segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Começou mal.....mas acabou tão bem.

Tive um dia terrível, mau, cheio de trabalho, onde os nervos, o espírito de camaradagem e entreajuda foram levados ao limite, onde a capacidade de gestão de stress foi posta à prova e a capacidade de desenrascanço de toda uma equipa aplaudida.Tudo isto visando o melhor resultado possível.
Recebi neste turno, um domingo à tarde supostamente pacato e denominado dia do Senhor um paciente esquartejado, e pois... o termo é forte, estranho e soa mal, mas é o termo correcto porque o paciente foi apanhado pela hélice do barco quando mergulhou na popa sem se aperceber que o motor estava a trabalhar, a deslocação da hélice provoca sucção e arrastou-o direitinho à lâmina...e mais não digo.

O espectáculo era aterrador, o doente em shock hipovolémico, paragem cardio respiratória, unidades de sangue foram 7, mais 3 de concentrado de eritrócitos, gelafundina, a equipa de cirurgia a tentar cauteterizar os vasos e estancar a hemorragia...sangue...e sangue...Toda a gente corre, mas cada um tem um lugar específico, a LSD instrumenta a equipa de cirurgia, Zeca como circulante, Pedro corre e repõe todo o material em falta, Picolé vigia vias de acesso, parâmetros vitais e mantém níveis hídricos, Ac com a equipa de anestesia, material para entubar, preparar injectáveis, induzir coma, colocar cateter venoso central, Duarte algalia, Judy faz penso compressivo nas feridas mais pequenas, Andreia liga para o Serviço de Sangue e pressiona... pressiona porque não há o tipo de sangue, pressiona porque quer tudo rápido, pressiona porque não há auxiliar disponível, a Maggy noutro telefone bipa a vascular....
Socas salpicadas, o chão pintado de vermelho, Pedro a ter que ir mudar de farda, mas no fim o nosso sucesso...o doente foi para o bloco operatório.O que vai acontecer a partir daqui é uma incógnita pode sobreviver ou morrer, a sepsis nestes ferimentos é frequente e o risco de vida muito elevado, mas a nossa parte ali foi feita.O doente saiu dali vivo e isso é o que realmente importa o resto são apenas mais etapas....

Cansados, sujos, olhámos uns para os outros e a LSD disse:
Depois disto merecemos sair daqui e dar uma volta....quem alinha? Podíamos ir ver o concerto do João Pedro Pais em Mafra...
embora aí malta era giro...
pedimos à equipa seguinte para nos render uma horita mais cedo e lá fomos 7 de nós ouvir o João a cantar, fazer uns solos de guitarra eléctrica porreiros, e puxar pela malta para dar saltos e bater palmas....
E eu que até nem sou grande fã do João, diverti-me imenso e esqueci tudo o resto.
Ninguém é de ninguém... mesmo quando se ama alguém....
No fim o João despediu-se dizendo:
Deixem-se de merdas... e sejam felizes....

Oh yeahhhh! No doubt...

Ps: todos nós temos diminutivos, códigos, o resto está  aqui

13 comentários:

  1. Admiro-te muito, a ti e a toda a gente que trabalha em saúde, nomeadamente numa urgência hospitalar. Eu não seria capaz de ter o teu trabalho... não só por não ter "estômago" para esse tipo de "banhos de sangue" mas principalmente porque não sei lidar com o sofrimento humano.

    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  2. Pois hoje no meu trabalho, eram só olheiras devido ao JPP

    ResponderEliminar
  3. Eis a separação entre o trabalho e o lazer. Acredito que na tua profissão vês muita coisa que requer bom estômago e o facto de veres pessoas que nada te dizem em risco de vida ajuda bastante. Deve ter sido apenas mais um episódio normal da tua vida profissional.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Só tenho a dizer que este tema deve estar em voga hoje.

    ResponderEliminar
  5. ...acho que andamos pelos mesmos mundos hehehehe...mas ao que parece com trabalhos diferentes...

    beijo

    ResponderEliminar
  6. Posso dar-vos um Óscar virtual? :)
    Está dado! :)**

    ResponderEliminar
  7. Orquídea Selvagem: Eu também lido muito mal com o sofrimento, e este nosso lado de crianças, que só fazem asneiras e palermices é um mecanismo de defesa para lidarmos com tanta coisa má e de certa forma esquecermos o que nos rodeia:))

    Pink Poison: No teu trabalho só olheiras por causa do concerto do João? Também estiveste lá?
    O espectáculo acabou muito tarde, eu também já estava muito cansada..mas valeu a pena, gostei muito da forma como ele interage com o público e põe toda a gente animada:))

    Fire Head: Vejo mesmo coisas horríveis, algumas impossíveis de descrever sem se tornarem macabras... e que por isso omito, mas nem sempre é assim tão mau também temos coisas giras e situações que nos dispõem bem, como quando as velhotas nos afinfam de repente um beijinho bem repenicado e um sorriso desdentado...:))

    James: Então diz aí...em voga o sangue, o barco, a hélice, ou o concerto...explica pleaaaase, queria tanto saber:))

    Pusinko: Wow...retribuído.

    Lost Soul:Andamos pelos mesmos mundos mas em profissões diferentes....sei que és músico...estiveste a tocar no concerto ontem? Ou no backstage com equipa do João?Hummmmm...deixas-me curiosa:))

    Malena:É o meu trabalho, tento fazer o melhor que posso..nem sempre consigo, mas esforço-me para isso...às vezes corre bem...:))

    ResponderEliminar
  8. Apesar de tudo, deve ser reconfortante o resultado obtido.

    E olha lá, por acaso não tens um Dr Sloan ou um Dr Shepherd na tua equipa??!!! heheheh

    ;)

    ResponderEliminar
  9. Lolita:Por acaso até existem por lá uns espécimes bem jeitosos, só os vejo pelo canto do olho para não dar nas vistas...e quando eles reparam em mim fujo eu deles:))

    ResponderEliminar
  10. Então eu tinha aqui um erro horrível na palavra doubt e ninguém me disse..Só vi agora, e já corrigi...:))

    ResponderEliminar
  11. Eu n fui mas é perto do meu trabalho e toda a gente foi!!!

    ResponderEliminar
  12. AC, o sangue, mesmo a parte do sangue. :)

    ResponderEliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.