sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Para ti, Xilre...




Corro apressada. Chove tanto. A cidade assemelha-se a um rio.
Quero chegar ao interior aconchegado e aconchegante onde sei que faz sol.
Sinto-me protegida, num abraço de vida, quente.

Ao fundo o mar rebelde como eu ri-se da contradição da vida.
Parece que corre igual sem ligar a gente importante.
Eu rio-me divertida a zombar com ele.
Chamo mar ao rio.

Azul esverdeado agora, verde água depois, 
cinzento profundo ao fundo,
muita água, 
numa imensidão de água que não lhe vejo o fim.

A ondulação encarneirada, seguida, revolta, em canudos de espuma branca como ovelhinhas em fila para serem tosquiadas abate-se com força contra o rebordo do cais de pedra, sem me dar tempo de desviar o olhar.

Olho inebriada de vida a paisagem daquele mar para mim,
mas que sei ser um rio para todos.
Há um rio lá fora sempre, 
hoje há um rio cá dentro que não mostro a ninguém.

Para o Xilre com imensa gratidão. Porque me fez ver a beleza nas pinturas que desconhecia, observar o que é a arte com outros olhos, descobrir a sonoridade na música clássica ou na ópera, e fez-me mergulhar profundamente nas palavras escritas (muito bem escritas) e que nunca pensei entender. Transportou-me numa longa viagem até ao café do Chico ou fez-me sorrir com as longas e inteligentes missivas cheias de sarcasmo de José Eustáquio de Andrada. 

Apresentou-me todo um mundo novo que não era a o meu ( nem nunca será de facto ).
Obrigada:)))

10 comentários:

  1. Ler-te embala-me a alma com tanta sedução! Sedução pela Vida, pelas coisas simples, pelos simples gestos, pelas pessoas simplesmente puras!

    Gosto-te (sabes disso não sabes?)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês: Gosto de pessoas, tenho um fraquinho por quem me ensina, por quem perde tempo a mostrar-me um mundo novo, para mim totalmente desconhecido, por quem me trata bem. Sou apaixonada pela vida, pelas pequenas coisas e gosto de gostar de quem gosta de mim...

      Gosto da simplicidade das coisas simples que me dão grandes prazeres.

      Também gosto muito de ti, e sabes um segredo? Essas coisas sentem-se.

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Porque gosto muito disto minha amiga virtual.

    https://www.youtube.com/watch?v=2ABlQXmbcp8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Garruk: Adoro Enya e fizeste-me ficar aqui com a lagrimita nos olhos... e só eu sei porquê.

      Beijo pah

      Eliminar
  3. Tão bonito tudo o que escreveste... tão bonita que tu és...
    És simpática, educada, simples e humilde mas cheia de vida e de boa energia, és verdadeira, genuína e agradecida ao muito que tens mas também ao pouco e vives ambos de um modo divertido, sensual, honesto, frontal e sem medos. E até acrescentaria de um modo atrevido e provocador :) És tão linda! Feliz Aniversário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo: É bom saber que não tenho só anónimos capazes de dizer mal e dispostos a tratarem-me mal sob a capa do pretenso anonimato.

      Obrigada pelas tuas palavras. Encheram-me o coração....

      Eliminar
    2. Anónimo: Sabe bem gente de bem...

      Eliminar
  4. Lindo texto, linda dedicatória...
    ...e como tu me conheces, e como tu sabes como sou diferente sabes que é verdade quando te digo, que certamente tens ai um bom amigo.

    Beijo!

    PS: Sabes que falo sério, mesmo que... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bom Rebelde: Tenho sim. A amizade é uma coisa que prezo muito:))

      Beijo*

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.