sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Coisas incríveis que me dizem na triagem...



Na triagem...


- Então diga-me lá de que é que se queixa?
- Anda cá Manel.... Ó Manel, sabes qual é o pé que me dói?

 Repita, não percebi. Então mas não sente a dor???

- Diz-me que tem diarreia. Viu se tinha vestígios de sangue ?
- Sei lá, ó menina eu costumo cagar sentado.

Ahhhh desatei a rir a imaginar a cena. De diarreia e a cagar de pé era coisa para dar um novo look ao wc, muito melhor que pintar à pistola.

- Então o que a traz por cá.
- Há dois anos dei uma queda...

Ai valha-me a santa...

- Resuma por favor. O que se passou há dois anos não interessa.
- Há um ano fui ao médico e ele disse-me que tinha diabetes...
- Resuma mais...  Só me interessa hoje. Hoje o que lhe aconteceu para vir cá à urgência?
- Hoje? Hoje nada!... Hoje finalmente tive tempo para vir cá.

Muito bom. Escrevo no diagnóstico provisório, falta de tempo!

- Bom dia. Porque veio à urgência?
- Não sei bem.
- Não sabe? Mas o que sente?
- Não sei.
- Tem dores? Tem febre? 
- Não sei....

Mau. Se não sabe, eu é que sei?

- De que se queixa afinal?
- Ando chocho. É isso chochito!

Siga... episódio de urgência " doente diz-se chocho"  Sic.

23 comentários:

  1. Ai não!! Fantástico. É por isso que trabalho com animais... não falam, mas também não escondem os sintomas nem inventam coisas xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Indigo: As pessoas dizem com cada coisa.... as coisas mais absurdas que possas imaginar. Realmente os animais mesmo não falando conseguem expressar-se melhor que certas pessoas.:)))

      Eliminar
  2. Se andasse por aí o House, esses dois estavam quinados ! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo santos: Acho que lhes receitava uma dose de laxante e mandava-os para casa com um belo sorriso....

      Eliminar
  3. Risossss....
    Isso é a vida real.....!!!!
    Essa de perguntar ao MANEL qual o pé dolorido.... essa é de matar!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pequenos Delitos: E quando os maridos vão falar, dizer do que se queixam e leas interrompem e dizem: Ele não sabe dizer nada, é um atadinho, quem sabe do que ele se queixa sou eu... farto-me de rir. passam-lhes um atestado de atrasados.

      Eliminar
  4. ahahahah o que eu já me ri!
    Devias era ir para psicóloga, assim sempre os aturavas melhor! Realmente...depois ainda se queixam das urgências!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SuperSónica: Diagnóstico de falta de tempo é uma doença comum a muito mortal....
      A malta é pobre mas diverte-se:))

      Eliminar
  5. Afinal "és tu" que escreves nos diagnósticos provisórios essas pérolas ahahah
    Para mim, o melhor que já li numa olhadela rápida à plataforma foi "pais dizem que criança não se sente bem" - pormenor: a criança tem 1 mês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia: Já tive uma doente que veio às 3 da manhã por dor num dedo do pé e era um calo. Encaminhei-a para a pequena cirurgia e ouvia no meu gabinete a voz do médico : Ó minha senhora isto são horas de vir à urgência? Olhe que eu sou cirurgião, não sou calista.... E eu ria-me que nem uma perdida.

      Há histórietas de morrer a rir...

      Eliminar
  6. Ahahahah...Hilário!!! E acredito plenamente no que descreves. Por isso não vou a uma urgência a não ser que esteja quase a morrer. Sei que não me levariam a sério, por esses mil casos de rir, e corriam-me com ben-u-ron. Digo isso a um amigo médico e ele insulta-me, porque acha que prefiro morrer do que ir às urgências. Não é bem isso, mas é quase isso. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucy: Só deve ir à urgência quem de facto tem uma situação urgente... Quando dizem na triagem tenho uma dor há uma semana, ou há um mês ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é uma situação muito pouco urgente e nada aguda por isso é triado com verde, ou a ultima prioridade - azul -l e esperam horas... e depois não entendem...

      Eliminar
    2. Para a próxima digo que me deu uma dor enorme mesmo ali na sala de espera!! :D Eu sei que aturam cada doido...

      Eliminar
    3. Lucy: Se foi mesmo agora... é bem capaz de ser urgente.. ahahahaha...

      Eliminar
  7. Que parte de URGÊNCIA é que essas pessoas não percebem??? Se quiseres, eu vou para a porta das urgências do teu hospital distribuir folhetos tipo "leia antes de entrar" com o significado de urgência! Depois, claro, essa gente faz perder tempo e dinheiro e depois criticam tudo e todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gata: Não há consultas de médico de família, os tempos de espera nos Centros de Saúde são gigantes e por isso as pessoas recorrem à urgência por situações... uma lombociatalgia - dor nas costas - por uma constipação, uma dor de dentes... ou porque precisam de exames complementares de diagnóstico, ou porque precisam de um antibiótico, ou porque precisam de uma simples prescrição de um medicamento para as dores.

      O que está mal é o que está por detrás, e quem não tem cão caça com gato.

      Beijinho gata:)))

      Eliminar
  8. Cheira-me que as pessoas se sentem... sós. Não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Son da Mamã: Sim.. muito sós, e muito carentes de um carinho e de atenção.
      Ser velho é fodido pelo que vejo... e caminhamos todos para lá.

      Eliminar
    2. Eu imagino o que seja. Mas quando tento ver um pouco mais à frente desisto.
      Ainda é longe e a gente cansa-se!
      É... envelhecer é uma merda... E pelo contrário, não é nada fodido :(

      Eliminar
    3. Perdão, enganei-me...
      A última frase é:
      "nada é fodido"... :)

      Eliminar
    4. Son da Mamã: Envelhecer traz todas as doenças, incapacidades que nos limitam o ser... é por isso que toda a gente faz tudo para travar o tempo.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.