( só o organizador) e porque já tínhamos trocado uns mails.

      Foi uma aventura e pêras... mas eu adoro aventuras e rendo-me a desafios.

      Então toca lá a acabares com o quase:))
      Beijinhooooo miúda querida

      Eliminar
  4. desde o início de janeiro que ando a fazer por melhorar a minha condição física e alimentação ...
    este ano tem que ser de mudança ... quando me sentir mais em forma, acho que vou alinhar nessa a ventura ... estendes-me a mão?

    beijinho (continuo a seguir-te, em surdina)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brisa: Há dezenas de sites por essa internet fora que organizam caminhadas e grupos aventura, não sei a tua zona do país mas aqui em Lisboa conheço uns 5 ou 6 basta veres o tipo de oferta que têm, qual o tipo de passeios e actividades que se adaptam a ti, faixa etária, resistência física, mobilidade e até preço e escolheres um.

      Todas os grupos aventura exigem um pagamento por cada actividade e um seguro individual de actividade outdoor obrigatório para se te aleijares não lhe serem imputadas responsabilidades.

      Não desistas de mudar se é isso que tu queres muito.

      Beijoooo miúda.

      Eliminar
    2. Obrigada por me estenderes a mão :)
      Eu vivo em Lisboa e, quando me sentir mais capaz e preparada, vou pesquisar as ofertas.

      Não desisto de mudar, isso seria desistir de mim ... tenho muito que calcorrear mas, como diz o outro, "tu só não fazes aquilo que não queres".

      Beijooooo

      Eliminar
    3. Brisa: Há que lutar sobretudo por aquilo que achamos que nos faz bem...

      Beijinhooo

      Se precisares de alguma dica não hesites.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.