sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

E aguentas? Aguenta aguenta, e não pia.




Sexta feira à noite vou à descoberta da jazida das pegadas dos bichos grandes e já extintos.



"No dia 24 de Abril de 1981 no decorrer de uma aula de campo de Cartografia Geológica, na Praia Grande, Sintra, José Madeira, na altura estudante do quarto ano de Geologia e hoje professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, descobriu uma nova jazida de pegadas de Dinossauro de idade cretácica. Estas pegadas, com cerca de 110 a 115 milhões de anos, situam-se em bancadas quase verticais no topo sul da Praia Grande e tornam-se particularmente evidentes quando iluminadas com luz rasante.
Esta jazida é constituída por um total 66 pegadas, das quais 51 distribuídas por 11 rastos, parecendo as restantes estar isoladas. Os rastos parecem ter sido feitos por animais bípedes."

Corresponde a um total de 10 km, efectuada à noite numa zona de praias.

No sábado, durante o dia vou fazer a Rota da Capital do Surf. Arribas, grutas, areia e mais cheiro a mar. São 15 quilómetros no total, com partida da Capela de São Sebastião.

Domingo, vou descobrir a Lagoa Azul, num trilho de lagoas, penhascos e casas abandonadas numa extensão de 9 quilómetros
...

Não há olhos cegos, nem ouvidos surdos, iluminada pela luz natural da lua ou pela fraca luz de uma lanterna os olhos habituam-se aos lugares, presentem o chão e inventam o caminho que os pés precisam. Os olhos passeiam-se pelos lugares e guardam as memórias do pouco que viram mas muito sentiram. O olfacto faz o resto. Cheira a terra molhada, a musgo, a folhas e a canaviais. Sente-se o barulho constante da água por ali, não se sabe onde, a correr. A variedade de cogumelos selvagens é tanta que pintam de cor o chão, misturam diferentes tonalidades de castanhos com amarelo torrado, vermelho vivo e cinza. Às vezes chove, mas as copas das árvores em segredo abrem o guarda chuva e retêm a maior parte da água, também estendem troncos e ramos e pregam-me rasteiras enquanto eu curvada perfilo-me num carreiro que espero que me leve a algum lado.

Tenho muito que andar, tenho muito para ver e mesmo que o corpo me peça descanso, a companhia e o espírito de aventura que fazem parte de mim vão-me sempre empurrar para continuar. É mais forte que eu. Arranjei a companhia certa. Gosto deste bichinho que me faz caminhar e cada vez mais chego à conclusão que preciso de muito pouco para ser ainda mais feliz.

Agora vou só ali entreter-me como eu gosto e volto já.

20 comentários:

  1. Volto porque você pediu para voltar....
    Gostei do texto e da aula.....e gostei de saber que esse bichinho (o espírito de aventura!) te empurra. Isso é entusiasmo. Isso é fazer algo que dá felicidade....
    Boa diversão.... bom passeio junto à Mãe Natureza.
    Escute o silêncio... olhe o invisível, observe o crescer das pedras... encontra-te. Teu espírito de aventura é teu companheiro. Teu amigo, parceiro e conselheiro.
    Beijos e volte devagar....e nos conte como foi o findi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pequenos Delitos: Foi um fim de semana cheio... cheio de amigos, prazer, ar livre, boa paisagem, muita aventura.

      foi de tal ordem que consegui dar cabo dos meus sapatos de trail, destruí-lhes as solas... ahhhhh. é caso para dizer andou tanto que gastou-se!

      Beijinho*

      Eliminar
  2. Diverte-te, Enfermeirinha! :)

    Beijocas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Eu: Vi paisagens lindíssimas encavalitada nas arribas e fui a sítios que descobri pela primeira vez.

      Adorei e recomendo:))

      Beijinhoooo*

      Eliminar
  3. Todos nos aguentamos ate onde pudemos. Quem nao pode arreia. Tenho a minha consciencia tranquila... No Banco onde eu trabalho demos 7,5 mil milhoes de motivos para as pessoas aguentarem. Cada um contribui da forma que pode e a mais nao deve ser obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Garruk: ahhhhhh....A família Espírito Santo agradece!

      Amén!!!!!

      Eliminar
  4. Se não tivesse lido o post todo, a parte do "vou só ali entreter-me como eu gosto" faria viajar a minha mente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. T&G: E porque não? Essa parte de que eu gosto tanto nunca a abandono, vai sempre comigo para onde eu for, acho que me está tatuada na pele...

      Eliminar
    2. Eu também acho que sim, embora também ache que a reprimes um pouco. Estou enganado?

      Eliminar
    3. T&G: Nem por isso... Faço aquilo que me apetece fazer. Satisfações sou dou a mim mesma.

      Eliminar
    4. T&G: Sempre... Claro que peso sempre as consequências dos meus actos.
      Sou doida mas não sou inconsciente. Capisce?

      Eliminar
    5. T&G: Viver a vida no arame, sem esquecer a rede de segurança...

      Eliminar
    6. T&G: O bom profissional do arame é assim que faz...muitas acrobacias mas nunca trapézio sem rede.

      Eliminar
    7. Sempre achei que, naquilo que é importante, convergimos ;)

      Eliminar
  5. Olá, AC.

    Foi com estranheza que recebi uma mens no meu gmail sobre percursos na natureza e outros ( CAMINHADA PELA NATUREZA – PEGADAS DE DINOSSAURO NO ESPICHEL
    Dia 8 de Fevereiro (Domingo), todos os pormenores em: http://www.ludyesfera.com/caminhadapelanaturezapegadasdedinossauronoespichel.html)

    Sou tua leitora e admiradora há uns 2 anos e tal.

    Saudações amigáveis
    ana
    Nota:O meu objetivo é simplesmente alertar-te. Se nada tiver a ver com o teu passeio, peço desculpa pelo excesso de zelo.. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana: Esses passeios, ou esse grupo aventura não têm rigorosamente nada a ver com o meu grupo, não sei quem são, nunca fui sequer ao Cabo Espichel ver Pegadas nenhumas de Dinossauros. Esse mail que recebeste na tua caixa de correio deve ser daqueles de redireccionamento de publicidade...se fores por exemplo a um site de casas ver uma casa para alugar e deixares um contacto, passado algum tempo passas a receber mails de casas para arrendar de vários outros sites...e como falei aqui em caminhadas aventura e em pegadas de Dinossauros apareceu essa publicidade não se sabe bem vinda de onde...

      se algum dos meninos informáticos que percebem disto a potes me ler que me explique como tal foi possível...

      De qualquer forma muito obrigada pelo teu cuidado. Gosto muito de separar o que é o meu mundo virtual do meu mundo real e só ultrapasso essa barreira com quem acho que merece de todo a minha confiança.

      Beijinho*
      Se voltar a acontecer diz-me.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.