sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Em pedaços...


Falhar, só te prometo falhar!
Pedro Chagas Freitas


Numa obra, trabalhavam vários operários, pintores, pedreiros, canalizadores, electricistas, estucadores, etc. E havia um estucador que estava na firma havia muitos anos, e não sei se por desleixo, se por não saber mais do assunto, as paredes não ficavam grande coisa... ou melhor, se ele se dedicasse e esforçasse as paredes podiam ficar mais direitas.

O chefe da obra, um engenheiro, passava pelo estucador e ia lhe dizendo para fazer a parede mais direita, e ele dizia que sim, mas ia deixando a parede na mesma. O chefe, ia-o avisando uma e outra vez, e ele pouco ou nada melhorava as paredes.

Um dia o chefe disse-lhe, novamente a mesma coisa, ou seja para ele colocar a parede mais direita.

O estucador, desta vez vira-se para o chefe e diz-lhe que não dá, que é impossível colocar a parede mais direita, porque isto e aquilo, e blá, blá, blá.

E o chefe, disse-lhe: - Olha que dá!
E ele: - Não dá
O chefe: - Por favor não me faças provar que dá.
Ele: Prove-o então!


O chefe, tirou a gravata, arregaçou a camisa Pierre Cardin, agarrou na talocha e na massa e começou a dar na parede. Passados uns bons vinte minutos, e já todo cheio de massa, olhou para a parede e para o estucador, já acompanhado de todos os trabalhadores que tinham parado para ver aquele espectáculo e disse: - Pronto é assim que eu quero a parede a partir de hoje.

O estucador, engoliu em seco, baixou a cabeça envergonhado, pois nunca imaginou que um puto de fato e gravata soubesse tão bem a arte de estucador e respondeu baixinho. - Ok, sr engenheiro, eu vou me esmerar e fazer melhor.

E o chefe disse-lhe: - Não vai não! Você vai é fazer as suas contas e vai embora!
Ele: mas...
O chefe: - Não acha que eu ia chegar a este ponto, dar cabo do meu fato, fazer o que lhe competia a si e agora as coisas ficavam como antes. Está despedido!


Moral da história: Nunca subestimar o conhecimento dos outros.

Há aqui implícito um recado. A oportunidade de endireitar uma parede torta. Há pressão exercida sobre alguém que faz um trabalho que julga bem feito e afinal é imperfeito e muito aquém das expectativas. Há a total perda de confiança no trabalho que é executado. Há uma forma de poder claramente exercido de quem é mais forte sobre quem se apresenta mais fraco. Há arrogância de quem detém o poder. Há conhecimento voluntariamente omitido para permitir o factor surpresa e o direito à vitória. Há acção-reacção e consequências imediatas. Há um derrotado. Há alguém que nunca vai ter a oportunidade de endireitar a parede que durante uma vida julgou perfeita.


A vida é assim uma história imoral, incompleta, cheia de paredes imperfeitas onde há sempre alguém que despe o fato e nos procura dar subtis lições de moral.

6 comentários:

  1. - Existe sempre algo aprender em cada historia que vivemos. Por vezes não estamos atentos o suficiente e subestimamos os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcia Leonor: Andamos cá para aprender, recebemos lições todos os dias. Que a vida seja uma longa aprendizagem:)))

      Eliminar
  2. A vida é por natureza injusta, não existe qualquer meritocracia, apenas falsos moralistas dispostos a tudo para nos tirarem o pouco que temos. Estás bem?

    Cutchi Cutchi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cutchi-Cutchi: Não, não estou... mas vou ficar. só não sei ainda quando.

      Eliminar
  3. O problema das paredes pode estar relacionado com a perfeição que se pretende e que pode nunca existir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desamarrado: Sou imperfeita. Nunca farei uma parede perfeita sabes?

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.